Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

FC Porto ultrapassa a tormenta da última época e bate Marítimo em casa

Dragões bateram insulares e seguem líderes.

FC Porto ultrapassa a tormenta da última época e bate Marítimo em casa
Notícias ao Minuto

22:28 - 30/01/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O FC Porto recebeu e venceu neste domingo o Marítimo por 2-1. Os dragão vingaram o resultado obtido no mesmo palco na época passada e garantiram a continuidade da invencibilidade em casa em jogos da I Liga.

O marcador foi aberto aos 19 minutos por Evanilson, numa jogada de grande qualidade dos dragões. O segundo golo surgiu nos primeiros instantes da segunda parte num remate de Otávio que desviou em Pepê para o fundo das redes. Pouco depois, o Marítimo reduziu a desvantagem por intermédio de Edgar Costa. Contudo, já sem condições físicas para fazer o empate.

Com esta vitória, o FC Porto é ainda mais líder da I Liga, agora com 56 pontos, mais nove que o Sporting. O Marítimo mantém a nona classificação com 24 pontos.

Filme do jogo

Em domingo de eleições, o FC Porto venceu ao Marítimo, mas não foi de maiorias absolutas. Com várias ausências entre lesionados e internacionais na CAN, os dragões começaram a arrecadar a vitória na primeira parte e sofreram em momentos da segunda.

A equipa da casa entrou com a corda todo no jogo, subindo constantemente no terreno, pressionando a saída de jogo do adversário e alargando-se para bloquear a exploração de espaços. O Marítimo, bastante característico como já tinha sido antevisto, foi tentando construir as suas jogadas de forma atrevida.

A favor da corrente do jogo, o marcador foi aberto aos 17 minutos. À quinta tentativa, lá entrou com obra do novo suspeito do costume. Evanilson marcou pela quinta vez no quinto jogo seguido e vai agora fazendo o papel principal na novela portista, novela essa que perdeu um protagonista neste domingo.

A equipa do Marítimo não pareceu afetada com o golo sofrido. Antes pelo contrário, com uma identidade bem vincada, a equipa madeirense foi atacando, tentando ocupar o meio campo adversário e, aos 22 minutos, poderia ter feito o golo do empate. Não o fez devido ao falhanço de André Vidigal que, de frente para Diogo Costa, deslumbrou-se demasiado e não conseguiu atirar a contar. Apesar de parecer ainda íntegra mentalmente, a equipa visitante acabou por perder-se em campo, defendendo de forma meio atabalhoada. 

Já em cima do intervalo, o FC Porto conseguiu entrar várias vezes na grande área e ameaçar a baliza de Paulo Victor enquanto a defesa insular andava aos papéis sem saber como tirar a bola da zona de perigo.

No início da segunda parte, ficou bem visível que as intenções de ambas as equipas eram precisamente as mesmas. O caudal ofensivo do FC Porto era mesmo para se manter e foi o que aconteceu. Em 50 segundos, Paulo Victor teve sujar os calções uma fez para ir ao chão defender um remate perigoso de Evanilson. Contudo, de pouco valeu.

Aos 48 minutos, saiu o segundo dos dragões. A bola passou da direita do ataque para dentro da grande área sem grandes problemas, chegou a Otávio que rematou contra Pepê. Protestou-se bastante, mas o golo foi regular. Contudo, os festejos dos azuis e brancos duraram pouco. Aos 52 minutos, a ilusão da ótica deixou os portistas tranquilos por poucos instantes. Quando deu para perceber que aquela bola de Edgar Costa que parecia ter saído afinal tinha entrado na baliza de Diogo Costa, notou-se uma mudança de ambiente nas bancadas.

Percebeu-se que, afinal, o jogo não estava assim tão seguro como parecia. Sérgio Conceição manteve a calma, tirou Pepê para dar tempo de jogo a João Mário, de regresso de lesão. Não temeu, arriscou. Contudo, não mexeu com o jogo. Zaidu também regressou ao Dragão, depois da CAN, para fechar a equipa defensivamente, isto quando se esperava que a escolha recaísse em Pepe.

A equipa do Marítimo, contudo, não conseguiu poupar a pilha e ficou sem bateria para os instantes finais, falhando uma tentativa nos últimos momentos de poder surpreender e empatar o jogo. O FC Porto acaba por vencer com mérito num jogo que poderia facilmente ter tido outro desfecho.

Momento do jogo: O golo do Marítimo que relançou a partida. Quando parecia que o ritmo do jogo morria, isto com um dilatar da vantagem dos dragões, valeu o tento madeirense para dar um pouco de emoção, mas também foi coisa de pouca duração. 

Pré-jogo

19h34: Do lado dos insulares, sobram Miguel Silva, Rossi, Bruno Xadas, Rúben Macedo, Clésio Baúque, Fábio China, Pedro Pelágio, Leo Andrade e Henrique.

19h33: No banco dos dragões sentam-se Marchesín, Cláudio Ramos, Pepe, Marcano, Francisco Conceição, Zaidu, João Mário, Toni Martínez e Gonçalo Borges.

19h32: FC Porto entra em campo com uma novidade. Pepê entra na vaga de Luis Díaz. O Marítimo mantém a base da equipa, entrando Alipour para o lugar de Joel Tagueu.

19h31: Boa noite. FC Porto e Marítimo defrontam-se nesta noite na 20.ª jornada da I Liga.

Onzes iniciais

FC Porto: Diogo Costa; Bruno Costa, Fábio Cardoso, Mbemba, Wendell; Grujic, Vitinha, Pepê, Otávio; Evanilson, Fábio Vieira.

Marítimo: Paulo Victor; Cláudio Winck, Matheus Costa, Zainadine, Vítor Costa; Beltrame, Diogo Mendes, Guitane; André Vidigal, Alipour, Edgar Costa.

Antevisão

O FC Porto vai receber o Marítimo neste domingo no Estádio do Dragão. Os azuis e brancos vão tentar manter a sua casa intacta por mais uma jornada precisamente contra a equipa que lhe venceu pela última vez no Dragão.

O FC Porto vem de uma vitória frente ao Famalicão por 3-1, enquanto os insulares chegam a este jogo depois de um empate frustrante frente à Belenenses SAD. Os dragões são líderes do campeonato e vão querer aumentar a vantagem para Sporting e Benfica. Já o Marítimo é novo classificado e tem a oportunidade de se aproximar ainda mais dos lugares europeus.

A partida tem início marcado para as 20h30 e poderá ser acompanhada em direto aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Marítimo: Reencontro de má memória na casa do dragão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório