Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Emocionante: Atleta paralímpica sobreviveu a explosão de bomba ainda bebé

Pais biológicos de Haven Shepherd puseram termo à própria vida. Jovem, que estava ao colo dos progenitores, sobreviveu, tendo que ser amputada nas duas pernas.

Emocionante: Atleta paralímpica sobreviveu a explosão de bomba ainda bebé
Notícias ao Minuto

16:22 - 25/08/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Tóquio'2020

A história de vida de Haven Shepherd emociona qualquer um que a conheça. Com 14 meses de vida, a atleta, que irá participar nos Jogos Paralímpicos Tóquio'2020, sobreviveu a um ato de suicídio coletivo, com recurso a uma bomba que foi acionada pelos pais biológicos.

Os pais, que viviam numa relação extramatrimonial, amarraram uma bomba à volta de si mesmos e a seguraram a pequena  Haven nos braços, numa tentativa de suicídio da família, no Vietname.

Os progenitores tiveram morte imediata, mas a bebé sobreviveu quase por milagre, acabando atirada contra a porta de casa. Haven Shepherd ficou com as pernas gravemente feridas, o que obrigou à amputação das mesmas, abaixo dos joelhos.

Cerca de seis meses após a explosão, a nadadora paralímpica, agora com 18 anos, foi adotada por Shelly e Rob Shepherd, um casal norte-americano, e mudou-se para Carthage, no estado norte-americano do Missouri, para viver com quatro irmãs mais velhas e dois irmãos.

"Estou muito grata por me terem salvado, deram-me o mundo. É uma vida que nunca vivi e não recordo. Só perdi as pernas, podia ter perdido a vida", começou por dizer Haven Shepherd, em entrevista à revista People.

"Temos sempre que ver o lado positivo da vida. Sei que estive numa situação muito má, mas saí e tive uma segunda oportunidade. Aceitei ser única e isso marcou a diferença na minha vida. Aceitar as coisas que não podemos mudar e mudar aquelas que podemos", acrescentou.

Haven vai participar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, ao serviço da equipa dos Estados Unidos, e vai competir nas provas dos 100 metros costas SB7 e 200 estilos SB8.

"Adoro a oportunidade de mostrar que qualquer pessoa pode fazer literalmente o que quiser. Os meus objetivos são ser eu mesma e divertir-me. Não venho com grandes expectativas porque se pões expectativas muito altas acabas sempre por te dececionar", terminou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório