Renato Paiva focado no Independiente face à cobiça de outros clubes

O treinador português Renato Paiva assume estar focado na próxima época do campeão equatoriano Independiente del Valle, apesar do interesse de clubes pertencentes a campeonatos de maior dimensão futebolística.

Notícia

© Lusa

Lusa
26/12/2021 10:34 ‧ 26/12/2021 por Lusa

Desporto

Renato Paiva

"Tive abordagens de duas equipas mexicanas, o Necaxa e o Pachuca, ma as coisas não se deram por isto ou aquilo. Quanto aos Los Angeles FC, sei que há sondagens, mas o meu empresário apenas tem instruções para falar comigo assim que haja uma proposta concreta. Sei que estão em conversações, mas o meu foco está no Independiente", garantiu à agência Lusa o técnico, de 51 anos, recém-consagrado campeão do Equador.

Oficializado no dia de Natal de 2020, o albicastrense conquistou em 12 de dezembro o primeiro título a nível sénior, ao derrotar o Emelec (4-2 nas duas mãos) na final do campeonato, antes de voltar a Portugal para umas férias em família.

"Viajei dia 22 e regresso em 29 de dezembro. A pré-época começa em 10 de janeiro de 2022, mas quero jogar pelo seguro antes que fechem aeroportos, soltem as festas e se infete toda a gente. O clube merece esse profissionalismo. Vamos ter seis semanas de pré-época, o início do campeonato e a Taça Libertadores a partir de março", enquadrou.

Renato Paiva tem contrato até dezembro de 2022 com os 'negriazul', cujo plantel "está praticamente fechado", num sinal do "nível de organização do clube e da maneira como tenta antecipar em vez de reagir", ao nível da experiência vivida na formação do Benfica.

"Nunca sairei a mal deste clube, porque não esquecerei que me deu esta oportunidade. Tenho uma relação fantástica com as pessoas, deixámos aqui história e, neste momento, gostava de continuá-la, mas sou profissional e como diz um célebre treinador da praça, a mala tem que estar sempre pronta, seja para te despedirem ou contratarem", expressou.

Com 16 anos e três títulos nacionais somados ao serviço das diferentes equipas jovens das 'águias', o técnico sentiu há um ano ser o "'timing' ideal" para deixar o Benfica B e substituir o espanhol Miguel Ángel Ramírez no comando do Independiente del Valle.

"Muita gente em Portugal disse-me que era maluco, ao abandonar um cargo que muitos gostavam de ter para rumar ao desconhecido. Pensei muito bem, medi as consequências e, por isso, dizia que o título não era um sonho, mas um objetivo, porque já conhecia o clube, sabia das nossas capacidades e acreditava muito que era possível", recordou.

O rigoroso processo de recrutamento de Renato Paiva por parte do novo campeão equatoriano incluiu "dois meses de entrevistas" e conversas com "recursos humanos, psicólogo, presidente, diretor desportivo e toda a direção", além de contactos paralelos.

"Ligaram para o Rúben Dias, João Félix, Pedro Pereira e Guga, que trabalharam comigo anteriormente, para saber como eu era. Disse aos responsáveis do clube: 'Não sei qual será a vossa decisão, mas irão acertar de certeza em quem escolherem, uma vez que é impressionante o detalhe que tiveram para escolher o treinador que queriam", contou.

Definindo-se como um "treinador de projeto e de processo", prioriza um percurso "gerido com pinças", sob pena de "uma má opção poder ser o princípio do fim", mas afasta dos horizontes a estreia na I Liga portuguesa em breve, após dois anos e meio na II Liga.

"Tive sondagens há dois ou três meses, mas não concebo como se pensa a maioria dos clubes em Portugal. Disseram-me que ia para o terceiro mundo, que, ao fim de 30 jornadas, despediu três treinadores. Em Portugal, com 10 rondas, já se despediram não sei quantos entre I e II Ligas. Pergunto onde é que está o terceiro mundo. É uma falta de respeito pelos profissionais do treino e de conhecimento dos que escolhem", lamentou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Inter Miami

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1630
6Vitória SC1725
7Casa Pia1623
8Moreirense1722
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1715
15Arouca1715
16C.D. Nacional1613
17Farense1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

BYD

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas