Depois da palavra do Tondela sobre o ocorrido nesta sábado no final da partida frente ao Famalicão, foi a vez dos minhotos se pronunciarem. Em comunicado, o clube famalicense reiterou a versão dos factos já dada conhecer e mostrou-se ao lado de Gustavo Assunção que foi chamado de 'macaco'.
"O testemunho do nosso jogador Gustavo Assunção é claro e denuncia ter sido “chamado de macaco” pelo médio do Clube Desportivo Tondela durante a partida da 24.ª jornada da Liga Portugal Bwin. Consideramos este episódio Configurador de um crime e completamente intolerável, esperando que as autoridades competentes do futebol profissional continuem a sua missão de combate a este tipo de situações tendo sempre presente o caso reportado", pode ler-se no comunicado publicado, sendo notável a não menção ao jogador que originou a situação.
O Famalicão ainda se declarou contra todos os tipos de ações racistas e pediu às autoridades competentes a investigação do caso. "Num mundo atualmente dividido, é nossa obrigação moral estabelecer um precedente para as gerações futuras sobre o que é certo e errado. Isto vai além de um jogo ou da competição. Isto é sobre a humanidade. O Futebol Clube de Famalicão mostra-se, como tal, totalmente solidário com o jogador Gustavo Assunção e vinca total empenho no combate ao racismo e a todo o tipo de crimes de ódio", concluiu.
Leia Também: Gustavo Assunção terá ouvido insultos racistas no Famalicão-Tondela