Portugal é uma vez mais campeão da Europa de futsal. A equipa lusa venceu a Rússia por 4-2 e revalidou o título, vencido antes em 2018.
A equipa lusa começou a perder. Anton Sokolov abriu a contagem aos 10 minutos, conseguindo virar-se e livrar-se da marcação de Pany Varela para marcar. Jorge Braz pediu pausa técnica para corrigir ações e, logo a seguir, Portugal voltou a sofrer. Andrei Afanasyev viu-se sem oposição até à baliza de André Sousa e não hesitou em atirar para fazer o 2-0. A seleção lusa ia jogando melhor quando Zicky entrava na quadra, mas foi graças a outro atleta do Sporting que a desvantagem foi reduzida. Numa bola parada de Afonso Jesus, a bola chega a Tomás Paçó que, em zona perigosa, atirou rasteiro à baliza de Putilov.
O intervalo surgiu logo a seguir e a partida ainda estava em aberto, como se quer que seja uma final. E foi isso mesmo que aconteceu. Apesar do perigo constante que a Rússia foi criando ao rondar a baliza de André Sousa, foi Portugal que teve as oportunidades de ouro. Aos 27 minutos, André Coelho rematou forte numa bola parada. Putilov ainda lhe tocou antes de entrar e a equipa lusa ganhava outro semblante. Ao minuto 32, o Ziggo Dome foi à loucura. A grande moldura portuguesa celebrou a remontada. Novo golo de André Coelho, depois de uma jogada de qualidade de Portugal, e tudo virou ao contrário.
Até ao final, a Rússia foi sufocando, tentando a todo o custo restabelecer o empate, mas a equipa lusa fechou-se muito bem. Erick, André Coelho, Afonso Jesus e Fábio Cecílio deram o corpo às jogadas por inúmeras vezes. Quando a Rússia arriscou tudo, Portugal fechou o resultado em 4-2 por Pany Varela com a baliza aberta.
Portugal fez a festa e revalidou o título de campeão da Europa.
Jogo ao minuto
40': Portugal foi impressionante até à última buzina. De um jogo que parecia de domínio russo, a equipa lusa garantiu a remontada, mais uma nesta prova, e conseguiu o feito épico de conquistar dois Europeus e um Mundial seguidos.
40': ACABOU! PORTUGAL É BICAMPEÃO DA EUROPA!
39': JÁ LÁ MORA MAIS UM! AGORA ESTÁ FECHADO! Golo de Pany Varela!
39': Últimos segundos em Amesterdão. Prepara-se a festa nas bancadas.
38': Defesa inacreditável de André Sousa. Portugal vai aguentando.
37': A Rússia já joga com guarda-redes avançado. É o tudo por tudo pelo empate.
37': Pausa técnica. Jorge Braz muito mais tranquilo, mas a pedir atenção e zero riscos.
37': Quarta falta para Portugal e bem discutível. Tomás Paçó quis jogar a bola para trás, mas Nando queixou-se de uma falta. O árbitro atendeu ao pedido.
35': Sufoco da Rússia. Ataque constante, troca de bola à entrada da área e Portugal tenta tudo para não sofrer.
33': Que perigo. Chishkala roubou a bola em zona proibida e atirou à baliza. Valeu o marcador do último golo, André Coelho, que colocou o corpo na frente para cortar.
32': Jogada de classe de Portugal. Zicky leva a bola, deixa em Miguel Âneglo que cruza de trivela para André Coelho. Só teve de encostar para completar a remontada. Portugal está cada vez mais 'pro' em remontadas!
32': GOLOOOOOO! É DE PORTUGAL! André Coelho marca!
31': Erick fica em dificuldades. No canto da quadra, a tentar segurar a bola, colocou mal o pé. Está a receber assistência.
31': Quarta falta da Rússia. Portugal pode aproveitar para se afirmar ainda mais.
28': A seleção russa, agora que perdeu a vantagem no marcador, voltou a subir na quadra. Procura a falha de Portugal para voltar à vantagem, mas a equipa lusa está muito bem nesta segunda parte.
28': A Rússia dá boa réplica e volta a rematar ao lado. Sokolov atirou cruzado, mas para fora. André Sousa estava atento.
27': Bola parada de Portugal batida com muita força por André Coelho. A bola ainda bateu na perna de Putilov antes de entrar na baliza. Partida mais que relançada
27´: GOLO DE PORTUGAL! Marca André Coelho.
26': Segunda parte de loucos. A Rússia podia ter marcado por Afanasyev. Remate cruzado para dentro da área, mas o russo não conseguiu encostar.
25': Muito perto! Zicky recebeu um passe na frente e, na cara do golo, já em esforço, atirou por cima. Portugal vai procurando o empate de todas as formas.
24': Agora saiu falta para a Rússia. Na cobrança, Erick deu o corpo e cortou o remate que ia direto à baliza.
24': Nada feito. Pauleta não conseguiu dar o melhor fim à jogada.
24': Terceira falta da Rússia e esta é em boa zona.
24': A Rússia vai circundando a baliza portuguesa. A bola tem sido mais dos russos do que dos lusos.
22': Que perigo! Bruno Coelho bateu um livre direto à baliza. Foi por muito pouco que a bola não entrou na baliza de Putilov.
22': Perigo a ronda a baliza de Portugal. Novamente Chishkala no lance, rematando forte para grande defesa de André Sousa.
21': Primeira falta é da Rússia. Chishkala derrubou Afonso Jesus.
21': Recomeça a final do Europeu de futsal.
20': Intervalo em Amesterdão. Portugal vai perdendo contra a Rússia por 2-1, mas dando uma boa resposta. A equipa lusa joga melhor quando Zicky está em campo, aproveitando a profundidade que o jovem jogador dá para poder chegar mais vezes à baliza. Jogo completamente em aberto. A segunda parte promete.
19': Sai mais um amarelo, agora para a Rússia. Sokolov deu um pontapé a Tomás Paçó sem bola em jogo. O árbitro viu e não perdoou.
19': Bola parada bem trabalhada por Portugal, com o fixo a aparecer numa zona livre para rematar à baliza. Putilov ainda se atirou à bola, mas sem hipótese.
19': GOLO DE PORTUGAL! Marca Tomás Paçó.
19': Nova defesa de André Sousa a livre de Antoshkin.
19': Sai o primeiro cartão do jogo. Portugal perdeu a bola e Pauleta, que teve de voltar à defesa para impedir o contra-ataque, acabou por fazer falta para cartão.
18': Por muito pouco! Zicky enganou o adversário, virou-se par a baliza e atirou forte. Putilov sacudiu com as palmas das mãos para fora.
17': Nova pausa técnica no jogo. Jorge Braz pede à equipa para cortar mais e jogar mais vezes em Zicky para libertar-se de marcações e aparecer em zonas de finalização.
16': Portugal vacila agora e a Rússia quase chega ao terceiro. Erick e Zicky embrulham-se e a bola ia sobrando para o adversário. Valeu a saída de André Sousa, que disparou para as bancadas para tirar o periogo.
15': Agora foi a vez de Portugal. A bola sobrou para André Sousa que saiu da baliza e foi ao meio campo russo rematar. A bola embate em Zicky e vai para fora.
14': Novamente perigo da Rússia. Antoshkin não chegou a tempo para encostar.
14': Em menos de nada, os russos voltam a marcar. Portugal desorganizado por instantes e o adversário não desperdiça. Fica a ideia de que Pany Varela poderia ter feito mais a nível defensivo.
14': Novo golo da Rússia. Marca Andrei Afanasyev.
13': Primeira pausa técnica do jogo. Jorge Braz corrige posicionamentos e ações de marcação da equipa lusa.
