O jogo de uma vida e um recorde indesejado: As notas do Portugal-Alemanha

Portugal não foi capaz de levar de vencida a Alemanha. A equipa das quinas começou por marcar primeiro, mas depois deu-se um verdadeiro descalabro. A 'maanschaft' dominou por completo a seleção lusa e o resultado reflete bem o que se passou dentro de campo.

Notícia

© Reuters

Ruben Valente
20/06/2021 08:00 ‧ 20/06/2021 por Ruben Valente

Desporto

Análise

O segundo jogo de Portugal no Euro'2020 terminou com uma derrota pesada na Allianz Arena, em Munique. Portugal perdeu por 2-4 frente à Alemanha e desceu ao terceiro lugar do Grupo F, onde soma os mesmos três pontos que somava à partida este encontro.

A equipa das quinas até começou melhor com um golo de Cristiano Ronaldo, mas permitiu a reviravolta alemã. Auto-golos de Rúben Dias e de Raphäel Guerreiro e outros dois golos de Havertz e Gosens carimbaram o triunfo da ‘maanschaft’ sobre Portugal, num jogo que bateu um recorde... negativo: nunca uma equipa tinha marcado dois auto-golos numa fase final de um Europeu.

Segue-se França e uma última jornada onde tudo se irá decidir. Há várias contas que se podem fazer, mas todos queremos a mais fácil, que é a vitória que apura Portugal para os oitavos-de-final, 

Fique com as notas do encontro entre Portugal e Alemanha.

Figura

Robin Gosens fez um jogo brilhante. O lateral/ala esquerdo alemão aproveitou a passividade da defesa portuguesa para fazer o que quis da equipa das quinas. Esteve no primeiro golo da Alemanha, assistiu para o terceiro, marcou o quarto… Provavelmente, o jogador da Atalanta fez frente a Portugal um dos jogos, senão o jogo, da sua carreira.

Desilusão

Mais do que individualizar, temos que assinalar como desilusão a organização defensiva de Portugal. Sem bola, a equipa das quinas nunca esteve segura de si, pouco pressionou, e sempre que a Alemanha queria criar perigo, conseguia. Jogar com dois trincos nem sempre é sinónimo de defender bem. Veja-se as imagens do terceiro golo, onde William Carvalho pouco recua e pouco pressiona. Pedia-se mais, até porque a estratégia dos alemães pouco diferença teve em relação ao jogo com França.

Surpresa

Renato Sanches entrou bem e mexeu com o jogo português (mais uma vez) quando colocado no corredor central, e ‘grita’ pela titularidade. Atirou um potente remate ao poste, que poderia ter mudado a história do jogo.

Fernando Santos

Disse na antevisão da partida que Portugal não tinha medo desta Alemanha. Dentro de campo, sempre que os germânicos tinham a bola, a verdade é que a seleção nacional tremia que nem ‘varas verdes’, como se costuma dizer. Pedia-se outra organização defensiva e outra atitude à perda da bola. O selecionador apostou no mesmo onze e podia ter feito uma ou outra alteração – talvez a titularidade de Renato , mas mais do que isso pedia-se outra estratégia. Portugal foi presa fácil para a Alemanha, que bastava acelerar e causava perigo na área lusa.

Joachim Löw

Teve a inteligência suficiente para explorar os pontos fracos da seleção portuguesa. Os jogadores do meio-campo, Kroos e Gundogan, conseguiram sempre levar consigo Bruno Fernandes e William, o que deixava Danilo completamente desprotegido. O jogador do PSG ficava sozinho perante os aparecimentos de Havertz, Gnabry e Muller. Portugal não soube ocupar bem os espaços e a seleção alemã aproveitou esse facto na maior parte do tempo. Estratégia perfeita apenas beliscada por um golo que nasceu de inspiração individual e por outro de bola parada.


Árbitro, Anthony Taylor

Muito competente e não vacilou em nenhum dos lances capitais do jogo. Nada a apontar à arbitragem do juiz inglês.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Acreditem em mim". Mulher alega ter filha de 10 anos com Neymar

Neymar

"Acreditem em mim". Mulher alega ter filha de 10 anos com Neymar

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como se saiu o jovem português na estreia no Mundial de Fórmula 3?

Fórmula 3

Como se saiu o jovem português na estreia no Mundial de Fórmula 3?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas