'Reis das remontadas': Portugal vira e é bicampeão europeu de futsal

Foi dia de Portugal fazer história e revalidar o título de campeão da Europa.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/02/2022 18:22 ‧ 06/02/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Europeu de futsal

Portugal é uma vez mais campeão da Europa de futsal. A equipa lusa venceu a Rússia por 4-2 e revalidou o título, vencido antes em 2018.

A equipa lusa começou a perder. Anton Sokolov abriu a contagem aos 10 minutos, conseguindo virar-se e livrar-se da marcação de Pany Varela para marcar. Jorge Braz pediu pausa técnica para corrigir ações e, logo a seguir, Portugal voltou a sofrer. Andrei Afanasyev viu-se sem oposição até à baliza de André Sousa e não hesitou em atirar para fazer o 2-0. A seleção lusa ia jogando melhor quando Zicky entrava na quadra, mas foi graças a outro atleta do Sporting que a desvantagem foi reduzida. Numa bola parada de Afonso Jesus, a bola chega a Tomás Paçó que, em zona perigosa, atirou rasteiro à baliza de Putilov.

O intervalo surgiu logo a seguir e a partida ainda estava em aberto, como se quer que seja uma final. E foi isso mesmo que aconteceu. Apesar do perigo constante que a Rússia foi criando ao rondar a baliza de André Sousa, foi Portugal que teve as oportunidades de ouro. Aos 27 minutos, André Coelho rematou forte numa bola parada. Putilov ainda lhe tocou antes de entrar e a equipa lusa ganhava outro semblante. Ao minuto 32, o Ziggo Dome foi à loucura. A grande moldura portuguesa celebrou a remontada. Novo golo de André Coelho, depois de uma jogada de qualidade de Portugal, e tudo virou ao contrário.

Até ao final, a Rússia foi sufocando, tentando a todo o custo restabelecer o empate, mas a equipa lusa fechou-se muito bem. Erick, André Coelho, Afonso Jesus e Fábio Cecílio deram o corpo às jogadas por inúmeras vezes. Quando a Rússia arriscou tudo, Portugal fechou o resultado em 4-2 por Pany Varela com a baliza aberta.

Portugal fez a festa e revalidou o título de campeão da Europa. 

Jogo ao minuto

40': Portugal foi impressionante até à última buzina. De um jogo que parecia de domínio russo, a equipa lusa garantiu a remontada, mais uma nesta prova, e conseguiu o feito épico de conquistar dois Europeus e um Mundial seguidos.

40': ACABOU! PORTUGAL É BICAMPEÃO DA EUROPA!

39': JÁ LÁ MORA MAIS UM! AGORA ESTÁ FECHADO! Golo de Pany Varela!

39': Últimos segundos em Amesterdão. Prepara-se a festa nas bancadas.

38': Defesa inacreditável de André Sousa. Portugal vai aguentando.

37': A Rússia já joga com guarda-redes avançado. É o tudo por tudo pelo empate.

37': Pausa técnica. Jorge Braz muito mais tranquilo, mas a pedir atenção e zero riscos.

37': Quarta falta para Portugal e bem discutível. Tomás Paçó quis jogar a bola para trás, mas Nando queixou-se de uma falta. O árbitro atendeu ao pedido.

35': Sufoco da Rússia. Ataque constante, troca de bola à entrada da área e Portugal tenta tudo para não sofrer. 

33': Que perigo. Chishkala roubou a bola em zona proibida e atirou à baliza. Valeu o marcador do último golo, André Coelho, que colocou o corpo na frente para cortar.

32': Jogada de classe de Portugal. Zicky leva a bola, deixa em Miguel Âneglo que cruza de trivela para André Coelho. Só teve de encostar para completar a remontada. Portugal está cada vez mais 'pro' em remontadas!

32': GOLOOOOOO! É DE PORTUGAL! André Coelho marca!

31': Erick fica em dificuldades. No canto da quadra, a tentar segurar a bola, colocou mal o pé. Está a receber assistência.

31': Quarta falta da Rússia. Portugal pode aproveitar para se afirmar ainda mais.

28': A seleção russa, agora que perdeu a vantagem no marcador, voltou a subir na quadra. Procura a falha de Portugal para voltar à vantagem, mas a equipa lusa está muito bem nesta segunda parte.

28': A Rússia dá boa réplica e volta a rematar ao lado. Sokolov atirou cruzado, mas para fora. André Sousa estava atento.

27': Bola parada de Portugal batida com muita força por André Coelho. A bola ainda bateu na perna de Putilov antes de entrar na baliza. Partida mais que relançada

27´: GOLO DE PORTUGAL! Marca André Coelho.

26': Segunda parte de loucos. A Rússia podia ter marcado por Afanasyev. Remate cruzado para dentro da área, mas o russo não conseguiu encostar.

25': Muito perto! Zicky recebeu um passe na frente e, na cara do golo, já em esforço, atirou por cima. Portugal vai procurando o empate de todas as formas.

24': Agora saiu falta para a Rússia. Na cobrança, Erick deu o corpo e cortou o remate que ia direto à baliza.

24': Nada feito. Pauleta não conseguiu dar o melhor fim à jogada.

24': Terceira falta da Rússia e esta é em boa zona.

24': A Rússia vai circundando a baliza portuguesa. A bola tem sido mais dos russos do que dos lusos.

22': Que perigo! Bruno Coelho bateu um livre direto à baliza. Foi por muito pouco que a bola não entrou na baliza de Putilov.

22': Perigo a ronda a baliza de Portugal. Novamente Chishkala no lance, rematando forte para grande defesa de André Sousa.

21': Primeira falta é da Rússia. Chishkala derrubou Afonso Jesus.

21': Recomeça a final do Europeu de futsal.

20': Intervalo em Amesterdão. Portugal vai perdendo contra a Rússia por 2-1, mas dando uma boa resposta. A equipa lusa joga melhor quando Zicky está em campo, aproveitando a profundidade que o jovem jogador dá para poder chegar mais vezes à baliza. Jogo completamente em aberto. A segunda parte promete.

19': Sai mais um amarelo, agora para a Rússia. Sokolov deu um pontapé a Tomás Paçó sem bola em jogo. O árbitro viu e não perdoou.

19': Bola parada bem trabalhada por Portugal, com o fixo a aparecer numa zona livre para rematar à baliza. Putilov ainda se atirou à bola, mas sem hipótese.

19': GOLO DE PORTUGAL! Marca Tomás Paçó.

19': Nova defesa de André Sousa a livre de Antoshkin.

19': Sai o primeiro cartão do jogo. Portugal perdeu a bola e Pauleta, que teve de voltar à defesa para impedir o contra-ataque, acabou por fazer falta para cartão.

18': Por muito pouco! Zicky enganou o adversário, virou-se par a baliza e atirou forte. Putilov sacudiu com as palmas das mãos para fora.

17': Nova pausa técnica no jogo. Jorge Braz pede à equipa para cortar mais e jogar mais vezes em Zicky para libertar-se de marcações e aparecer em zonas de finalização.

16': Portugal vacila agora e a Rússia quase chega ao terceiro. Erick e Zicky embrulham-se e a bola ia sobrando para o adversário. Valeu a saída de André Sousa, que disparou para as bancadas para tirar o periogo.

15': Agora foi a vez de Portugal. A bola sobrou para André Sousa que saiu da baliza e foi ao meio campo russo rematar. A bola embate em Zicky e vai para fora.

14': Novamente perigo da Rússia. Antoshkin não chegou a tempo para encostar.

14': Em menos de nada, os russos voltam a marcar. Portugal desorganizado por instantes e o adversário não desperdiça. Fica a ideia de que Pany Varela poderia ter feito mais a nível defensivo.

14': Novo golo da Rússia. Marca Andrei Afanasyev.

13': Primeira pausa técnica do jogo. Jorge Braz corrige posicionamentos e ações de marcação da equipa lusa.

