"O Portimonense vai defender muito melhor do que o Barcelona"

Jorge Jesus avisa que os algarvios vão "dificultar ao máximo a conquista dos três pontos"

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
02/10/2021 14:30 ‧ 02/10/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Jorge Jesus

Jorge Jesus garantiu, este sábado, em conferência de imprensa, que o Benfica não irá entrar em campo diante do Portimonense 'deslumbrado' pelo categórico triunfo sobre o Barcelona, por 3-0. O treinador dos encarnados teceu, ainda, rasgados elogios aos desempenhos de João Mário e Julian Weigl

Lesão de Valentino Lázaro: Também temos o problema de Seferovic, que continua a recuperar de lesão. Todos os outros estão em condições de jogar. Ao nível da estratégia, não muda nada. Se há setor onde o Benfica tem muita qualidade é nos laterais. Não vai mudar nada. Sai o Lázaro e entra outro para a posição dele.

Paragem para seleções: No futebol, não é aquilo que gostávamos e queríamos. Estamos dependentes de uma calendarização, onde estão incluídas as seleções. Tens as datas FIFA para parar, e todos os treinadores gostavam de dar continuidade aos jogos. Os jogadores, quando chegam, vêm todos fora da ideia do Benfica e do treinador do Benfica. Temos de nos adaptar a isso.

Preparação do jogo: Queiramos ou não, teoricamente, é mais fácil, porque não tens de introduzir tanta matéria nos jogadores. É como quando andavas na escola, e, com tanta matéria que a professora dava na cabeça, ficavas bloqueado. Às vezes, aos jogadores acontece a mesma coisa. Não foi preciso dar tanta matéria que consideramos essencial porque não tivemos tempo e porque, em termos ofensivos, a qualidade dos jogadores do Portimonense não é igual à do Barcelona. Mas também direi que a equipa do Portimonense vai defender muito melhor do que a do Barcelona defendeu.

Mudança de chip: Não é só uma mudança psicológica, é uma mudança física também. Nos jogos de Champions, a tua intensidade de jogo e o desgaste é muito maior do que numa competição nacional. Os jogadores mudam o chip, a capacidade física e a capacidade de pensar o jogo mais rápido é que não está lá, o que dá a sensação de que o jogo não está tão intenso. Não tem a ver com o chip, é pelo desgaste emocional, que todos os jogos de maior impacto têm nos jogadores, nos treinadores e até nos adeptos. Não é igual.

Weigl continua a crescer: A valorização da equipa coletivamente faz com que os jogadores, individualmente, se destaquem. É um dado em todas as equipas. Dentro do momento que o Benfica atravessa, com a qualidade a que têm assistido, o Julian tem crescido com a equipa. Conhece melhor as ideias da equipa. Todos os jogadores que trabalham comigo há um ano e poucos meses conhecem melhor as ideias da equipa, a estratégia, as jogadas estudadas... É um jogador com uma resistência física muito grande. Ainda contra o Barcelona correu 12 km e pouco, que é de jogador de muita capacidade naquela posição. Está muito confiante e, quando a cabeça deles está boa, até correm mais do que aquilo que pensam. É o que está a acontecer com o Julian.

Influência de João Mário no Benfica: É um jogador que toda a gente conhece, assim como o seu passado, não só no rival, o Sporting, mas também fora. Foi um jogador que custou 45 milhões ao Inter de Milão, pelo que tem de ter qualidade. É um jogador que está habituado a ser campeão, como foi no nosso rival, que teve a influência que teve no nosso rival. Conheço-o muito bem, porque já trabalhou comigo. Achámos que seria o jogador ideal para cumprir com aquela e outras funções no sistema tático da equipa. Entrou como uma luva no Benfica. Adaptou-se bem. É um jogador, para além da qualidade que tem, com uma cultura dentro do normal para uma pessoa bem estruturada mentalmente. As coisas têm sido fáceis para ele.

Benfica vai a eleições: O meu foco é o jogo. Sou treinador e vivo de resultados. Ainda hoje disse aos jogadores que todos os dias têm de mostrar qualidade e resultados. O que fez, no futebol, não conta. É assim que sempre vivi e é isso que me importa, aproveitar esta onda de vitórias para continuar a ganhar. Amanhã, queremos a oitava vitória no campeonato. O resto não me interessa para nada.

Rúben Amorim diz que não vê jogos do Benfica: Estou é focado no colega com o qual tenho jogo amanhã, que é o Paulo Sérgio, um excelente treinador que está a fazer um excelente trabalho. Isso, para mim, é o mais importante. Não nos desviamos do nosso jogo, o próximo é sempre o mais importante. Não nos vamos focar em coisas que não interessam. O mais importante é o Portimonense, amanhã.

Renovação do contrato com o Benfica: O mais importante no meio disto tudo é o dia a dia. Hoje, os treinadores vivem de resultados. O Benfica está a atravessar uma fase boa, mas isto começou agora, não sei como vai acabar. Sei como gostava que a época acabasse para o Benfica... Não é tema.

Estádio da Luz novamente cheio: É um incentivo e uma ajuda, porque os adeptos do Benfica ajudam-nos a entrar no jogo e a que a equipa tenha muita confiança. Não sei quantas pessoas estarão no estádio, mas pelo menos 50 mil sim. É um dado muito bom para que as coisas se tornem mais fáceis.

Que jogo espera: É um jogo completamente diferente. A partir do momento em que acabou o jogo da Champions, estamos focados no Portimonense. É normal que se comece a fazer comparações, mas para nós é sempre jogar para ganhar. A vitória de amanhã é tão importante como a de quarta-feira. Vamos defrontar um adversário que tem tantos golos sofridos quanto nós. É uma das equipas com menos golos sofridos na I Liga e isso é um sinal de que defende bem, que nos vai criar muitos problemas na qualidade de organização defensiva. É nisso que estamos focados. Vamos encontrar um adversário com muitas marcações diretas, à procura da bola parada, onde é forte. Vamos ter uma equipa competitiva que nos vai dificultar ao máximo a conquista dos três pontos.

Antevisão

Após conquistar a primeira vitória portuguesa na nova edição da Liga dos Campeões, diante do Barcelona, por 3-0, o Benfica regressa, este domingo, à ação na I Liga, diante do Portimonense.

Antes disso, esta sexta-feira, Jorge Jesus irá passar pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde irá realizar a antevisão ao encontro da oitava ronda da competição.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 14h00 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos encarnados.

Leia Também: 'Novo João Mário' já faz esquecer o 'antigo' e supera até... o sucessor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diogo Dalot 'incentiva' Manchester United: "Isto é o mínimo..."

Premier League

Diogo Dalot 'incentiva' Manchester United: "Isto é o mínimo..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Quantos Ferrari foram comprados em Portugal em 2024?

Ferrari

Quantos Ferrari foram comprados em Portugal em 2024?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas