O FC Porto terminou a primeira volta do campeonato sem derrotas, um caso ímpar no Velho Continente se tivermos em plano de comparação o que sucede no top-5 das Ligas Europeias.
Os maiores tubarões europeus já conheceram, no decorrer da temporada, pelo menos por uma ocasião, o triste sabor da derrota, algo que o dragão desconhece. Afinal, ao cabo de 17 jornadas, foram apenas quatro os pontos concedidos, fruto de dois empates (diante de Marítimo e Sporting).
Números que transformam esta primeira volta na melhor da era Conceição, superando os 45 pontos que arrecadou na temporada 2017/18.
E numa Liga com 18 equipas, para encontrarmos um FC Porto com igual pontuação (47 pontos) precisamos de viajar até à longínqua época de 1996/97, com os pupilos de António Oliveira a contabilizarem também 15 triunfos e dois empates no fecho da primeira volta.
Nessa temporada, os azuis e brancos até registaram números defensivos mais sólidos (sete contra os 11 da época vigente). Porém, os comandados de Sérgio Conceição têm agora maior fulgor ofensivo (44 remates certeiros face aos 41 dos comandos de António Oliveira).
De realçar que o último escorregão do FC Porto para o campeonato registou-se em Alvalade, a 11 de setembro, e de lá para cá o dragão já embarcou num 'carrossel' de 12 triunfos consecutivos. O emblema da Invicta está agora a quatro partidas de igualar o recorde do super Porto de André Villas-Boas, na temporada 2010/11, sendo que uma mão de cheia de vitórias empurraria os azuis e brancos para o melhor registo de sempre do clube.
Curiosidade: para lá chegar o vice-campeão nacional teria de vencer Belenenses SAD, Famalicão, Marítimo, Arouca e… Sporting. O jogo contra os leões pode assim transformar-se num jogo épico para as contas do título e... para a história do clube.
Leia Também: Seis ausências e duas novidades no regresso do FC Porto aos treinos