10': O russo estava de costas para a baliza, matou a bola no peito, deixou Pany Varela para trás e rematou à baliza para abrir o marcador.

10': Marca a Rússia. Golo de Anton Sokolov.

8': Que bomba de Antoshkin. Remate muito forte, mas à malha lateral.

8': Novo livre para a Rússia, este de frente para a baliza de André Sousa.

7': A Rússia vai apertando. Remate quase desviado em direção à baliza. Portugal vai fechando a baliza a sete chaves.

7': Destaque para o trabalho defensivo de Tomás Paçó. As interceções do fixo dão origem a grande parte dos contra-ataques de Portugal.

7': Foi por pouco. Sokolov aproveitou o bloqueio do colega para aparecer em zona de finalização. Pressionado por João Matos, atirou ao lado.

5': Falta assinalada contra Portugal numa zona perigosa.

4': Portugal muito perto do golo! Bola parada da Rússia intercetada, Bruno Coelho ligou o turbo e correu com a bola até à baliza russa para onde rematou. Defendeu Putilov para canto.

4'': Agora foi a Rússia a pegar no jogo. Paulinho atirou ligeiramente ao lado.

4': O primeiro remate do jogo pertenceu aos russos. André Sousa foi ao chão para segurar a bola.

3': Início de jogo um pouco lento, com as equipas ainda a lerem-se. Portugal toma a iniciativa, troca bola e pressiona o adversário.

2': Sai o primeiro canto para Portugal, facilmente cortado pela Rússia.

1': Apita o árbitro. Começa a final do Europeu de futsal.

16h29: As equipas juntam-se em roda para uma última mensagem. O jogo está prestes a começar.

16h27: Apesar de um pavilhão ainda longe do cheio, com lotação máxima para 1250 pessoas, a seleção lusa vai contar com uma avalanche de apoio.

16h26: As equipas já estão na quadra. Ouve-se neste momento 'A Portuguesa' em Amesterdão.

16h19: A UEFA nomeou para este jogo a dupla espanhola Juan José Cordero Gallardo e Alejandro Martinez Flores. A italiana Chiara Perona será terceiro árbitro, sentando-se na mesa o espanhol David Urdánoz Apezteguia.

16h16: Sergey Skorovich reconheceu que Portugal é atualmente a melhor equipa do mundo, não adiantando falar de táticas quando a qualidade técnica do adversário é superior.

16h15: Jorge Braz anteviu o jogo mais difícil da competição. O selecionador confirmou um grupo sem lesões e pronto para jogar e lutar pela conquista do Europeu.

16h14: Pela frente vai estar uma Rússia que derrotou nas meias-finais a Ucrânia, enquanto Portugal venceu a Espanha.

16h12: Boa tarde! Hoje é dia de Portugal fazer história em futsal. A seleção lusa vai tentar revalidar o título de campeão da Europa.

Equipas iniciais

Portugal: André Sousa; Erick Mendonça, João Matos, Pany Varela, Bruno Coelho.

Rússia: Dmitrii Putilov; Artem Antoshkin, Ivan Chishkala, Daniil Davidov, Andrei Afanasyev.

Antevisão

Domingo é 'dia D' para o futsal nacional. A seleção portuguesa vai defender o título de campeã da Europa frente à Rússia.

A equipa lusa vai à quadra para tentar o terceiro triunfo consecutivo em grandes torneios, isto depois de ter conquistado o Europeu de 2018 e o Mundial de 2021. A última seleção a conseguir tal feito foi a vizinha Espanha, ao arrecadar o Mundial de 2004, o Euro 2005 e o Euro 2007.

Do lado de lá da barricada, a Rússia vai tentar ganhar um troféu que não vê há mais de 20 anos. Foi em 1999 que os russos conquistaram pela última vez o Europeu de futsal.

O apito inicial da final está marcado para as 16h30, no Ziggo Dome, em Amesterdão, e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Jorge Braz espera que final com Rússia seja o jogo "mais difícil"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Mercado de Transferências

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas