O FC Porto tenta este domingo, e depois de saber das vitória de Sporting e Benfica, dar continuidade ao arranque totalmente vitorioso na I Liga, na deslocação ao terreno do Marítimo, em jogo da terceira jornada.
Os azuis e brancos entram em campo perante um rival motivado pela vitória na última jornada diante da Belenenses SAD, e que nas últimas épocas tem criado dificuldades aos azuis e brancos, nomeadamente nos jogos no Caldeirão dos Barreiros.
Na última temporada, os portistas só fecharam nos descontos o triunfo na Madeira, graças a um golo de grande penalidade de Otávio, depois de, no Dragão, terem perdido por 3-2, com o Marítimo, que foi a única equipa a vencer na casa do FC Porto na época transata.
Na antevisão a este encontro, Sérgio Conceição considerou que o relvado do estádio do Marítimo será um obstáculo extra para a vitória dos azuis e brancos na Madeira, apontando ainda os insulares como "uma equipa que tem estado na Liga".
O encontro entre Marítimo e FC Porto tem início agendado para as 18h00 deste domingo, e terá arbitragem de João Pinheiro.
Treinadores em discurso direto:
Julio Velázquez:
Jogo: Ser competitivos, igualar o jogo o melhor possível, depois podemos ganhar, empatar ou perder, mas a ideia não é pontuar, é sair a ganhar, depois acontecerá o que tiver de acontecer, mas a vontade e a ambição da equipa é fazer o possível para que os três pontos fiquem no Funchal.
Erros a cometer: Erros vamos cometer, como o FC Porto ou como qualquer outra equipa, esperamos é que sejam controláveis. Mais que pensar em não cometer erros, temos que pensar no que temos de fazer para que as coisas saiam bem.
Pontos positivos do último jogo: Agora o objetivo é transferir tudo o que fizemos bem diante do Belenenses para o jogo com o FC Porto. São dois jogos totalmente diferentes, com jogadores diferentes, num contexto diferente, mas vamos tentar dar continuidade ao que fizemos bem e melhorar o que não fizemos tão bem.
Sérgio Conceição:
O que será o jogo: Perspetivamos um jogo competitivo e difícil, contra uma equipa que tem estado e cimentado a posição na I Liga de uma forma confortável e interessante. Têm um treinador muito apaixonado por aquilo que faz e que tem feito bons trabalhos. Dentro daquilo que são os jogos de campeonato português, sempre com essa particularidade de jogar na Madeira onde temos encontrado um relvado que não é fácil de se jogar e que até teve a nota mais baixa dada pela Liga. Isso vai ser um adversário e um obstáculo.
Críticas à equipa após o jogo em Famalicão: No ano passado, nos jogos em que não estivemos bem, foram mais as vezes em que não fomos fortes na primeira parte mas sim na segunda parte. As criticas hoje em dia são fáceis, estamos sujeitos a isso. O importante é percebermos os erros que cometemos. Um golo do adversário pode acontecer. O nosso rendimento baixou na segunda parte em Famalicão, mas isto não é um comportamento padrão.
O que traz Wendell e se vai à Madeira: Tínhamos de raiz um lateral que era o Zaidu e agora veio o segundo. Estamos inseridos inseridos em várias competições, e duas opções por posição acho que é aquilo que todos os treinadores desejam. Wendell não assinou contrato para ser titular, mas para trabalhar e conseguir diariamente ganhar a confiança do treinador para jogar. Não vai à Madeira porque temos um trabalho a fazer com ele. Fica cá para se preparar. Vai estar disponível para o jogo com o Arouca.
Últimos resultados:
Marítimo: V-D-D-D-V
FC Porto: V-E-V-V-V
Últimos onzes:
Marítimo: Paulo Victor, Cláudio Winck, Sáenz, Zainadine, Léo Andrade, Iván Rossi, Diogo Mendes, Xadas, Vítor Costa, André Vidigal e Alipour.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Pepe, Manafá, Otávio, Bruno Costa, Uribe, Luis Díaz, Taremi e Toni Martínez.
Ausências:
Marítimo: Edgar Costa, Joel Tagueu e Beltrame (lesionados)
FC Porto: Marchesín e Grujic (lesionados)