Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Diogo Costa teve mão para a 'locomotiva'. As notas do Sporting-FC Porto

Pedro Porro assinou uma exibição incansável em Alvalade, mas o guarda-redes apareceu nos momentos decisivos e 'resgatou' um ponto para os dragões.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
12/09/2021 08:00 ‧ 12/09/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

A partida mais aguardada da quinta jornada da I Liga terminou com um empate a uma bola entre o Sporting e FC Porto... que beneficia o Benfica (que, horas antes, goleou o Santa Clara, por 5-0), uma vez que passa a liderar com uma vantagem de quatro pontos sobre ambos os eternos rivais.

'Intensidade' foi a palavra de ordem em Alvalade, com leões e dragões a protagonizarem um Clássico de 'fazer faísca', que foi, muitas das vezes, mais disputado do que, verdadeiramente, bem jogado, e que acabou com um registo quase inédito de 40 faltas e 12 cartões amarelos, ainda que para isso também tivesse contribuído o (discutível) critério de Nuno Almeida.

Os campeões nacionais em título foram a melhor equipa no primeiro tempo, onde chegaram à vantagem por intermédio de Nuno Santos, que deu o melhor seguimento possível a um cruzamento rasteiro de Pedro Porro a partir da ala direita do ataque, logo à passagem dos 16 minutos de jogo.

Os homens de Rúben Amorim poderiam, inclusive, ter partido com uma vantagem bem mais confortável para o intervalo, mas Diogo Costa, com duas boas defesas a remate de Nuno Santos, manteve os dragões bem 'vivos' para uma segunda parte onde foram, indiscutivelmente, superiores.

Luis Díaz, que vinha de 48 horas 'loucas', foi sempre o elemento mais inconformado da equipa azul e branca, e, já aos 71 minutos, 'inventou' o lance que selou o resultado final. Recebeu a bola na ala esquerda do ataque, fletiu para o centro, 'bailou' sobre os opositores e, com um grande remate, atirou para o empate.

Feito o balanço final, Sporting e FC Porto dividem os pontos num empate que se justifica, mas que deixa ambos mais longe da liderança da I Liga. Leões e dragões viram, agora, as atenções para a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde entram em ação na próxima quarta-feira. Os primeiros recebem o Ajax, e o segundos visitam o Atlético de Madrid.

Figura

Pedro Porro jogou pela primeira vez a titular desde o arranque da temporada, e a diferença deste Sporting foi 'do dia para a noite'. O internacional espanhol foi uma autêntica 'locomotiva' na ala direita dos leões, e foi preponderante, quer a atacar, quer a defender. A assistência para o golo inaugural, da autoria de Nuno Santos, foi a 'cereja no topo do bolo'.

Surpresa

Diogo Costa terá assinado, porventura, a exibição mais segura pela equipa principal do FC Porto. O internacional sub-21 português realizou uma mão cheia de boas intervenções, particularmente, no primeiro tempo, quando, sozinho, conseguiu manter a equipa na disputa pelo resultado face à 'avalanche' ofensiva do adversário.

Desilusão

Um jogo muito pouco conseguido de Toni Martínez. O avançado espanhol entrou aos 65 minutos, para o lugar de João Mário, e pouco conseguiu acrescentar no ataque. Como se não bastasse, ainda viu dois cartões amarelos no espaço de dois minutos e deixou o FC Porto reduzido a dez quando ambos ainda procuravam chegar à vitória.

Treinadores

Rúben Amorim: O Sporting foi, claramente, a melhor equipa em campo na primeira parte, variando o centro de jogo com uma facilidade impressionante, em grande parte graças à 'mira' afinada de João Palhinha, que encontrou sempre o caminho para deixar a bola longa nos laterais. No entanto, ao intervalo, esta 'arma' foi anulada, e os leões viram-se cada vez mais 'encostados às cordas'.

Sérgio Conceição: O FC Porto viveu uma noite complicada em Alvalade, particularmente, durante o primeiro tempo, em que a pressão foi pouco eficaz. No entanto, o treinador não teve medo de mexer desde cedo (Wilson Manafá e Sérgio Oliveira entraram ainda antes do intervalo) e, aos poucos, a equipa foi crescendo, acabando por conquistar um (merecido) empate.

Árbitro

'Incoerência' é a palavra que melhor se adequa àquilo que Nuno Almeida fez em Alvalade. Começou o Clássico de 'dedo no gatilho', e, aos quatro minutos, já tinha distribuído três cartões amarelos. Continuou a um bom ritmo... até que percebeu que, se continuasse assim, iria passar a ter de mostrar vermelho atrás de vermelho, pelo que poupou quando deveria ter atuado. Fica, ainda, a dúvida quanto a três lances de possível grande penalidade: dois para o Sporting (ambos sobre Sebastián Coates, por empurrão de Mehdi Taremi e outro por agressão de Pepe) e outro para o FC Porto (por agarrão de Matheus Nunes a Pepe).

Leia Também: Pepe visa a arbitragem: "Podia queixar-me de um penálti..."

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Cristiano Ronaldo após exibição de luxo pelo Al Nassr

Redes Sociais

A reação de Cristiano Ronaldo após exibição de luxo pelo Al Nassr

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Hackeado'? A estranha publicação de Miguel Oliveira nas redes sociais

MotoGP

'Hackeado'? A estranha publicação de Miguel Oliveira nas redes sociais

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas