Foi com dois auto-golos que o FC Porto venceu este sábado, no Municipal de Portimão, o Portimonense por 2-1 em jogo da 24.ª jornada da I Liga.
Num jogo 'acalorado' devido aos ânimos exaltados na segunda parte, nem sempre houve muito bom futebol jogado. Valeram alguns momentos de ambas as equipas, como o lance do golo de Sérgio Oliveira.
O FC Porto acabou por vencer e somou três importantes pontos na luta pelo título. O Portimonense pode descer várias posições, numa altura que ainda é 13.º classificado.
Resumo
Conceição quis apostar na continuidade e apresentou o mesmo onze dos últimos dois jogos. Dominou, encostou o Portimonense à sua grande área, mas as oportunidades escasseavam, tal como as ideias no último terço.
O FC Porto tentava aproveitar a profundidade, maioritariamente pelo lado direito do ataque, mas ocasiões de golo… nem vê-las. O jogo estava a correr de feição ao Portimonense, que acabou por ‘meter água’. Antes do intervalo, um lance de alguma confusão na área dos algarvios ditou o auto-golo de Lucas Possignolo. Corona deixou dois adversários para trás, Sérgio Oliveira colocou em Marega, e o maliano rematou com o defesa do Portimonense a cortar para dentro da própria baliza.
O banco do Portimonense queixou-se, e muito, devido a um alegado braço na bola de Sérgio Oliveira. No entanto, o lance foi revisto e validado pelo VAR.
No segundo tempo, a toada do jogo não foi consideravelmente alterada. O marasmo continuou, mas o Portimonense foi, timidamente, tentando pisar terrenos mais avançados. No fundo foi apenas o que foi preciso para chegar ao empate. Grande passe de Dener para Candé, que tentou oferecer o golo a Beto. Diogo Leite conseguiu o corte, a bola sobrou novamente para Fali Candé, que cabeceou para o fundo das redes de Marchesín.
O jogo animou e o empate demorou apenas… três minutos. Sérgio Oliveira, de livre direto, fez um remate espetacular que terminou com o 2-1 para o FC Porto. A Liga, no entanto, atribuiu o golo ou, melhor, o auto-golo a Samuel Portugal. Um tento que fez despoletar uma autêntica confusão. Sérgio Conceição e Paulo Sérgio, que já andavam pegados, começaram a discutir e a confusão instalou-se. Os dois treinadores foram expulsos e o túnel de acesso aos balneários encheram-se de elementos das duas equipas. Foram cerca de oito minutos em que não se jogou qualquer futebol. Nada… Apenas confusão.
O jogo acabou por ser retomado e até final os dragões conservaram a vantagem que lhes daria os três pontos ao fim dos 90 minutos. Os azuis e brancos até somaram mais algumas oportunidades, mas não concretizaram nenhuma delas. O FC Porto neste momento está, provisoriamente, a sete pontos da liderança. Quanto ao Portimonense está em 13.º, mas pode perder agora várias posições.
Acompanhamento
90+8'- FINAL DO JOGO! O FC Porto vence o Portimonense, no Algarve, por 2-1.
90+6'- Pedro Sá, que já tinha saído do jogo, vê o cartão vermelho.
90+4'- Moufi cai na grande área do FC Porto e o banco do Portimonense protesta. Rui Costa manda jogar.
90'- Vão jogar-se mais sete minutos.
90'- Cartão amarelo para Sérgio Oliveira.
88'- Substituições no FC Porto: Manafá, Otávio e Marega saem e entram Grujic, Toni Martínez e Francisco Conceição.
86'- O jogo caminha para o seu final e o Portimonense parece não ter argumentos para chegar novamente ao empate.
79'- Novo livre de Sérgio Oliveira por cima!
78'- Mexe o FC Porto: Sai Taremi e entra Luis Díaz.
72'- O jogo é retomado, mas os ânimos ainda estão quentinhos. Cartão amarelo para Beto, Marchesín e Maurício Antônio.
69'- Ânimos muito exaltados... e praticamente todos os elementos das duas equipas no túnel de acesso aos balneários. O jogo está parado neste momento.
68'- Muita confusão nos bancos de Portimonense e FC Porto. Rui Costa expulsa Paulo Sérgio e Sérgio Conceição.
Fique com as imagens do 2-1 no encontro
67'- GOLOOOOOOO DO FC PORTO! E QUE GOLO DE SÉRGIO OLIVEIRA! Excelente livre do médio portista a colocar novamente os dragões em vantagem. A Liga, no entanto, atribuiu o golo ou, melhor, o auto-golo a Samuel Portugal.
64'- GOLOOOOOO DO PORTIMONENSEEEE! MARCA CANDÉ! Grande passe de Dener para Candé, que tenta oferecer o golo a Beto. Diogo Leite consegue o corte, a bola sobra novamente para Fali Candé, que cabeceia e bate Marchesín pela primeira vez.
61'- Agora é Taremi a ficar perto do golo! Grande passe de Tecatito, mas o iraniano não consegue desviar de Samuel.
60'- Marega! Bom remate do maliano para defesa de Samuel Portugal.
55'- Responde o Portimonense com Pedro Sá a rematar por cima da baliza do FC Porto.
54'- Cruzamento venenoso de Marega, mas não aparece ninguém da equipa azul e branca a fazer o desvio.
53'- Beto foge à defesa do FC Porto, mas acaba por deixar escapar a bola, que fica na posse de Marchesín.
52'- Primeiros minutos de segunda parte apresentam o mesmo marasmo que se verificou no primeiro tempo.
46'- Recomeça a partida.
45+4'- Intervalo!
45+3'- O lance foi revisto e validado pelo VAR. O banco do Portimonense protestaram e muito devido a um alegado braço na bola de Sérgio Oliveira.
Fique com as imagens do golo do FC Porto
45+1'- GOLOOOOOO DO FC PORTOOOO! É LUCAS POSSIGNOLO A COLOCAR A BOLA NA PRÓPRIA BALIZA. Lance confuso na área do Portimonense, com vários ressaltos e com o defesa dos algarvios a colocar, involutariamente, a bola na baliza de Samuel após remate de Marega.
44'- Portimonense vai estando mais atento às tarefas defensivas, enquanto a equipa da Invicta não parece com muitas ideias...
38'- O FC Porto está a empurrar mais a equipa do Portimonense para a sua área. No entanto, as oportunidades de golo escasseiam.
32'- Sérgio Oliveira... era um golaço! Corona levanta e o médio à meia volta remata por cima.
26'- Dener vê o cartão amarelo.
24'- Pepe tem de ser substituído. O central do FC Porto lesiona-se no pé esquerdo e Conceição lança Diogo Leite na partida.
20'- Novamente o FC Porto! Taremi tenta servir Marega de cabeça, mas sai com muita força e Samuel agarra.
17'- Recomeça o encontro com Zaidu recuperado.
15'- Jogo parado para assistência a Zaidu. O lateral do FC Porto em dificuldades físicas.
13'- Toque de calcanhar de Taremi para Tecatito que cruza para o segundo poste, onde Zaidu cabeceia ao lado.
9'- Marega! Arrancada de Sérgio Oliveira, Taremi faz o remate que sai fraco e Marega emenda para a baliza. Samuel defende, mas é assinalado fora de jogo.
4'- Anzai com perigo! O lateral japonês tenta o chapéu, mas a bola sai ao lado da baliza do FC Porto.
1'- Começa a partida!
0'- Tudo a postos para o início do jogo. As equipas estão já no relvado que, diga-se, apresenta excelentes condições.
0'- Jogadores do Portimonense não irão jogar com os seus nomes nas camisolas devido à campanha da Liga contra o racismo: "Racismo não", lê-se. Contudo, o FC Porto apresenta-se com os respetivos nomes na parte de trás das camisolas.
Onzes iniciais
Portimonense: Samuel Portugal, Maurício, Lucas Possignolo, Moufi, Anzai, Pedro Sá, Dener, Willyan, Candé, Aylton e Beto.
FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu, Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Jesús Corona, Marega e Taremi.
Antevisão
O Portimonense recebe este sábado no Algarve o FC Porto em jogo da jornada 24 da I Liga. Os algarvios estão neste momento na 12.ª posição, depois de terem estado durante alguns meses abaixo da linha de água, mas pela frente irão ter o atual campeão nacional.
Embalado pela confiança na Europa, o FC Porto quer e sabe que está obrigado a vencer a formação algarvia, para continuar a sonhar com a revalidação do título.
Sérgio Conceição frisou isso mesmo na antevisão da partida, deixou elogios a Corona e disse que seria o mexicano "e mais 10" no jogo deste sábado.
Quanto ao Portimonense, a equipa de Paulo Sérgio não irá ser 'osso fácil de roer' em casa, até porque dos seis triunfos que tem na I Liga, cinco foram no seu reduto.
O jogo terá início às 18h00 e será apitado por Rui Costa.