João Félix foi expulso, neste sábado, diante do Athletic Club Bilbao, com um duplo cartão amarelo, por se dirigir ao árbitro da partida Jesús Gil Manzano, "com o dedo indicador na têmpora em sinal de desacordo após ser advertido", segundo o que escreveu o juiz do encontro no relatório final.
“Aos 78 minutos, João Félix foi advertido por acertar o braço de forma imprudente no adversário após ser derrubado”, conta também o árbitro sobre o primeiro amarelo, ocorrido pouco antes de receber o segundo.
Paralelamente, na secção sobre outros incidentes em referência ao avançado português, Gil Manzano afirma que João Félix, “uma vez expulso e quando se dirigia para o túnel de acesso ao balneário, pontapeou uma bola para a bancada em sinal de protesto".
O Atlético de Madrid teme agora que João Félix possa receber uma sanção. severa. E tudo dependerá de como a Comissão entender qual é a tipologia desta expulsão.
O artigo 117 do Código Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol explica que "dirigir-se aos árbitros, dirigentes ou autoridades desportivas em termos ou atitudes de desprezo ou desrespeito, desde que a ação não constitua uma infração mais grave, será punido com suspensão dois a três jogos ou por um período de até um mês".
No entanto, se o Comité entender que se trata de um insulto, a sanção seria tremenda. O artigo 94 afirma que "insultar, ofender ou dirigir-se em termos ou atitudes abusivas ao árbitro principal, assistentes, quarto árbitro, dirigentes ou autoridades desportivas, a menos que constitua uma ofensa mais grave, será punido com suspensão de quatro a 12 jogos".
Leia Também: Relatório do árbitro explica expulsão de João Félix e caos que se seguiu