Meteorologia

  • 06 AUGUST 2024
Tempo
28º
MIN 20º MÁX 29º

Hélder Cristóvão lamenta "lance de génio" que tirou Portugal do Euro96

Uma jogada sensacional do checo Karel Poborsky, nos quartos de final do Euro96 de futebol, resultou em golo e eliminou Portugal da prova, que, ainda assim, deixou o antigo defesa luso Hélder Cristóvão "orgulhoso" pela caminhada "praticamente perfeita".

Hélder Cristóvão lamenta "lance de génio" que tirou Portugal do Euro96
Notícias ao Minuto

08:57 - 02/06/21 por Lusa

Desporto Euro'2020

O ex-central, de 50 anos, totalista nos quatro desafios da equipa das 'quinas' na competição organizada em Inglaterra, não esquece o "lance de génio" protagonizado pelo médio da República Checa, que driblou sobre vários lusos e fez uma 'chapelada' ao guarda-redes Vítor Baía, para o único tento do jogo disputado em Birmingham.

"Infelizmente, um lance de génio tirou-nos da competição, mas acho que começámos a criar uma identidade a partir desse Europeu, creio eu. O Europeu de 1996 foi muito importante para as gerações seguintes", disse à Lusa o treinador português, que, tal como Poborsky, também representou o Benfica.

Com António Oliveira ao leme da equipa, Portugal impôs-se no Grupo D, face a Dinamarca (1-1), Turquia (1-0) e Croácia (3-0), antes de 'cair' aos pés dos checos, que viriam a atingir a final vencida pela Alemanha (2-1), após reviravolta, em Wembley.

"Sinto-me orgulhoso ao rever o campeonato da Europa passados estes anos todos. Creio que tínhamos uma excelente seleção, excelentes jogadores. A caminhada foi praticamente perfeita até ao jogo com a República Checa, em que há que ressalvar que acho que fizemos um bom jogo, um jogo competente para podermos passar à fase seguinte", recordou.

Depois de "ver e rever o jogo", Hélder Cristóvão considera que faltou à equipa lusa "concretizar as oportunidades de que dispôs, principalmente na primeira parte com a República Checa, em que foi dominadora e muito superior".

"Não tivemos a capacidade de fazer um golo, que nos punha dentro do jogo, e, depois, de discutir o resultado. Faltou-nos essencialmente isso, mas acho que todos os que participaram nesse Europeu têm de se sentir orgulhosos", terminou.

A fase final do Euro2020 realiza-se de 11 de junho a 11 de julho, em 11 cidades de 11 países, depois ter sido adiada por um ano devido à pandemia de covid-19. Portugal integra o Grupo F e vai defrontar a Hungria (15 de junho, em Budapeste), Alemanha (19, em Munique) e França (23, em Budapeste).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório