Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 13º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

'Anticiclone' Darwin reaproxima Benfica da luta pela 'Champions'

Avançado uruguaio bisou no segundo tempo e permitiu que os encarnados reentrassem na luta pelo segundo lugar, que está agora a apenas quatro pontos de distância.

'Anticiclone' Darwin reaproxima Benfica da luta pela 'Champions'
Notícias ao Minuto

19:58 - 12/02/22 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Benfica conseguiu, este sábado, regressar às vitórias no Estádio da Luz, vencendo na receção ao Santa Clara, por 2-1, em jogo da 22.ª ronda da I Liga.


Mohebi abriu o marcador para os açorianos, mas um bis de Darwin Núñez no segundo tempo permitiu a conquista dos três pontos.

Filme do jogo:

Nélson Veríssimo repetiu o onze da vitória em Tondela e viu a sua equipa assumir, desde logo, a iniciativa de jogo. Gonçalo Ramos deu o primeiro aviso aos açorianos, mas o remate do avançado português passou muito ao lado da baliza de Marco Pereira.

O Benfica carregava à procura do golo, mas o desacerto de Darwin impediu a abertura do marcador. Aos 14 minutos, Rafa a libertou Darwin, que ao tentar colocar a bola fora do alcance do guarda-redes, acabou por rematar ao lado, numa jogada em que o uruguaio podia ter feito melhor.

Seguiu-se depois aquela que foi a maior oportunidade de golo do Benfica nesta primeira parte. Aos 19 minutos, Vertonghen recuperou a bola a meio-campo e, numa jogada rápida, surgiu a recebê-la de volta na área, para o remate ao poste da baliza açoriana.

Costuma-se dizer que quem não marca sofre, e foi mesmo o que aconteceu na Luz aos 22 minutos. Rui Costa conduziu uma rápida jogada de contra ataque pela esquerda e atirou para defesa difícil de Vlachodimos. Na recarga, Mohebi apareceu a encostar para a baliza, mas o golo foi anulado pelo árbitro assistente. Ainda assim, e depois do recurso ao VAR, Hélder Malheiro validou o golo dos açorianos visto que o iraniano estava 14cm em jogo.

O Benfica foi muito penalizado pelo golo do adversário, e o Santa Clara aproveitou a intranquilidade das águias para causar mais calafrios na Luz. Primeiro foi Boateng que, aos 34 minutos, cabeceou a rasar o golo, e depois Óscar Barreto, em cima do intervalo, atirou para uma defesa a dois tempos de Odysseas Vlachodimos.

A etapa complementar trouxe um Santa Clara atrevido e à procura do segundo golo no encontro, mas rapidamente se percebeu que o Benfica estava num patamar acima dos açorianos para estes segundos 45 minutos. Com a equipa da Luz a demorar a responder, Nélson Veríssimo lançou no jogo Roman Yaremchuk e Taarabt, que mexeram com a partida e deram um outro colorido ao futebol ofensivo dos encarnados, ao ponto de terem estado envolvidos nos golos que carimbaram a reviravolta dos encarnados.

O empate na Luz surgiu aos 60 minutos. Mikel Villanueva fez falta sobre Rafa dentro da grande área e Hélder Malheiro apontou de pronto para a marca de grande penalidade. Chamado a converter, o uruguaio Darwin Núñez não desperdiçou. O dianteiro voltaria a 'molhar a sopa' dois minutos depois. Roman Yaremchuck encontrou o companheiro solto ao segundo poste que apenas teve de rematar para a cambalhota no marcador.

Com a vantagem conquistada, o Benfica tentou controlar as incidências da partida, mas o Santa Clara nunca deixou de procurar o empate. Os açorianos pressionaram muito, mas a defesa encarnada foi afastando o perigo e as águias conseguiram segurar a curta vantagem que lhes permite reentrar na luta pelo segundo lugar, que dá acesso direto à Liga dos Campeões.

Com este resultado, o Benfica passa a somar 50 pontos e reduz apenas para quatro a distância para o segundo classificado Sporting. O Santa Clara é o 10.º classificado com 24 pontos.

Momento do jogo: O golo de penálti de Darwin Núñez permitiu ao Benfica partir para a reviravolta no marcador, num jogo que estava difícil para a turma liderada por Nélson Veríssimo.

Equipas iniciais:

Onze do Benfica: Odysseas, Valentino, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Paulo Bernardo, Gonçalo Ramos, Rafa, Everton e Darwin

Suplentes do Benfica: Svilar, André Almeida, Morato, Meïte, João Mário, Taarabt, Diogo Gonçalves,  Nemanja e Yaremchuk

Onze do Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, Boateng, Villanueva, Mansur, Hide Morita, Anderson Carvalho, Ricardinho, Mohebi, Barreto e Rui Costa.

Suplentes do Santa Clara: Ricardo Fernandes, João Afonso, Rúben Oliveira, Paulo Henrique, Tassano, Romão, Nené, Pipe Gomez e Tagawa.

Antevisão:

O Benfica procura este sábado reduzir distâncias para as equipas da frente da I Liga, na receção ao Santa Clara, depois do empate entre o FC Porto e o Sporting (2-2), na abertura da 22.ª jornada.

A formação lisboeta entra em campo a 13 pontos do líder FC Porto e a sete do Sporting, mas pela frente terá um adversário que, nesta época, já venceu o FC Porto, na Taça da Liga, e que impôs a primeira derrota ao Sporting no campeonato. Para além disso, os açorianos estão na sua melhor fase da temporada e não perdem há cinco encontros (três vitórias e dois empates).

A partida entre Benfica e Santa Clara tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências do mesmo na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório