Benfica de mão cheia goleia nos Açores antes da estreia na Champions
Depois de uma primeira parte com apenas um golo, os encarnados ligaram o carburador e marcaram quatro golos no segundo tempo. Liderança mantém-se até à próxima jornada.
© Lusa
Desporto I Liga
O Benfica goleou, este sábado, o Santa Clara por expressivos 5-0, dias antes da estreia na Liga dos Campeões frente ao Dínamo Kiev.
Rodrigo Pinho, que se estreou a marcar pelo clube da Luz, Darwin, autor de um bis, Rafa Silva e Roman Yaremchuk foram os autores do golo no encontro.
Filme do jogo:
Num jogo que se previa difícil para o clube da Luz, a iniciativa até começou a ser das águias, mas rapidamente o Santa Clara foi capaz de suster o jogo do Benfica, que, apesar de ter mais posse de bola do que o adversário, nunca foi capaz de fazer jogadas com pés e cabeça.
Prova disso é que as oportunidades mais perigosas do primeiro tempo pertenceram sempre aos açorianos. A primeira foi de Rui Costa, que solto do lado direito atirou para uma defesa segura de Vlachodimos. Depois foi Cryzan que falhou o desvio à boca da baliza dos encarnados, após um canto.
O mesmo guarda-redes viria a estar em destaque minutos depois, mas desta feita pela negativa. O grego teve uma entrada dura sobre Mansur, acabando por ver cartão amarelo, num lance em que os açorianos ficaram a pedir a expulsão do guarda-redes do Benfica.
O Santa Clara dominava a partida, e Lincoln era o mais inconformado do lado dos açorianos, e saíram dos seus pés as melhores oportunidades do conjunto insular no primeiro tempo. Primeiro, e na sequência de um livre direto, o brasileiro atirou à trave de Vlachodimos, para depois o grego corresponder, minutos mais tarde, com uma grande defesa a um remate forte de Lincoln.
A formação orientada por Jorge Jesus não conseguia contraria o ímpeto do Santa Clara e foi contra a corrente do jogo que inaugurou o marcador, naquele que também foi o primeiro remate dos encarnados no encontro. Grimaldo serviu Rodrigo Pinho, que na cara de Marco Pereira se estreou a marcar com a camisola do Benfica com um remate certeiro aos 41 minutos.
Depois de uma primeira parte em que apenas fez um remate, o Benfica apareceu com outra cara no segundo tempo e pouco mais de vinte minutos passou de uma vantagem mínima para uma goleada de mão cheia.
Darwin aumentou a contagem dos encarnados aos 53 minutos, antes de Rafa Silva marcar o golo da tarde com um remate de fora da área aos 58'. Já com o Santa Clara cabisbaixo, Darwin bisou aos 62', após vários ressaltos em defesas açorianos, antes de Yaremchuk assinar o quinto aos 68 minutos.
Já com a partida controlada, Jorge Jesus optou por tirar alguns dos jogadores fundamentais para a equipa, como Darwin e João Mário, tendo em vista o encontro da Liga dos Campeões frente ao Dínamo Kiev. Apesar das várias mexidas, os encarnados foram sempre procurando o sexto golo na partida, algo que não chegou a acontecer.
Com este resultado, o Benfica segura a liderança do campeonato com 15 pontos conquistados em cinco jogos. O Santa Clara é 13.º com quatro pontos.
Momento do jogo: Golo extraordinário de Rafa Silva. Num gesto pouco comum do internacional português, o extremo rematou forte de fora da área, numa bola apenas terminou no fundo das redes de Marco Pereira.
Acompanhamento:
90+2' - Termina o jogo.
90' - Dois minutos de descontos.
88'- Volta a mexer Daniel Ramos. Sai Lincoln e entra Jean Patric.
84' - Mexida no Santa Clara. Sai Anderson Carvalho e entra Nené.
80' - Pizzi tenta fazer o sexto dos encarnados, mas a bola toca num defesa adversário antes de chegar a Marco.
79' - Pizzi tentou encontrar Roman Yaremchuk, mas o defesa do Santa Clara chegou primeiro.
78' - Yaremchuk estava em boa posição, mas o cruzamento de Rafa sai mal medido.
72' - Dupla mexida no Benfica. Saem Everton e Diogo Gonçalves para as entradas de Pizzi e Lázaro, que se estreia pelos encarnados.
68' - GOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É GOLO DE YAREMCHUK! Grimaldo tira um cruzamento perfeito e o avançado aparece na cara do guarda-redes a atirar para o fundo da baliza.
63' - Mexe Jorge Jesus. Sai Darwin e entra Yaremchuk. João Mário também sai para dar lugar a Gedson Fernandes.
62' - GOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É O BIS DE DARWIN. Uruguaio aguenta a carga de vários adversários e tenta o remate que acaba por desviar em vários adversários antes de entrar na baliza de Marco.
60' - Dupla mexida no Santa Clara. Saem Rui Costa e Cryzan e entram Luiz Phellype e Mohebi.
58' - GOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É UM GOLAÇO DE RAFA SILVA! O português encheu o pé de fora da área e a bola foi parar ao fundo das redes de Marco que ficou sem reflexos perante o remate do internacional luso.
54' - Santa Clara falha por pouco o primeiro golo. Lincoln bate o canto, e Paulo Henrique falha o desvio.
53' - GOOOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! MARCA DARWIN! Everton faz um passe a desmarcar o uruguaio que, à saída de Marco, atirou para o fundo das redes.
51' - Grimaldo combinou com Everton, mas o brasileiro não define bem.
50' - Grimaldo tira cruzamento desde a esquerda e Darwin não chega por pouco.
47' - Mansur vê cartão amarelo.
46' - Recomeça o jogo nos Açores.
45' - Jorge Jesus faz uma mexida ao intervalo. Sai o autor do golo Rodrigo Pinho e entra Rafa Silva.
45+3' - Intervalo em São Miguel.
45+2' - Cartão amarelo para Rafael Ramos por agarrar Grimaldo.
45' - Três minutos de descontos.
45' - Golo validado. Segue a partida em Ponta Delgada.
43' - Rui Costa espera pelo VAR para saber se valida o lance.
Confira o golo de Rodrigo Pinho
42' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA RODRIGO PINHO! Grande passe de Grimaldo a desmarcar o brasileiro que, à saída de Marco, atirou para o fundo das redes açorianas.
41' - Grande defesa de Odysseas Vlachodimos a remate de Lincoln. Brasileiro remata forte de fora da área e o grego faz uma enorme defesa por cima da trave.
35' - Santa Clara pede penálti, por uma alegada falta de Diogo Gonçalves sobre Cryzan. Rui Costa manda seguir.
31' - Grande corte de Vertonghen, depois de um cruzamento perigoso dos açorianos.
30' - Na sequência do livre direto assinalado por Rui Costa, Lincoln atirou à trave da baliza encarnada.
28' - Cartão amarelo para Odysseas Vlachodimos por falta sobre Mansur. Falhou a interceção com o pé e acabou por atingir o brasileiro. Açorianos pediam vermelho.
25' - O que perde Cryzan! Na sequência de um canto, há um desvio ao primeiro e, depois, ao segundo poste, Cryzan atrapalha-se e falha o desvio para o golo.
23' - Mansur cruza da esquerda, Morato faz um corte incompleto, mas Rui Costa não faz melhor e acaba por deixar a bola sair.
20' - Ataque perigoso do Santa Clara. Morita tentava servir um colega, mas Vertonghen apercebeu-se da ideia e cortou o lance.
17' - Rodrigo Pinho aparece bem a rematar, mas apertado por um defesa insular acabou por atirar frouxo para fora.
16' - Lançado em velocidade, Darwin apareceu bem na cara de Marco, mas o guarda-redes chegou mais rápido que o avançado e afastou com os pés.
13' - Darwin aparece bem a fugir pela esquerda, mas escorrega e acaba por cair sozinho.
9' - Santa Clara pressiona pela direita e Rui Costa aparece bem dentro da área a rematar para defesa segura de Vlachodimos.
7' - Diogo Gonçalves tenta um cruzamento rasteiro, mas é afastado pela defesa açoriana. João Mário volta a insistir com novo cruzamento, mas a bola sai para fora.
2' - Início de jogo atabalhoado do lado do Benfica. Há uma série de alívios incompletos na área dos encarnados, e Vertonghen acaba por afastar.
1' - Rui Costa apita para o início do jogo!
0' - Cumpre-se um minuto de silêncio em memória do ex-presidente Jorge Sampaio e de João Aranha.
0' - Capitães de equipa escolhem campo ou bola.
0' - As três equipas já sobem ao relvado.
Equipas Iniciais:
Onze do Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, João Afonso, Boateng, Mansur, Anderson, Morita, Cryzan, Lincoln, Paulo Henrique e Rui Costa.
Suplentes do Santa Clara: Ricardo Fernandes, Chindris, Romão, Nené, Jean Patric, Luiz Phellype, Mohebi, Sagna e Ricardinho.
Onze do Benfica: Odysseas, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Morato, Vertonghen, Weigl, João Mário, Grimaldo, Everton, Darwin e Rodrigo Pinho.
Suplentes do Benfica: Helton, Gilberto, Meite, Yaremchuk, Pizzi, Lázaro, Rafa, Gedson e Ferro.
Antevisão: O Benfica entra este sábado em campo diante do Santa Clara, para tentar defender a liderança do campeonato nacional.
Após a pausa para os jogos de seleções, os encarnados jogam em Ponta Delgada e vão tentar aumentar a vantagem na liderança do campeonato e manter o registo totalmente vitorioso na prova.
As águias entram em campo antes do Clássico que coloca frente a frente Sporting e FC Porto, podendo sair desta jornada com pontos ganhos aos dois rivais, caso ganhe nos Açores.
O Santa Clara-Benfica tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá acompanhar todas as incidências do mesmo, ao segundo, na página do Desporto ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com