Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Benfica arrebita e dá conta do Tondela como não fazia há dois meses

Águias não marcavam três ou mais golos fora desde a 14.ª jornada da I Liga

Benfica arrebita e dá conta do Tondela como não fazia há dois meses
Notícias ao Minuto

20:57 - 07/02/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Benfica regressou às vitórias nesta segunda-feira ao vencer o Tondela por 3-1. As águias apanharam um susto que lhes deu força para ultrapassar o beirões.

O primeiro golo foi marcado mesmo pelo Tondela, mas acabou anulado por fora-de-jogo de Salvador Agra. Logo a seguir, aos 23 minutos, os encarnados responderam com golo de Everton. O 2-0 surgiu dos pés de anjo de Darwin Núñez, que fez o golo da noite num remate ao ângulo. O Tondela voltou do intervalo melhor, mas Gonçalo Ramos fechou o jogo com o 3-0. Os auriverdes ainda reduziram aos 87 minutos, mas já era tarde demais.

Com este resultado, o Benfica segue em terceiro com 47 pontos, ganhando maior fôlego a segurar o terceiro lugar. O Tondela fica apertado no 13.º lugar com 20 pontos.

Filme do jogo

A primeira parte começou logo bastante animada. Em dois minutos, ambas as equipas já tinham chegado a zonas ofensivas, tendo o Benfica criado maior perigo. Porventura, pareceu tudo meio atabalhoado, sem grande fio condutor.

Se o regresso de Darwin ao onze provou ser uma grande melhoria para a fluidez do ataque encarnado, o resto da equipa parecia não saber tirar benefício disso. O uruguaio ia mexendo com a defesa adversária, enquanto o ataque adversário ia mexendo com a defesa do Benfica.

A equipa das águias parecia até algo nervosa na partida. Logo aos 11 minutos, Vertonghen perdeu a paciência e foi para cima de Ricardo Alves que levava a bola nas mãos para atrasar um livre à entrada da área do Benfica. Sem qualquer razão, o belga teve tal comportamento que poderia ter sido admoestado com cartão, mas não foi o único. Até no banco de suplentes se sentiu algum nervoso com aquilo que se passava em campo e que mostrava alguma fragilidade anímica. 

O momento desconcertante das águias permitiu que o Tondela fosse chegando ao seu meio campo. O primeiro remate dos beirões saiu aos 18 minutos e já trazia um bilhete a anunciar perigo. Pouco depois, a bola entrou na baliza de Vlachodimos, mas o golo acabou por ser anulado pelo VAR. Foi um verdadeiro alívio para o Benfica, que aos 23 minutos chegou ao golo de forma meio surpreendente, tendo em conta a corrente do jogo nos minutos anteriores. Everton foi o autor de um golo que confirmou o seu melhor momento com a águia ao peito, nada a ver com o Everton que jogava antes da chegada de Nélson Veríssimo à equipa principal.

Pouco depois, foi a vez de Darwin fazer o 2-0 com um golaço e o Benfica ia do oito ao oitenta. Em pouco mais de meia hora, as águias foram apertadas, respiraram fundo e foram crescendo, mas nunca bem no plano defensivo. Weigl, Lázaro e Vertonghen não tiveram o melhor dos dias nesta segunda-feira e ficou bem visível quando o Tondela criou perigo quase sem esforço já em cima do intervalo.

Parecia que a pausa não tinha feito bem ao Benfica. Foram mesmo os beirões que voltaram com a vontade toda e a bola não saiu de perto da baliza de Vlachodimos durante os primeiros cinco minutos da segunda parte. A verdade é que os encarnados iam ganhando maior 'à vontade' depois de toda a construção mental dos primeiros 45 minutos e conseguiram chegar com facilidade ao 3-0. Gonçalo Ramos mostrou bastante tranquilidade frente a Trigueira e fez o golo que mudou o semblante dos benfiquistas e o rumo do jogo.

A partir desse golo, o jogo foi pintado de vermelho, com o Tondela a cair de produção de forma abrupta. Os auriverdes ainda perderam um jogador, isto quando Neto Borges deu um pisão a Darwin, apesar de ser passível de discussão. O brasileiro estava de costas para o uruguaio e não terá visto o posicionamento do adversário, mas o entendimento de João Pinheiro foi outro. Quando ninguém dava nada pelos da casa, apareceu um golo de Eduardo Quaresma para fechar o marcador nos 3-1. Podia dar em algo, mas o Benfica já estava confortável e a pilha do adversário já estava gasta.

O Benfica regressou às vitórias e vai para a 22.ª jornada da I Liga menos longe dos dois rivais, que se encontram no Dragão. A situação do Tondela fica perigosa, estando a escassos pontos de chegar à zona de despromoção. 

Momento do jogo: O golo anulado ao Tondela que deu um 'clique' à equipa do Benfica. Foi a partir desse golo que o comportamento das águias mudou para melhor. A equipa sentiu-se mais tranquila dentro de campo e fora dele e inspirou-se para fazer aquilo que não fazia há dois meses: marcar três ou mais golos fora de casa.

Pré-jogo

17h58: Do lado do Tondela, Pako perde Sagnan, Pedro Augusto e Rafael Barbosa em relação ao último onze, todos por castigo, e ainda Tiago Dantas, que está emprestado pelo adversário. Para os lugares, entram Ricardo Alves, João Pedro e Boselli. Nos bancos senta-se o regressado Dadashov e os estreantes Marcelo Alves, Sessi D'Almeida e Matías Lacava.

17h57: Quanto às escolhas, Nélson Veríssimo volta a mexer no onze do Benfica. André Almeida, Meité e Diogo Gonçalves voltam ao banco para darem lugar a Lázaro, Darwin Núñez e Rafa Silva. Pizzi e João Mário saltam fora da convocatória e reentram Morato e Gil Dias.

17h56: Esta é a segunda vez que os dois emblemas se encontram nesta temporada. Na primeira volta do campeonato, a equipa das águias venceu os beirões por 2-1 na Luz.

17h55: Boa tarde! Tondela e Benfica encontram-se nesta segunda-feira em jogo da 21.ª jornada da I Liga.

Onzes iniciais

Tondela: Trigueira; Tiago Almeida, Ricardo Alves, Eduardo Quaresma, Neto Borges; Boselli, Undabarrena, João Pedro; Javier Avilés, Salvador Agra e Daniel dos Anjos.

Benfica: Vlachodimos; Valentino Lázaro, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo, Everton, Rafa; Darwin Núñez e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Benfica vai defrontar nesta segunda-feira o Tondela, em jogo a contar para a 21.ª jornada da I Liga. As águias estão no meio de uma crise de resultados e procuram a melhor série sob o comando de Nélson Veríssimo. Já o Tondela, que vem de uma vitória suada em Portimão, vai tentar manter a fase satisfatória.

Os encarnados, que ainda não se arredaram da luta pelo título, estão, na verdade, cada vez mais longe da liderança, a 15 pontos de FC Porto e nove de Sporting. O Tondela vai lutar por algum desafogo na corrida pela manutenção, estando a escassos três pontos da zona de despromoção.

O pontapé de saída está agendado para as 19h no Estádio João Cardoso e poderá acompanhar as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Tondela-Benfica: Águias visitam Beira Alta em plena crise de resultados

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório