O Athletic Bilbao confirmou, esta quinta-feira, a passagem aos quartos de final da Taça do Rei, ao bater o Barcelona por 3-2, no San Mamés, num jogo que precisou de prolongamento, após o 2-2 do tempo regulamentar.
O encontro não poderia ter começado melhor para a equipa da casa que, logo aos dois minutos, já se encontrava a vencer, graças ao tento madrugador de Iker Muniain.
No entanto, o Barcelona acabaria por responder sensivelmente a meio do primeiro tempo, com o golo de Ferrán Torres (ao segundo jogo pelos culés), naquela que foi a única investida ofensiva perigosa por parte da equipa de Xavi até ao intervalo.
O Athletic não se apoderou da bola, mas somou as melhores ocasiões, principalmente ao longo do segundo tempo, com grande parte do encontro a ser disputado no meio contrário.
Aos 87 minutos, Inigo Martinez aproveitou um ressalto dentro da área e atirou para o fundo das redes. Porém, numa altura em que os adeptos da casa já festejavam o apuramento, Pedri voltou a restabelecer a igualdade (90+3') e forçou o prolongamento.
O duelo equilibrou nesses 30 minutos adicionais, mas seria o Athletic a fazer jus à exibição e a adiantar-se novamente no marcador, através de uma grande penalidade convertida por Iker Muniain (105+2') a fixar o resultado final em 3-2.
O Athletic junta-se, assim, ao lote dos já apurados Mallorca, Cadiz, Rayo Vallecano, Valencia, Real Betis, Real Sociedad e Real Madrid. Em sentido inverso, o Barcelona de Xavi voltou a ceder e está fora da competição
Leia Também: Dembélé quebra o silêncio e avisa Barcelona: "Não vou ceder a chantagens"