O golo solitário do nigeriano, aos 40 minutos, deu os primeiros três pontos ao treinador Leonel Pontes à frente da equipa.
A formação de Pedro Miguel apresentou-se na Covilhã desfalcada, apenas com quatro suplentes, devido a casos de covid-19 no plantel, e teve dificuldade em afirmar-se.
Os serranos, 16.º classificados, frente ao último, com menos cinco pontos quando entraram em campo, foram a única equipa a criar perigo durante uma primeira metade que começou com chuva e muito condicionada pelo nevoeiro.
Logo aos 12 minutos, Ahmed, ao segundo poste, assistido por Arnold, podia ter inaugurado o marcador, mas, com Ricardo pela frente, atirou por cima e desperdiçou uma ocasião flagrante.
Tavinho tentou reagir, mas Jaime cortou a investida do atacante 'alvi-negro'.
Aos 25 minutos, o árbitro João Casegas interrompeu o jogo, devido ao nevoeiro cerrado, retomando-o 14 minutos depois, ainda com visibilidade reduzida.
Aos 40 minutos os 'leões da serra' chegaram à vantagem. Jean Felipe, que contabiliza sete assistências no campeonato, cruzou do corredor direito, Ahmed irrompeu pela defensiva varzinista e finalizou com sucesso.
Ainda antes do intervalo, Murilo tentou a sorte, mas Léo Navacchio agarrou a bola sem dificuldade, numa altura em que a regressou a chuva o nevoeiro se dissipou.
No segundo tempo, com o terreno mais pesado, e novamente sob nevoeiro, o jogo foi mais disputado, mais movimentado, com o Varzim a conseguir com maior facilidade jogar no meio-campo adversário, mais atrevido e muito rematador, mas a faltar definição na finalização.
João Reis foi o primeiro a testar a atenção de Léo e Arnold respondeu, numa jogada individual, para a defesa de Ricardo.
Os poveiros insistiram, por Zé Tiago, e Léo agarrou. Rego, de cabeça, também obrigou o guardião serrano a defesa apertada e Gilberto ripostou, com o guarda-redes do Varzim a opor-se.
Até ao apito final, os nortenhos mantiveram-se com as linhas subidas e a tentarem chegar ao empate, numa altura em que a bola tinha dificuldade em rolar, mas o marcador já não se alterou e o Varzim, com apenas uma vitória e sete pontos, soma a nona jornada sem ganhar e Pedro Miguel conta a segunda derrota no comado dos poveiros.
Jogo realizado no Estádio Santos Pinto, na Covilhã.
Sporting da Covilhã -- Varzim: 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador:
1-0, Ahmed, 40 minutos.
Equipas:
- Sporting da Covilhã: Léo Navachio, Jean Felipe, Helitão, Jaime Simões, David Santos, Ryan Teague (Diogo Almeida, 69), João Vilela, Gilberto, Ahmed Isaiah (Felipe Dini, 83), Arnold (Devid Silva, 69) e Jô (André Almeida, 90+02).
(Suplentes: Bruno Bolas, André Almeida, Felipe Dini, Tiago Moreira, Thiago Moraes, Lucas Barros, Sena, Diogo Almeida e Devid Silva).
Treinador: Leonel Pontes.
- Varzim: Ricardo, Raí Ramos (Cerveira, 78), André Micael, Cássio, Rego, Nuno Valente (Assis, 41), André Leão, Murilo (Pinheiro, 78), Zé Tiago, João Reis e Tavinho.
(Suplentes: Isma, Assis, Cerveira e Pinheiro).
Treinador: Pedro Miguel.
Árbitro: João Casegas (AF Viseu).
Ação disciplinar: Cartão amarelo a André Leão (40+04), Léo Navacchio (74), Jean Felipe (75), Devid (81), Ricardo (81), Cássio (83), Jorge Vilela (86), André Micael (90).
Assistência: Cerca de 150 espectadores.