"Incrível como um comprimido de 40 miligramas pode estragar-te a vida"

Guardião do Ajax recorda a forma como acabou castigado depois de ter acusado positivo num teste antidoping.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
15/12/2021 09:50 ‧ 15/12/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Onana

André Onana era visto como um dos melhores guarda-redes do futebol europeu até ao dia em que acusou positivo num teste antidoping. Durante nove meses o guarda-redes camaronês do Ajax ficou afastado dos relvados, por castigo, e agora, que já voltou a jogar, explica o que se passou, garantindo ter sido um "erro humano". 

"Tínhamos empatado com a Atalanta (2-2) num jogo muito intenso. Chegámos de madrugada e quando acordei estava com dor de cabeça. Fui tomar um medicamento que me tinham receitado, mas a minha mulher, que tinha acabado de dar à luz, tinha um semelhante para a retenção de líquidos e eu tomei-o sem querer", começou por explicar Onana, em entrevista aos espanhóis da MARCA, prosseguindo.

"Nesse dia fui o primeiro a fazer o teste antidoping e a ir para casa. Um mês depois, estava nos Camarões, e disseram-me que acusei positivo. Disse ao médico: 'De certeza que isso está errado. Já fiz 23 testes na minha carrreira'. Depois a minha mulher disse-me: 'André são aqueles comprimidos que o médico me receitou'", recordou. 

Onana foi, num primeiro momento, condenado a cumprir um castigo de 12 meses, mas o mesmo acabaria por ser reduzido para nove. Ainda assim, o guardião não esconde algum sentimento de injustiça. 

"A UEFA reconheceu que foi um erro involuntário e que aquele comprimido não melhora o teu rendimento, mas no nosso trabalho não se aceitam estes erros. Tive mesmo de cumprir o castigo", lamentou, antes de sublinhar o lado psicológico de estar tanto tempo sem competir. 

"É incrível como um comprimido de 40 miligramas pode estragar-te a vida, a tua carreira e manchar a tua imagem... É muito duro. Eu só pensava: 'Como vou dizer aos meus pais que acusei positivo por dopoing quando nunca fumei ou bebi na vida?'. Fala-se em doping, mas o que eu tomei foi um comprimido para a retenção de líquidos. Cometi um erro humano. Vi tudo o que apareceu na imprensa. Percebes que no futebol não há o lado humano. Para muitos os jogadores são apenas máquinas e não temos o direito de falhar", lamentou o guarda-redes do Ajax. 

Recorde-se que Onana apenas contabiliza apenas um jogo na presente época no Ajax. O guardião de 25 anos foi titular frente ao Besiktas, mas agora terá de lutar pela titularidade que está nas mãos do companheiro de equipa Remko Pasveer. 

Leia Também: Barcelona quer recuperar Onana, mas concorrência 'assusta'

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas