O FC Porto empatou, esta quinta-feira, no reduto da Lazio (2-2), resultado que permite aos dragões o apuramento para os oitavos' da Liga Europa, em função da vantagem de 2-1 obtida no Dragão (4-3 no agregado).
O conjunto italiano chegou à vantagem aos 19 minutos, por intermédio de Immobile, que ainda viu o golo ser-lhe anulado por duas ocasiões. Os azuis e brancos responderam, embora a muito custo, e chegaram ao empate num penálti de Taremi, à passagem da meia hora de jogo. No segundo tempo, Uribe deu a volta ao texto e, apesar de ter visto Cataldi empatar nos descontos, é o FC Porto quem tem motivos para sorrir.
Penálti colocou 'água na fervura' italiana
Quente, intenso e lutador. O primeiro tempo do encontro não poderia ter sido mais frenético. Os dragões até pareciam ter entrado com relativa segurança, perante uma Lazio mais agressiva nos duelos, mas tudo desmoronou num ápice. A equipa de Sarri passou a apostar na profundidade e desequilibrou a defesa portista, como poucas se viu ao longo da época, de tal forma que, em meia dúzia de minutos, festejou por três vezes. Sim, três vezes, mas apenas uma foi validada.
E foi Ciro Immobile, a novidade na convocatória, a assumir-se como o protagonista de todos os lances. Aos 17 e aos 23 minutos, o ponta de lança empurrou a bola para o fundo das redes, mas foi apanhado em fora de jogo pelo árbitro assistente nessas duas vezes. Contudo, pelo meio, ao minuto 19, Milinkovic-Savic desmarcou Immobile e 'arrepiou caminho' em direção ao golo que empatou a eliminatória.
O FC Porto tentou reagir a muito custo e foi num lance de insistência, após uma bola parada, que surgiria o momento perfeito para colocar 'água na fervura' dos italianos, à passagem da meia hora de jogo. Uma primeira análise de simulação de Taremi na grande área transformou-se numa grande penalidade, alertada pelo VAR e revista pelo árbitro, que permitiu ao iraniano recolocar a equipa portuguesa na frente da eliminatória.
A Lazio estava a dominar até essa altura e sentiu o golo de tal modo que, até ao intervalo, não conseguiu criar perigo a Diogo Costa, perante um FC Porto a assumir mais cautelas após o empate
Empate no final não ofuscou reação azul e branca
As equipas regressaram do intervalo com as lições ofensivas bem estudadas e isso ficou patente na forma como conseguiram soltar-se do adversário para chegarem à baliza contrária com critério.
Logo nos primeiros dez minutos, à semelhança da entrada no segundo tempo do jogo anterior, o FC Porto criou três lances de muito perigo e deu claras ameaças de que poderia dar a volta ao texto. Pepê atirou ao lado e Otávio e Vitinha obrigaram Strakosha a defesas incompletas. Do outro lado, seria Luis Alberto a reagir e a tentar criar desconforto ao guardião português.
O tento da reviravolta chegaria sensivelmente a meio do segundo tempo. Já com Galeno em campo, que tinha assustado momentos antes, Taremi combinou bem com Uribe no interior da área e o colombiano atirou para nova remontada diante da Lazio, obrigando os italianos a ter de marcar dois golos para levar o jogo a prolongamento.
Os dragões foram aproveitando os contra-golpes para rondar o terceiro golo, mas seria a equipa de Sarri a ameaçar veemente o empate no encontro. Luis Alberto assustou por mais duas vezes, uma das quais ao ferro, e Immobile viu a cara de Diogo Costa negar-lhe novo golo na partida. Tudo isto dentro do último um quarto de hora.
Já em tempo de descontos, depois de muita insistência, a bola voltou a ser travada pelo ferro, num remate de Immobile, mas Cataldi apareceu no sítio certo para empatar o encontro, reduzido apenas a diferença no total da eliminatória.
Com este resultado, o FC Porto fecha a eliminatória com um agregado favorável de 4-3 e Sérgio Conceição volta a demonstrar que sabe como bater as equipas italianas.
Momento do jogo: O penálti que deu o empate ao FC Porto. À priori, poderá parecer precoce, mas foi mesmo o lance-chave do encontro perante as circunstâncias adversas dos dragões na primeira meia hora. Taremi foi pisado na grande área, levou amarelo por simulação, mas o VAR alertou o árbitro e o FC Porto dispôs de uma grande penalidade (entretanto convertida pelo próprio Taremi) num momento crucial do encontro.
Onzes
Lazio: Thomas Strakosha; Radu, Luis Felipe, Patric, Adam Marusic; Lucas Leiva, Milinkovic-Savic, Luis Alberto; Pedro Rodríguez, Ciro Immobile e Felipe Anderson.
FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Bruno Costa; Uribe, Vitinha, Otávio, Pepê; Toni Martínez e Taremi.
Antevisão
Num embate que marca o regresso de Sérgio Conceição ao Olímpico de Roma, onde atuou pela Lazio dezenas de vezes, o FC Porto vai tentar carimbar o apuramento para os 'oitavos' da Liga Europa, após o triunfo por 2-1 no Dragão.
Os azuis e brancos foram mais fortes nos primeiros 90 minutos da eliminatória, mas a curta vantagem não permite grande conforto à equipa portuguesa que, apesar de saber que o empate é suficiente, irá tentar alcançar um triunfo histórico.
Histórico porque, até ao momento, não houve nenhuma equipa portuguesa a conseguir triunfar no reduto da Lazio, sendo que só duas conseguiram marcar golos. O FC Porto não foi além de um nulo no marcador em 2002/03, nas meias-finais da Taça UEFA, mas curiosamente esse resultado foi suficiente para carimbar o acesso à final (onde venceria o Celtic), após um triunfo por 4-1 na primeira mão. A repetir-se, isso significará nova passagem azul e branca... mas para os 'oitavos' da Liga Europa.
De recordar que o FC Porto ambicionava a continuidade na Liga dos Campeões, mas perdeu o lugar para o Atlético de Madrid, enquanto a Lazio que não foi além do segundo lugar no grupo E da Liga Europa, ficando atrás do Galatasaray e sendo obrigada a disputar os play-offs.
O jogo entre Lazio e FC Porto terá lugar no Olímpico de Roma, será ajuizado pelo árbitro alemão Deniz Aytekin e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 17h45 (hora de Portugal Continental).