Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Pepe e Sérgio Oliveira resolvem e FC Porto mantém distâncias para o líder

Golos dos campeões nacionais foram marcados em dois minutos.

Pepe e Sérgio Oliveira resolvem e FC Porto mantém distâncias para o líder
Notícias ao Minuto

21:55 - 14/03/21 por Rodrigo Querido

Desporto 23.ª jornada

O FC Porto venceu este domingo, na receção ao Paços de Ferreira, por 2-0, em encontro a contar para a 23.ª jornada do campeonato nacional.

Os dois golos do encontro foram marcados em apenas dois minutos por Pepe e Sérgio Oliveira, que tinha assistido para o golo do defesa central portista.

Filme do jogo:

Depois da noite histórica vivida em Turim, que culminou com a vitória sobre a Juventus e consequente passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto regressou às provas nacionais para tentar manter distâncias para o líder Sporting e colocar-se, à condição, no segundo lugar do campeonato à espera do resultado do encontro entre Sporting de Braga e Famalicão, que se realiza apenas na segunda-feira.

A primeira parte deste encontro foi jogada a uma intensidade muito baixa, quase sem ritmo e com pouca qualidade. O FC Porto assumiu o comando do jogo, mas usou e abusou da profundidade, sem definir bem no último passe. Já o Paços de Ferreira esteve sólido e pouco ou nada arriscou na etapa inicial.

De destacar apenas dois lances, um para o lado da equipa da casa e outro para os visitantes. Do lado do Paços de Ferreira, ficou na retina um cruzamento perigoso de Hélder Ferreira que tentou fazer um chapéu a Marchesín, mas Mbemba limpou o lance. Já o FC Porto, na única oportunidade do primeiro tempo, esteve perto de marcar em cima do apito para o intervalo, mas o remate de Pepe acabou na malha lateral da baliza de Jordi Martins.

A segunda parte trouxe um FC Porto mais atrevido no ataque e começou a criar mais problemas à defensiva pacense que no primeiro tempo se mostrou intransponível. Prova disso foi um remate de Mbemba que embateu em cheio na trave da baliza de Jordi. De seguida, foi Marega que rematou colocado para uma boa intervenção do guarda-redes brasileiro.

O Paços de Ferreira, mais comedido neste segundo tempo, respondeu com uma jogada em que poderia ter aberto o marcado não fosse uma excelente intervenção de Marchesín. Bruno Costa cobrou um livre na direção da área, Marcelo antecipou-se e cabeceou, mas o argentino negou o golo aos pacenses com uma grande defesa.

Numa etapa complementar que parecia estar a repetir o que tinha acontecido na primeira parte, eis que o FC Porto consegue resolver o encontro com dois golos em dois minutos por intermédio de dois jogadores que estiveram em evidência na vitória em Turim. Pepe abriu o marcador aos 77 minutos, após um canto batido por Sérgio Oliveira, e depois foi a vez do médio, melhor marcador da equipa, desferir um potente remate e fazer o segundo um minuto depois, num lance em que Jordi Martins ficou mal na fotografia.

Até final, o FC Porto ainda podia ter marcado o terceiro aos 86 minutos. Sérgio Oliveira fez um túnel ao defesa central pacense Marcelo e rematou na direção da baliza, valendo o desvio decisivo de um jogador do Paços de Ferreira para evitar o bis do médio portista.

Com este resultado, o FC Porto coloca-se à condição no segundo lugar da tabela classificativa com 51 pontos, mantendo os dez pontos de diferença para o líder Sporting. O Paços de Ferreira é o quinto classificado com 41 pontos.

Momento do jogo: O golo de cabeça de Pepe, aos 77 minutos, desbloqueou aquele que estava a ser um jogo complicado, seguido pelo remate certeiro de Sérgio Oliveira um minuto depois.

Minuto a minuto:

90+3' - Termina a partida

90' - Três minutos de compensação.

90' - Cartão amarelo para Francisco Conceição.

88' - Otávio sai para a entrada de Grujic

86' - Quase o terceiro do FC Porto. Sérgio Oliveira, faz um túnel a Marcelo e remata na direção da baliza, valendo o desvio de um jogador do Paços de Ferreira.

81' - Sérgio Conceição também faz uma alteração. Saiu Taremi e entrou Toni Martínez.

80' - Dupla mexida no Paços. Saem Singh e Luiz Carlos para as entradas de Castanheira e João Pedro.

79' - FC Porto marca dois golos em dois minutos e resolve um jogo complicado.

Confira o golo de Sérgio Oliveira

78' - GOOOOOOOLOOOOO DO FC PORTO! É DE SÉRGIO OLIVEIRA! O médio portista atirou uma bomba do meio da rua, Jordi ainda tocou, mas não conseguiu evitar que a bola passasse a linha de golo.

Confira o golo de Pepe

77' - GOOOOOOOOOLOOOOOOO DO FC PORTO! MARCA PEPE! Sérgio Oliveira marca o canto e o defesa portista antecipa-se a Tanque para marcar o primeiro.

76' - Taremi cai na área num lance com Marcelo e os jogadores do FC Porto ficam a pedir penálti. Tiago Martins deixa seguir.

74' - Hélder Ferreira, que se encontrava queixoso, é substituído e entra Uilton.

73' - Grande passe de Sérgio Oliveira à procura de Luis Díaz, mas o colombiano não conseguiu rececionar a bola da melhor maneira e o esférico acaba por ser recolhido por Jordi.

72' - Sérgio Conceição procura dar mais velocidade ao ataque.

71' - Primeiras mudanças no FC Porto. Saem Marega e Manafá para as entradas de Luis Diaz e Francisco Conceição.

70' - Cartão amarelo para Bruno Costa.

65' - Taremi tenta o remate de bicicleta, mas a intenção do iraniano não foi a melhor e o remate saiu ao lado.

63' - Cartão amarelo para Maracás.

62' - Enorme intervenção de Marchesín. Bruno Costa cobrou um livre para a área, Marcelo antecipou-se e cabeceou, mas o argentino negou o golo aos pacenses com uma grande defesa.

58' - Grande defesa de Jordi. Otávio serviu Marega que rodou e rematou com fora para uma boa estirada do guardião pacense.

56' - Remate de Sérgio Oliveira vai muito por cima.

54' - Mbemba atira à trave! O congolês, que parecia querer cruzar, acaba por rematar forte e a bola embate com estrondo no ferro.

53' - Uribe tenta o remate de fora da área, mas Luiz Carlos coloca-se à frente e desvia a bola para canto.

49' - Cruzamento de Manafá sai muito largo.

47' - Jogadores do FC Porto pedem penálti por mão de Fernando Fonseca, mas Tiago Martins manda seguir.

46' - Começa a segunda parte do jogo. Sem alterações em nenhuma das equipas.

45+3' - Tiago Martins apita para o intervalo no Dragão.

45' - Três minutos de compensação.

42' - Na sequência de um livre, Pepe atirou à malha lateral da baliza de Jordi.

39' - Cruzamento de Manafá para o segundo poste onde aparecia Sérgio Oliveira, mas o médio não conseguiu rematar.

37' - Remate de Uribe sai por cima.

36' - Taremi cruza à procura de Marega, mas cortou Maracás. 

31' - Fernando Fonseca recebeu assistência médica após um lance com Zaidu, mas já recuperou. 

29' - Otávio toca de calcanhar á procura de Taremi, mas Marcelo aparece a cortar.

27' - Hélder Ferreira tenta o chapéu a Marchesín, mas Mbemba corta o lance.

26' - Remate de Marega vai contra a defesa do Paços.

20' - Zaidu aparece na área a cabecear, mas a bola sai pela linha de fundo.

18' - Taremi pede a marcação de uma falta após um lance com Marcelo, mas Tiago Martins manda seguir.

13' - Bom corte de Maracás a impedir Sérgio Oliveira de rematar quando o português se preparava para o fazer.

10' - Otávio lança Marega em profundidade, mas Jordi chega primeiro que o maliano.

6' - Cabeceamento de Taremi passa perto da baliza de Jordi.

4' - Tudo bem com a dupla portista. Jogo é retomado.

3' - Equipa médica do FC Porto entra em campo para assistir Pepe e Zaidu.

0' - Apito inicial no Dragão.

Equipas Iniciais:

Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu, Corona, Otávio, Sérgio Oliveira, Uribe, Taremi e Marega.

Onze do Paços de Ferreira: Jordi, Fernando Fonseca, Marcelo, Maracás, Rebocho, Luiz Carlos, Eustáquio, Bruno Costa, Hélder Ferreira, Douglas Tanque e Luther Singh.

Antevisão: O FC Porto procura este domingo tentar subir ao segundo lugar à condição, na receção ao Paços de Ferreira, em encontro a contar para a 23.ª jornada da I Liga.

Os campeões nacionais regressam à provas internas motivados pela passagem aos quartos de final da Champions, após eliminarem a Juventus em Turim a meio da semana, e têm pela frente a 'equipa sensação' deste ano, com os pacenses no quinto posto com 41 pontos.

A vitória no Dragão volta a colocar o FC Porto a 10 pontos do líder Sporting, mas também permite que os dragões subam ao segundo lugar à condição, à espera do resultado do encontro de segunda-feira entre o Sporting de Braga e o Famalicão.

O encontro entre FC Porto e Paços de Ferreira, que será arbitrado por Tiago Martins, tem apito inicial agendado para as 20h00 e poderá acompanhar todas as incidências do mesmo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório