O FC Porto empatou, esta quarta-feira, na visita ao AC Milan (1-1), em jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A divisão de pontos deixa os dragões provisoriamente no segundo lugar do grupo B e tudo dependerá do desfecho do duelo entre Liverpool e Atlético de Madrid. Os reds podem qualificar-se para os 'oitavos' já esta noite e para isso precisam de ganhar, algo que também é do interesse... do FC Porto.
Os dragões entraram melhor em San Siro, com um golo de Luis Díaz aos cinco minutos, mas um autogolo de Mbemba acabou por ser um golpe de azar nas esperanças do FC Porto em levar os três pontos para Portugal.
Filme do jogo
O FC Porto entrou com tudo no jogo e Evanílson ficou à beira de inaugurar o marcador aos 40... segundos! O avançado brasileiro deu o sinal de aviso, mas Luis Díaz não se ficou pelas ameaças.
A novidade Marko Grujic, que rendeu Uribe no onze à beira do apito inicial, galgou metros com a bola no pé e ofereceu o golo ao colombiano que teve sangue frio para deixar San Siro em total silêncio aos cinco minutos de jogo.
O golo deu confiança aos comandados de Sérgio Conceição, enquanto o AC Milan continuava a revelar dificuldades em quebrar a linha defensiva adversária. Era mesmo o FC Porto quem criava mais perigo, embora não dominasse a posse de bola.
Grujic esteve em plano de destaque nos primeiros 45 minutos e esteve muito perto, por duas vezes, de ampliar a vantagem do FC Porto em Milão. Nos dois lances valeu a atenção do guardião Tătăruşanu.
A ocasião mais perigosa do AC Milan apenas apareceu aos 33 minutos. Olivier Giroud arranjou espaço, arriscou o remate colocado e cruzado, mas Diogo Costa voou para assinar uma das melhores defesas desta 4.ª jornada.
Até ao intervalo, mais um lance de ataque perigoso do AC Milan. Theo conduziu, Rafael Leão cruzou e Saelemaekers mandou a bola... para a bancada. Os dragões garantiam, assim, a vantagem no marcador de forma totalmente merecida.
Na segunda parte foi o AC Milan quem quis entrar mais forte, mas, mais uma vez, foi Evanílson quem voltou a ficar perto do golo. Desta feita, o avançado brasileiro acertou na trave, mas fica a sensação de que tinha condições para fazer melhor.
Como quem não marca, arrisca-se a sofrer, o FC Porto viu o AC Milan chegar ao empate com muita sorte à mistura. Na sequência de um livre direto, Mbemba acabou por introduzir a bola na própria baliza após remate de Kalulu (61').
O golo do conjunto italiano acabou por abalar os dragões e dar uma dose de confiança aos jogadores do AC Milan, ao mesmo tempo que os adeptos da casa também acordavam para 'empurrar' a equipa para a vitória.
O FC Porto dispôs, no entanto, de mais oportunidades para marcar, mas Mehdi Taremi estava em noite desinspirada e falhou um golo cantado aos 70 minutos.
O empate mantinha-se no marcador e os dois treinadores recorreram ao banco de suplentes em busca de... golos. O jogo ficou partido, as oportunidades sucediam-se junto das duas balizas e Zlatan Ibrahimovic chegou a provocar festa nas bancadas. O avançado sueco entrou em campo aos 76 minutos e meteu a bola no fundo da baliza aos 82 minutos, mas o lance foi prontamente anulado pelo árbitro por fora de jogo de Théo Hernández.
O relógio não mais parou e o empate ficou até final no marcador. O FC Porto leva um ponto para Portugal, ao passo que o AC Milan somou o primeiro ponto ao cabo de quatro jogos. Os dragões contabilizam cinco e estão no segundo lugar à condição. Tudo dependerá do resultado do duelo entre Liverpool e Atlético de Madrid, que acontece mais logo. O FC Porto ficará a torcer pelos ingleses que, diga-se, em caso de vitória carimbam o acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Momento do jogo: O autogolo de Mbemba foi um duro golpe para o FC Porto. Os dragões pareciam ter o jogo controlado, mas o golo na própria baliza motivou os jogadores adversários e... os adeptos da casa.
Pré-jogo
17h30: Alteração de última hora no FC Porto! Uribe não está em condições e cede o lugar a Grujic no onze!
Alteração no 11 inicial do FC Porto
— FC Porto (@FCPorto) November 3, 2021
⬅ Sai: Uribe
Entra: Grujic#FCPorto #ACMFCP #UCL
Equipas iniciais
ONZE DO AC MILAN: Tătăruşanu; Theo Hernández, Tomori, Romagnoli, Calabria; Tonali, Bennacer, Saelemaekers, Brahim Díaz, Rafael Leão e Giroud.
Suplentes: Mirante, Jungdal, Ibrahimovic, Kalulu, Kjaer, Maldini, Krunic, Bakayoko, Gabbia e Kessié.
#MilanPorto Startig XI@Brahim back from the start
— AC Milan (@acmilan) November 3, 2021
Torna Díaz dal primo minuto #SempreMIlan #UCL@EASPORTSFIFA pic.twitter.com/GJzbWMN49L
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu; Grujic, Sérgio Oliviera, Otávio; Luis Díaz, Taremi e Evanílson.
Suplentes: Marchesín, Fábio Cardoso, Pepê, Grujic, Tecatito, Manafá, Bruno Costa, Toni Martínez, Nanu, Francisco Conceição, Vitinha e Fábio Vieira.
𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃#FCPorto #ACMFCP #UCL pic.twitter.com/byEOn1SH6i
— FC Porto (@FCPorto) November 3, 2021
16h50: O onze do FC Porto já é conhecido e Sérgio Conceição surpreende ao utilizar Uribe. O médio colombiano estava lesionado, recuperou e vai formar dupla no meio-campo com Sérgio Oliveira. Do lado do AC Milan, natural destaque para a ausência de Zlatan Ibrahimovic. O craque sueco está no banco e Giroud é a solução para os golos.
16h42: O FC Porto já está em San Siro e prepara-se para sair para o aquecimento no relvado.
San Siro Um palco à altura da nossa ambição
— FC Porto (@FCPorto) November 3, 2021
Força, FC Porto!#FCPorto #ACMFCP #UCL pic.twitter.com/szptUrSu6z
16h30: Os onzes estão prestes a ser conhecidos e o FC Porto já informou que vai jogar com o equipamento principal. O AC Milan também vestirá o equipamento tradicional.
️ The world is a stage, all we're missing for tonight are the actors #PortoMilan #SempreMilan #UCL pic.twitter.com/Q4Z04ogmnL
— AC Milan (@acmilan) November 3, 2021
𝐃𝐑𝐄𝐒𝐒 𝐂𝐎𝐃𝐄 #FCPorto #ACMFCP #UCL #NBFootball pic.twitter.com/4muj4Vo10M
— FC Porto (@FCPorto) November 3, 2021
Antevisão
O FC Porto visita, esta quarta-feira, o AC Milan, em jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os dragões venceram a equipa de Zlatan Ibrahimovic e companhia no Estádio do Dragão, na ronda anterior, e procuram somar mais três pontos no sempre temível Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido por San Siro.
Mas o FC Porto só pode estar moralizado, até porque Liverpool e Atlético de Madrid, os principais rivais para alcançar os oitavos de final vão medir forças também esta quarta-feira e os dragões podem acabar beneficiados.
Por seu turno, o AC Milan ainda não soma qualquer ponto ao fim de três jogos e promete encarar este duelo com os dragões como uma autêntica... final.
O apito inicial está agendado para as 17h45 e poderá acompanhar, em direto e ao pormenor, o relato da partida entre AC Milan e FC Porto no Desporto ao Minuto.
Leia Também: AC Milan-FC Porto: Dragão quer repetir feito e ficar na rota dos oitavos