A Arábia Saudita pretende organizar o Campeonato do Mundo de 2030 em conjunto com um outro país, e, segundo informações veiculadas, esta sexta-feira, pelo portal britânico The Athletic, Itália está, neste momento, no topo das preferências.
O processo está a ser organizado juntamente com o norte-americano Boston Consultancy Group, que já começou a 'sondar' diversos países na tentativa de encontrar o melhor parceiro para um projeto desta dimensão.
A Arábia Saudita também terá sido aconselhada a apresentar uma candidatura ao lado de Marrocos e Egito, mas a hipótese caiu rapidamente por terra, uma vez que ambos os países teriam que realizar um elevado investimento ao nível das infraestruturas.
O Campeonato do Mundo de 2030, recorde-se, será expandido e contará com um total de 48 equipas e 80 jogos. Até ao momento, já foram formalizadas duas outras candidaturas conjuntas à FIFA: Portugal-Espanha e Inglaterra-Irlanda.
O organismo que rege o futebol mundial encoraja este tipo de candidaturas, uma vez que reduz drasticamente o investimento envolvido. Este é, de resto, um dos principais motivos pelo qual o Mundial de 2026 se realizará nos Estados Unidos, México e Canadá.
Leia Também: Eis o vídeo que lança a candidatura ibérica ao Mundial 2030