10': O russo estava de costas para a baliza, matou a bola no peito, deixou Pany Varela para trás e rematou à baliza para abrir o marcador.
10': Marca a Rússia. Golo de Anton Sokolov.
8': Que bomba de Antoshkin. Remate muito forte, mas à malha lateral.
8': Novo livre para a Rússia, este de frente para a baliza de André Sousa.
7': A Rússia vai apertando. Remate quase desviado em direção à baliza. Portugal vai fechando a baliza a sete chaves.
7': Destaque para o trabalho defensivo de Tomás Paçó. As interceções do fixo dão origem a grande parte dos contra-ataques de Portugal.
7': Foi por pouco. Sokolov aproveitou o bloqueio do colega para aparecer em zona de finalização. Pressionado por João Matos, atirou ao lado.
5': Falta assinalada contra Portugal numa zona perigosa.
4': Portugal muito perto do golo! Bola parada da Rússia intercetada, Bruno Coelho ligou o turbo e correu com a bola até à baliza russa para onde rematou. Defendeu Putilov para canto.
4'': Agora foi a Rússia a pegar no jogo. Paulinho atirou ligeiramente ao lado.
4': O primeiro remate do jogo pertenceu aos russos. André Sousa foi ao chão para segurar a bola.
3': Início de jogo um pouco lento, com as equipas ainda a lerem-se. Portugal toma a iniciativa, troca bola e pressiona o adversário.
2': Sai o primeiro canto para Portugal, facilmente cortado pela Rússia.
1': Apita o árbitro. Começa a final do Europeu de futsal.
16h29: As equipas juntam-se em roda para uma última mensagem. O jogo está prestes a começar.
16h27: Apesar de um pavilhão ainda longe do cheio, com lotação máxima para 1250 pessoas, a seleção lusa vai contar com uma avalanche de apoio.
16h26: As equipas já estão na quadra. Ouve-se neste momento 'A Portuguesa' em Amesterdão.
16h19: A UEFA nomeou para este jogo a dupla espanhola Juan José Cordero Gallardo e Alejandro Martinez Flores. A italiana Chiara Perona será terceiro árbitro, sentando-se na mesa o espanhol David Urdánoz Apezteguia.
16h16: Sergey Skorovich reconheceu que Portugal é atualmente a melhor equipa do mundo, não adiantando falar de táticas quando a qualidade técnica do adversário é superior.
16h15: Jorge Braz anteviu o jogo mais difícil da competição. O selecionador confirmou um grupo sem lesões e pronto para jogar e lutar pela conquista do Europeu.
16h14: Pela frente vai estar uma Rússia que derrotou nas meias-finais a Ucrânia, enquanto Portugal venceu a Espanha.
16h12: Boa tarde! Hoje é dia de Portugal fazer história em futsal. A seleção lusa vai tentar revalidar o título de campeão da Europa.
Equipas iniciais
Portugal: André Sousa; Erick Mendonça, João Matos, Pany Varela, Bruno Coelho.
Rússia: Dmitrii Putilov; Artem Antoshkin, Ivan Chishkala, Daniil Davidov, Andrei Afanasyev.
Antevisão
Domingo é 'dia D' para o futsal nacional. A seleção portuguesa vai defender o título de campeã da Europa frente à Rússia.
A equipa lusa vai à quadra para tentar o terceiro triunfo consecutivo em grandes torneios, isto depois de ter conquistado o Europeu de 2018 e o Mundial de 2021. A última seleção a conseguir tal feito foi a vizinha Espanha, ao arrecadar o Mundial de 2004, o Euro 2005 e o Euro 2007.
Do lado de lá da barricada, a Rússia vai tentar ganhar um troféu que não vê há mais de 20 anos. Foi em 1999 que os russos conquistaram pela última vez o Europeu de futsal.
O apito inicial da final está marcado para as 16h30, no Ziggo Dome, em Amesterdão, e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Jorge Braz espera que final com Rússia seja o jogo "mais difícil"