A UEFA decidiu, esta sexta-feira, mudar a final da Liga dos Campeões para Paris, retirando a mesma de São Petersburgo, na Rússia. O Stade de France é, assim, o novo palco da final da maior prova de clubes. A decisão da UEFA tem por base os ataques da Rússia à Ucrânia.
"O Comité Executivo da UEFA decidiu transferir a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo para o Stade de France, em Saint-Denis. O jogo será jogado como inicialmente programado no sábado, 28 de maio, às 21 horas", pode ler-se no comunicado da UEFA.
The 2021/22 UEFA Men’s Champions League final will move from Saint Petersburg to Stade de France in Saint-Denis.
— UEFA (@UEFA) February 25, 2022
The game will be played as initially scheduled on Saturday 28 May at 21:00 CET.
Full statement: ⬇️
A UEFA agradece a Emmanuel Macron, presidente francês, "pelo apoio pessoal e empenho em transferir o jogo mais prestigiado do futebol europeu de clubes para França num momento de crise sem precedentes".
A final, que está agendada para 28 de maio, teria lugar em São Petersburgo, num estádio construído para o Mundial'2018 e financiado pela gigante de energia Gazprom, uma das grandes patrocinadoras da UEFA. O novo local da final será o Stade de France, no norte de Paris.
Alterações para clubes e seleções de Rússia e Ucrânia
A UEFA também anunciou, no mesmo comunicado, que o Comité Executivo decidiu que todos os clubes e seleções russas e ucranianas que estejam a participar nas competições da UEFA terão de disputar os jogos não nos respetivos estádios, mas sim em estádios neutros até novo aviso, isto sempre que jogarem na condição de visitados.
[Notícia atualizada às 09h58]
Leia Também: "Só as grandes equipas conseguem fazer o que o Benfica fez ao Ajax"