Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Taça já está entregue: Bicampeões europeus fecham manhã memorável

Comitiva lusa foi recebida por Marcelo Rebelo de Sousa na manhã desta segunda-feira antes de entregar o troféu na Cidade do Futebol.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto
07/02/2022 11:10 ‧ 07/02/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Futsal

Poucas horas depois da conquista do título europeu de futsal, pela segunda vez consecutiva, a seleção nacional de futsal aterrou em Portugal na manhã desta segunda-feira. Antes de entregarem o troféu na Cidade do Futebol, a casa das seleções, a comitiva lusa passou pelo Palácio de Belém, onde foi recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Aplausos, elogios e muita festa marcaram uma manhã memorável após mais uma página de ouro no desporto nacional. Portugal é bicampeão europeu e atual campeão mundial. 

O resumo de uma manhã animada

11h02: A Taça do Europeu de 2022 está entregue na sala de troféus da Cidade do Futebol! Jorge Braz e João Matos depositaram o troféu!

10h57: Ouve-se agora 'A Portuguesa' na Cidade do Futebol. 

10h55: A seleção já está na Cidade de Futebol. Muitas crianças recebem os bicampeões europeus. Não falta animação em Oeiras!

10h38: A comitiva lusa vai seguir viagem para a Cidade do Futebol, em Oeiras. 

10h37: Zicky Té em declarações aos jornalistas: 

"Ainda me falta ganhar muita coisa. Maturidade, principalmente. Tenho que melhorar em muitos aspetos."

10h33: A comitiva lusa deixa agora o Palácio de Belém e vai até à zona exterior para mostrar o troféu aos adeptos. 

10h30: Jorge Braz, selecionador português, em declarações à saída da cerimónia. 

"Somos todos especiais. Eu só lidero esta equipa. Esperamos ser uma inspiração."

10h20: Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, cumprimentam agora todos os elementos da comitiva. 

10h18: Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, toma a palavra: 

"Um europeu, um mundial e um europeu não caem do céu. São fruto deste trabalho. Mas só isso não chega. A preparação é muito importante, mas depois chega aquele momento decisivo no qual se ganha ou se perde. Aí fomos muito portugueses. E o que é isso? É ser heroico nos momentos cruciais. Podemos estar a perder, mas damos a volta. Na meia final e na final eu tinha a certeza que iríamos virar o jogo. Porquê? Porque Jorge Braz e porque vocês, campeões em 2018 e em 2021, iam virar os jogos, serenamente e calmamente. (...) Aquele golo no penúltimo segundo, tenho de admitir que é uma espécie de brinde adicional depois de uma grande exibição. Fomos muito portugueses. Lutámos, soubemos esperar, não perdemos a cabeça, mantivemos a motivação, sustentámos a garra e ganhámos. Isso é um bom exemplo para o país e para as nossas representantes femininas que dentro de poucos dias [vão entrar em ação]. É um grande estímulo. Mas também é para os nossos jogadores que vão lutar pelo Qatar. Eles têm que fazer aquilo que vocês fizeram. Vai correr bem na ponta final. É um estímulo para o país. Temos muitos fundos europeus, é verdade. É fundamental que sejam bem utilizados, com tempo, rigor, eficácia e profissionalismo."

"O futsal pode ser inspirador para todo o país. Por isso eu disso logo ao Jorge Braz: Têm de vir cá enquanto estão frescos. Desembarcam e seguem para Belém. Já uma tradição e temos de a manter no próximo mundial. Só não recebem o que vão receber porque foi tudo muito depressa. Mas vão receber, como receberam em 2018 e em 2021. Mas, para já, recebem o abraço. O meu abraço, do ministro e o abraço de todos os portugueses. Portugal esteve convosco."

10h11: João Matos, capitão da seleção, toma a palavra: 

"É bem mais fácil jogar uma final europeia do que estar aqui a falar neste microfone. Estivemos aqui há cinco anos pela primeira vez, voltámos cá há quatro meses e não há duas sem três. Tocámos o céu, subimos ao topo da montanha e chegámos lá. As grandes batalhas são para os grandes guerreiros e aqui estão 30 guerreiros. Isto é ser português: superação, ambição e talento. Somos muito grandes e estamos de parabéns pelo que conquistamos." 

