O FC Porto venceu, nesta sexta-feira, o Famalicão, por 3-2, no estádio do Dragão, num duelo relativo à 30.ª jornada da I Liga.
Os azuis e brancos reduzem, à condição, para três, a distância pontual para o líder Sporting, mantendo-se com quatro de avanço para o Benfica. Tudo isto antes da ida à Luz, para o Clássico da 31.ª jornada.
O triunfo do campeão nacional foi construído com golos de Toni Martínez (8’), Taremi (de grande penalidade, 61’) e de Grujic (76’), para o primeiro tento dos minhotos ser apontado por Ivo Rodrigues (43’) e já nos descontos Anderson fixar o resultado final.
Com Sérgio Conceição na bancada, por força do castigo imposto pelo Conselho de Disciplina, e o filho, Francisco, no relvado (pela primeira vez foi titular), o dragão desde cedo arrepiou caminho para o triunfo.
Bastaram oito minutos para Corona pegar na ‘receita’, posteriormente servir Taremi e, de cabeça, o iraniano a dar em ‘bandeja de prata’ para o fuzilamento de Toni Martínez.
Porém, e apesar do controlo azul e branco, o jogo entrou numa toada mais morna e com um duro travão para o dragão. Corona saiu do relvado aos 18 minutos, na sequência de um choque com Ivo Rodrigues.
Ivo Rodrigues que acabaria mesmo por restabelecer a igualdade no anfiteatro azul e branco, no fim da etapa inicial, na conversão de um livre direto à entrada da área de Marchesín. O argentino ficou pregado ao relvado e nem reagiu à ‘folha seca’ do ex-FC Porto.
O FC Porto que, na etapa complementar, já com Luis Díaz em campo, e sem Francisco Conceição, colocar-se-ia novamente na frente do marcador, por força de um penálti sofrido e convertido por Taremi. Um placard que seria ampliado, aos 76 minutos, com uma cabeçada imperial de Grujic. Nos descontos, Anderson ainda reduziu e no suspiro final até esteve a um 'suspiro' de levar um ponto do Dragão.
Acompanhamento:
90+5' - TERMINA A PARTIDA NO DRAGÃO!
90+4' - Marega afasta na área dos dragões, após novo canto!
90+4' - Valenzuela a cruzar atrasado e é Mbemba quem surge a cortar para fora. Como sofre o FC Porto!
90+1' - GOOOOOOOOOOOOOOLO DO FAMALICÃO!! MARCA ANDERSON SILVA!
90' - Quatro minutos de compensação!
87' - Otávio sai para dar lugar a Fábio Vieira.
84' - Remate de Heriberto e Marchesín afasta com dificuldade.
Confira aqui o golo de Grujic.
82' - Saem Taremi e Uribe no FC Porto, para as entradas de Marega e Sérgio Oliveira.
79' - Grande defesa de Luiz Júnior, após remate de Luiz Díaz já dentro da área.
76' - GOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! DE GRUJIC! LIVRE DE OTÁVIO E GRUJIC, DE CABEÇA, A REMATAR DE FORMA IMPERIAL PARA A BALIZA DE LUIZ JUNIOR!
74' - Cartão amarelo para Gustavo Assunção.
72' - Sai Diogo Figueiras e entra Valenzuela.
68'- Zaidu a rematar, mas a bola a sair muito por cima da baliza.
63' - Alterações no Famalicão: Entram Heriberto e Kraev. Saem Ivan Jaime e Ugarte.
61' - GOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA TAREMI! Da marca dos 11 metros o iranino não perdoou e enganou Luiz Junior. Bola para um lado e guarda-redes para outro.
60' - PENÁLTI PARA O FC PORTO! FALTA SOBRE TAREMI! Iraniano foi atingido por Diogo Queirós.
54' - Uribe a rematar forte, mas ao lado, após uma bela combinação entre Taremi e Toni Martinez.
50' - Cruzamento de Otávio, mas Grujic a cabecear longe da baliza de Luiz Júnior!
49' - Tabela entre Manafá e Otávio, com o cruzamento do lateral, mas Diogo Queirós impede a emenda de Toni Martínez.
46' - Começa a segunda parte no Dragão. Sai Francisco Conceição e entra Luis Díaz.
Confira aqui o golo de Ivo Rodrigues.
45+2' - Intervalo no Dragão! Valem os golos de Toni Martínez e Ivo Rodrigues (1-1).
45' - Dois minutos de compensação!
44' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLODO FAMALICÃO! MARCA IVO RODRIGUES! QUE GOLAÇO! DE LIVRE DIRETO O EX-FC PORTO APLICA UMA 'FOLHA SECA' A MARCHESÍN! O ARGENTINO FICOU PREGADO AO RELVADO!
43' - Livre perigoso para o Famalicão, após falta ganha por Iván Jaime.
35' - Francisco Conceição a deixar escapar a bola pela linha final, na sequência de uma jogada que foi iniciada por Manafá.
31'- Cartão amarelo para Grujic.
Corona sai lesionado e está em risco para o Clássico com o Benfica
23'- Manuel Ugarte a rematar, mas Marchesín a agarrar sem dificuldade.
Confira aqui o golo de Toni Martínez.
18 '- Não dá mais e Corona vai mesmo abandonar o terreno de jogo, para dar lugar a Zaidu. O mexicano em dúvida para o duelo frente ao Benfica.
15' - Choque entre Ivo Rodrigues e Corona. Tecatito necessita de assistência médica.
14' - Arrancada de Manafá pela esquerda, que depois tenta assistir Tecatito, mas Pêpê consegue o corte na hora certa!
10'- Remate de Uribe, mas a redondinha a passar longe do alvo.
8' - GOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA TONI MARTÍNEZ! Passe picado de Corona, Taremi a tocar de cabeça para o espanhol, que sem dó nem piedade atira para o fundo da baliza de Luiz Júnior. O avançado após marcar pede desculpa à sua antiga equipa.
1' - Rola a bola no estádio do Dragão!
- As equipas já estão no tapete verde do estádio do Dragão.
'ONZES'
FC Porto: Marchesín; Corona, Mbemba, Diogo Leite e Manafá; Francisco Conceição, Uribe, Grujic e Otávio; Toni Martínez e Taremi.
Famalicão: Luiz Júnior, Diogo Figueiras, Riccieli, Diogo Queirós e Calvin; Gustavo Assunção, Ugarte e Pêpê; Gil Dias, Iván Jaime e Ivo Rodrigues.
Suplentes FC Porto: Diogo Costa, Díaz, Marega, Carraça, João Mário, Sérgio Oliveira, Evanilson, Sarr e Fábio Vieira.
Suplentes Famalicão: Vaná, Kraev, Campana, Neto, Valenzuela, Edwin Herrera, Anderson, Heri e Patrick William.
Antevisão: O FC Porto recebe, nesta sexta-feira, pelas 21h15, o Famalicão, no estádio do Dragão, num duelo relativo à 30.ª jornada da I Liga.
O campeão nacional entra em campo a seis pontos do líder, após o tropeção polémico em Moreira de Cónegos, 1-1, e sem margem de erro para o Sporting. À margem disso, o Benfica segue apenas a quatro pontos de distância e tudo isto antes de uma deslocação do FC Porto ao estádio da Luz.
Por sua vez, o Famalicão segue na 12.ª posição, com 31 pontos, apenas mais três que o Boavista, que segue no 16.º lugar e que dá acesso ao play-off de manutenção na I Liga.
Recordar que neste século as duas equipas apenas se defrontaram por uma ocasião no estádio do Dragão, com triunfo dos azuis e brancos, por 3-0, na temporada transacta.
Leia Também: Manuel José visa FC Porto: "Faz parte da estratégia pressionar árbitros"