Paulo Sousa aterrou na manhã desta sexta-feira no Aeroporto de Galeão, no Rio de Janeiro. O técnico português vai começar os trabalhos da nova temporada no comando do Flamengo desde esta sexta-feira, reunindo pela primeira vez com o plantel na segunda-feira.
"Muito contente, muito feliz por cá estar. Já desde Portugal senti muito amor e carinho da vossa parte e continuo a recebê-lo, durante a viagem, após a viagem... Estou muito entusiasmado por estar aqui perto de vocês e poder engradecer ainda mais este clube que já tem uma grandeza incomparável", começou por dizer o técnico português.
Paulo Sousa tinha pedido livros para conhecer melhor a história do Flamengo. No entanto, já admitiu que não conseguiu ler todo o passado do clube. "Não conseguiu, li um pouco na diagonal, sobretudo sobre alguns jogadores de eras importantes. Fundamentalmente, tenho vindo a seguir e ver muitos jogos da época passada, não só para ter conhecimento sobre os jogadores do nosso elenco, mas também dos nossos adversários, para poder antecipar um pouco aquilo que já nos espera a partir do final deste mês", admitiu o treinador.
A oportunidade de treinar o Flamengo não surge todos os dias, reconheceu Paulo Sousa, que acrescentou que vive o clube carioca desde quando era jogador. "Sabe que dentro da carreira de um treinador, estas possibilidades não acontecem muitas vezes. O Flamengo sempre esteve presente em qualquer pessoa que ama o futebol, em todos os quatro cantos do mundo. Eu fui sempre vivendo o Flamengo, mesmo quando jogava, e quando tens a oportunidade de vir representar um clube com esta grandeza, a emoção é total. Não só minha, de toda a minha família, toda ela entusiasmada. Tivemos uma conversa durante toda a tarde, estendeu-se até para lá da hora de jantar, onde abordámos toda a análise que fiz do nosso elenco, a nível individual e coletivo, a nível sectorial, onde eu acha que temos de trabalhar. Temos qualidade no nosso elenco, mas essa qualidade não é sinónimo de vitórias. Temos, por isso, mais responsabilidade de trabalhar para mostrar mais qualidade que os outros e vamos já a partir de hoje fazer com que os jogadores, quando chegarem na segunda, terem tudo organizado para implementarmos ideias e estarmos preparados para este início", disse o técnico português.
O novo treinador do Flamengo não tem dúvidas de que há condições bastante favoráveis dentro do clube para que se realize um trabalho de qualidade. Paulo Sousa promete dedicação para extrair de qualquer jogador o seu máximo. "De tudo aquilo que me mostraram, as condições são extraordinárias, com vários recursos humanos com muitas competências, o que nos permite fazer um melhor trabalho, direcionando o jogador a ter o máximo de performance, seja nas sessões de treino, seja nos jogos. Espero inspirar, conquistar e unir a torcida à volta das vitórias", concluiu Paulo Sousa.
Paulo Sousa chegou acompanhado por Marcos Braz e pela equipa técnica. No aeroporto, vestiu a camisola do Flamengo.
[Notícia atualizada às 11h00]
Leia Também: Adeptos do Flamengo presentes na partida de Paulo Sousa para o Brasil