As Federações de Polónia, Suécia e República Checa emitiram, ao início da tarde desta quinta-feira, um comunicado conjunto no qual apelam à FIFA e à UEFA para retirarem a Rússia como palco dos playoffs de apuramento para o Campeonato do Mundo.
Os três organismos condenaram "categoricamente as agressões da Rússia para com a Ucrânia", que se iniciaram pela madrugada, e atiraram: "Os jogos dos playoff para o Campeonato do Mundo do Qatar não devem ser realizados na Federação russa".
"Os signatários deste apelo não consideram viajar para a Rússia e jogar jogos lá. A escalada militar que estamos a observar significa consequências graves e segurança consideravelmente reduzida para as nossas seleções e delegações oficiais", pode ler-se.
"Nesse sentido, esperamos que a FIFA e a UEFA reajam imediatamente e apresentem soluções alternativas a propósito de locais onde estes jogos dos playoffs que se aproximam possam ser disputados", completa a nota oficial.
Polónia e Rússia, recorde-se, têm jogo agendado no próximo dia 24 de março, em Moscovo. O vencedor deste embate terá pela frente Suécia ou República Checa, na final do playoff, sendo esta disputada, também, em solo russo.
Leia Também: UEFA reúne de emergência e final da Champions deve mudar de local