Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Leão 'verga' águia e segue líder. Descalabro e lenços brancos a Jesus

Verde e brancos vulgarizaram o eterno rival, que quase não se viu em todo o encontro. Águias mais longe da liderança partilhada de FC Porto e Sporting.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
03/12/2021 23:14 ‧ 03/12/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Sporting venceu, esta sexta-feira, na deslocação ao terreno do Benfica, por 3-1, num encontro da 13.ª jornada da I Liga. Uma partida intensa, bem disputada e a lembrar os bons dérbis de outros tempos.

 
Sarabia, Paulinho e Matheus Nunes fizeram os golos dos campeões nacionais, ao passo que Pizzi reduziu nos descontos do segundo tempo.

Filme do jogo:

Foi um clássico, um senhor clássico aquele que assistimos no relvado do Estádio da Luz. O limite máximo da lotação foi diminuído nos últimos dias, mas que bom foi voltar a ouvir os cânticos dos adeptos num jogo tão intenso como este, o primeiro dérbi que contou com público desde que a pandemia invadiu as nossas vidas em março de 2020.

Num jogo ainda sem muito peso para as contas finais do campeonato, em campo estavam a melhor defesa da I Liga, frente ao melhor ataque da competição. Esperava-se por isso um dérbi viril e intenso do primeiro ao último minuto. E prova disso foi logo o primeiro minuto com dois amarelos para os jogadores dos verde e brancos.

O jogo estava quente depois deste início amarelado, e aproveitou o Sporting para abrir o marcador logo aos oito minutos, numa jogada de grande envolvimento ofensivo dos leões. Porro colocou a bola ao meio, Pote tirou o cruzamento e Sarabia apareceu a rematar, de primeira, para a explosão de alegria no lado dos adeptos dos campeões nacionais.

A perder no encontro, o Benfica carregou e soube reagir bem ao golo sofrido. Primeiro foi o pequeno Grimaldo a atirar para uma boa defesa de Antonio Adan, a grande muralha dos leões neste campeonato, e depois foi Everton que viu uma boa tentativa de remate ser cortada por Luís Neto.

A partida, como se esperava, tornou-se cada vez mais quezilenta, e Artur Soares Dias começou a distribuir cartões amarelos pelas duas equipas. Foram sete no primeiro tempo, cinco deles para os homens de Rúben Amorim. Os leões dominavam a partida, e estiveram perto de aumentar a contagem aos 39 minutos quando Pedro Gonçalves atirou ao poste de Vlachodimos.

Se o tiro do internacional português embateu no poste, o golo de Paulinho nos descontos do primeiro tempo terminou mesmo dentro da baliza do Benfica, mas acabaria por ser anulado. Aproveitando a passividade das águias, Sarabia serviu o português que rematou para a baliza, mas estava em posição irregular.

Jesus não gostava da prestação da equipa, e à entrada para o segundo tempo fez entrar Yaremchuk. E coube a Rafa a primeira iniciativa dos segundos 45 minutos, mas a bola terminou por cima da baliza de Adán.

A saída por lesão de Feddal deixou os leões algo desprotegidos na defesa, e Darwin, mais descaído para a ala no segundo tempo, aproveitou isso. Na sequência de um canto, o uruguaio saltou mais alto na área verde e branca e atirou ao ferro, num lance em que Adán estava batido.

Costuma-se dizer que quem não marca sofre, e no lance a seguir a esta bola ao poste os campeões nacionais fizeram o segundo. Matheus Nunes conduziu a bola em zona central e isolou Paulinho, que, na cara de Vlachodimos, picou a bola por cima do guarda-redes grego.

A festa era dos adeptos verde e brancos, que não mais se calaram nos minutos seguintes no apoio aos campeões nacionais. E o Benfica ia tentando reentrar no jogo, depois de um esboço que soube a pouco na primeira parte. Rafa Silva atirou a segunda bola dos encarnados ao travessão aos 64 minutos, e na jogada seguinte, aos 68', nova explosão no lado dos leões. Esgaio fez um passe em profundidade, que apanhou a defesa encarnada totalmente partida, e o médio aproveitou para correr sem oposição até área e bater Vlachodimos.

Era o alcançar de uma vitória gorda para o clube de Alvalade, e que quebrava um registo vitorioso das águias nos dérbis da Luz desde 2015. A última vez que os leões tinham vencido na casa do eterno rival tinha sido pela mão de... Jorge Jesus, agora do outro lado da Segunda Circular.

O Benfica estava vergado pelos pupilos de Rúben Amorim, e o tribunal da Luz não perdoou. A menos de meia hora do apito final começaram a abandonar as bancadas, mas não sem antes mostrar lenços brancos a Jorge Jesus, num claro sinal de descontentamento com o técnico amadorense. Darwin ainda atirou a contar, mas o golo foi anulado por posição irregular.

Nos descontos do segundo tempo, Pizzi, que tinha começado a partida no banco de suplentes, reduziu as contas para a equipa da casa, mas não impediu o coro de assobios após o apito final, nem os apupos a Jorge Jesus.

Momento do jogo: Que belo golo de Matheus Nunes. Após um grande passe de Eagaio, o médio só teve de cavalgar para a área e atirar para o fundo das redes das águias.

Equipas iniciais:

Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Otamendi, Vertonghen; Valentino Lázaro Weigl, João Mário e Grimaldo; Rafa Silva, Darwin Núñez e Everton.

Onze do Sporting: Adán; Inácio, Neto e Feddal; Pedro Porro, Matheus Nunes, Ugarte e Matheus Reis; Pedro Gonçalves, Paulinho e Sarabia.

Suplentes do Benfica: Helton, Gilberto, Morato, Meïté, Pizzi, Taarabt, Seferović, Yaremchuk e Gonçalo Ramos.

Suplentes do Sporting: João Virgínia, Esgaio, Nazinho, Gonçalo Esteves, Daniel Bragança, Dário Essugo, Tabata, Nuno Santos e Tiago Tomás.

Antevisão: Benfica e Sporting disputam hoje, no Estádio da Luz, o dérbi lisboeta que poderá mexer com o topo da classificação da I Liga, um jogo ao qual o FC Porto vai assistir sentado no conforto do sofá, depois de jogar com o Portimonense.

O encontro que coloca frente a frente a melhor defesa e o melhor ataque da I Liga pode provocar alterações na frente da classificação, num momento do campeonato em que a liderança é partilhada por Sporting e FC Porto, ambos com mais um ponto do que o Benfica, terceiro classificado.

Naquele que será o primeiro dérbi com público desde o início da pandemia, os leões não podem contar com o capitão Coates, que testou positivo à Covid-19, , bem como Jovane Cabral ou João Palhinha, que saiu lesionado na última ronda, enquanto no Benfica Lucas Veríssimo é a grande baixa.

A partida, que será arbitrada por Artur Soares Dias, tem apito inicial agendado para as 21h15, e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Taça de Portugal

Vítor Bruno 'rasgado' após tropeção: "É o elo mais fraco deste FC Porto"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas