Às 20h00, em Sevilha, Portugal continua a jogar pelo sonho. É na cidade andaluz que a seleção nacional vai defrontar a Bélgica, uma equipa que tem vindo a crescer de ano para ano e que, sem surpresa, ocupa o primeiro lugar do ranking FIFA.
Os 'diabos vermelhos', como são conhecidos, foram um dos melhores ataques da fase de grupos, e olhando para alguns dos nomes da sua seleção - Lukaku, De Bruyne, Hazard ou Mertens - não ficamos surpreendidos.
No entanto, Portugal é o vigente campeão da Europa. Não foi por sorte que em Paris, no saudoso ano de 2016, a seleção nacional conquistou o tão desejado título. Agora é preciso continuar a lutar e a sonhar que é possível chegar à revalidação do título.
Felyx Birch será o árbitro que às 20h00 dará o apito inicial na partida. Fique com alguns pontos relativos às duas seleções antes do encontro de mais logo à noite.
Treinadores em discurso direto
Fernando Santos
Desafio semelhante à Alemanha: "A minha expectativa é que joguem três no meio-campo com o De Bruyne mais avançado. Até seria mais parecido com o posicionamento da Hungria, não igual, porque a Hungria jogou com as linhas mais recuadas. Mas em termos de posicionamento sim. Quando jogam a três o Lukaku é mais o pivot central da equipa. A Alemanha jogava com os três muito móveis e no espaço da grande área, em termos de configuração do jogo é muito diferente. A nós compete-nos defender bem e estar ao nível do que fizemos com a França e com a Hungria. Depois temos muita qualidade para criar situações de golo, como criámos em todos os jogos. A Bélgica tem sete golos, mas Portugal também e num grupo muito complicado".
Possíveis alterações: "Nós temos de manter os nossos princípios. Se fizermos alterações, como no último jogo, terá de ser a pensar em nós. Se pensarmos só nos outros, pensamos pequenino. Amanhã vamos ver... A equipa descansou bem nestes quatro dias e hoje vamos ter o último treino. Amanhã logo veremos quem será o 11, mas qualquer que seja o 11, qualquer jogador teria a minha confiança máxima para ir a jogo".
Roberto Martínez
O que espera do jogo: "O desenrolar destes jogos depende sempre do primeiro golo. Portugal tem um grupo com grandes individualidades. São os campeões europeus e os vencedores da Liga das Nações. Com a experiência que têm, sabem adaptar-se a todos os momentos do jogo".
Análise ao adversário: "Têm jogadores com muita capacidade para desequilibrar. Se nos desconcentrarmos em algum momento durante o jogo, vamos ter dificuldades. Eles têm muita experiência. Quando têm a bola, sabem conservá-la, mas quando não a têm, também sabem juntar as linhas e defender bem. Temos de nos manter fiéis aos nossos princípios, mas sabendo que Portugal pode causar problemas a qualquer momento".
Últimos onzes
Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Danilo, Renato Sanches, João Moutinho, Diogo Jota, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.
Bélgica: Courtois, Denayer, Boyata, Vermaelen, Trossard, Witsel, De Bruyne, Chadli, Doku, Hazard e Lukaku.
Últimos resultados
Portugal: E-V-V-D-E
Bélgica: E-V-V-V-V
Ausências
Portugal: -
Bélgica: Nacer Chadli.