FC Porto e Sporting não foram além de um empate (2-2), este sábado, em encontro da 21.ª jornada do campeonato hóquei em patins, jogo que antecedeu o Clássico de mais logo, desta feita para a I Liga.
O encontro no Dragão Caixa foi disputado num clima de grande consternação, um dia depois de ter sido confirmada a morte de Alfredo Quintana, ex-jogador da equipa de andebol dos azuis e brancos.
Em jeito de homenagem ao luso-cubano, as equipas entraram na quadra vestindo camisolas pretas, com o nome do guardião.Eturriza e Daymaro Salina, da equipa de andebol portista, receberam de Pedro Gil, capitão do Sporting e ex-jogador do FC Porto, uma camisola preta.
No que toca ao encontro, que antes de se iniciar teve direito a um minuto de silêncio em homenagem a Quintana, o FC Porto foi a primeira equipa a abrir o marcador já perto do intervalo, aos 20 minutos, com um potente remate de meia-distância de Gonçalo Alves.
O Sporting reagiu já no segundo tempo e empatou aos 15 minutos por intermédio de João Souto, que na jogada seguinte derrubou Gonçalo Alves dentro da área. Na cobrança do penálti, o portista não desperdiçou e recolocou a equipa da casa na frente do marcador.
Gonzalo Romero estabeleceria o resultado final aos 17 minutos. O hoquista argentino roubou a bola no meio-campo do Sporting, seguiu sozinho pela quadra e rematou para o fundo das redes dos azuis e brancos.
Até ao apito final, o Sporting foi carregando à procura do golo da vitória, mas encontro pela frente um inspirado Malián que defendeu um livre de Gonzalo Romero, uma grande penalidade marcada por Alessandro Verona e um remate nos últimos segundos de Souto.
Com este resultado, o FC Porto mantém a liderança do campeonato, enquanto o Sporting é quinto classificado, com menos três jogos do que os dragões.