"Deixo também, em nome destes 14 atletas, uma palavra ao Jorge Braz. A forma como prepara, a forma organizada e pensada que leva tudo este processo, e depois aquele lado amigo com uma palavra de incentivo. Todos nós temos um carinho especial por este senhor. Devemos-lhe muito. Esse lado de união e de família que falamos é mesmo verdadeiro. Este senhor faz parte da história do futsal e do desporto português." 

10h03: Fernando Gomes, presidente da FPF, toma a palavra: 

"Creio que este é o 14.º troféu que trago a si, senhor presidente, durante os seus mandatos. Não se ganha sempre. Muitas das vezes perde-se. Mas é nas derrotas que conseguimos criar condições para sermos mais fortes e conseguirmos as vitórias. Antes de 2018, esta seleção perdia quase sempre. Mas conseguimos dar a volta. É esta ambição que queremos manter, nem nunca esquecer o papel da FPF."

"Gostaria de destacar o espírito deste grupo. É um grupo fantástico que faz da união, da garra, do talento... Assistimos a vitórias verdadeiramente fantásticas. Deram a volta aos momentos menos positivos e tornaram essas vitórias ainda mais saborosas. Vão ser lembrados para sempre."

"Uma palavra ao Jorge Braz. Não é por acaso que é este o caminho a ser seguido. Com a sua capacidade de organização, a capacidade de liderança, e com o seu staff, conseguiu colocar o futsal português num patamar de excelência do panorama mundial. Este foi mais um desafio superado. Temos mais por superar, do feminino aos sub-19."

"Tudo iremos fazer para conseguir uma conquista coletiva do feminino. Quero, também, deixar uma palavra aos clubes e aos dirigentes, que conseguiram manter os escalões de formação a funcionar nestes dois anos de pandemia. É muito importante manter isto, tal como se pode constatar pela juventude desta seleção." 

10h02: Os jogadores também já entraram e surgem com as medalhas da conquista. 

10h00: Fernando Gomes, presidente da FPF, equipa técnica e João Matos, capitão, já estão na Sala das Bicas. A Taça do Europeu também já está presente.

09h58: A comitiva lusa já está no Palácio de Belém para ser recebida por Marcelo Rebelo de Sousa. 

09h35: Jogadores e equipa técnica já estão no autocarro e vão agora seguir viagem até ao Palácio de Belém. .

09h32: Erik Mendonça em declarações aos jornalistas

"Somos efetivamente os melhores do mundo. O jogo mais marcante foi com a Espanha. Provámos que quando é a doer, os portugueses podem ser felizes."

09h30: Regista-se agora um pequeno momento de comunhão entre jogadores e adeptos. Muitas fotografias e autógrafos. 

09h28: André Sousa, guarda-redes da seleção nacional, radiante com a conquista. "Muito cansaço acumulado. Acredito que os portugueses estejam orgulhosos no nosso percurso. É um momento único."

09h26: Aí estão os campeãos europeus recebidos pelos adeptos na zona de chegadas do Aeroporto Humberto Delgado! Jorge Braz, selecionador, e João Matos, capitão, mostram o mais recente troféu aos adeptos. 

09h16: Os jogadores abandonam agora o avião. O ambiente é de festa, claro. 

09h10: Bebé, guarda-redes que foi um dos protagonistas do título mundial e que falhou a presença neste Europeu por lesão, também já está no Aeroporto e vai juntar-se à comitiva lusa. 

"Quero estar com eles, dar-lhes um abraço pessoalmente e festejarmos todos juntos. Muitos nervos, quando o jogo acabou parecia que tinha acabado de jogar também", disse Bebé aos jornalistas. 

09h00: A seleção nacional de futsal aterrou, esta segunda-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, poucas horas depois de revalidar o título de campeão europeu nos Países Baixos. A comitiva lusa tinha algumas dezenas de adeptos á sua espera no Aeroporto e vai ser recebida, às 10 horas, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. 

Leia Também: As imagens da festa portuguesa em Amesterdão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

O que tem o Estrela da Amadora a ver com a estreia de Amorim no United?

Redes Sociais

O que tem o Estrela da Amadora a ver com a estreia de Amorim no United?

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Por que é que a Ford já não faz carros como o Puma coupé?

Ford

Por que é que a Ford já não faz carros como o Puma coupé?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas