Benfica 'despacha' Vitória SC e encurta distância para o rival Sporting

Águias regressaram aos triunfos à boleia de Gonçalo Ramos e Darwin e aproximam-se dos leões na tabela classificativa. Yaremchuk recebeu a ovação da tarde na Luz.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
27/02/2022 19:52 ‧ 27/02/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Benfica recebeu e venceu o Vitória SC (3-0), este domingo, em jogo da 24.ª jornada da I Liga. As águias, que haviam empatado na ronda anterior no Bessa, aproveitaram o deslize do rival Sporting na Madeira, há precisamente 24 horas, para recuperar terreno na tabela classificativa. São agora quatro os pontos que separam os dois rivais eternos de Lisboa. 

Gonçalo Ramos abriu as contas, Darwin Núñez bisou, mas o jogador mais aplaudido esta tarde na Luz foi outro: Roman Yaremchuk, o avançado ucraniano das águias que foi a jogo aos 62 minutos. 

Filme do jogo 

Gilberto ameaçou Bruno Varela, mas a primeira grande ocasião de golo aconteceu na baliza oposta aos oito minutos. Estupiñán apareceu na cara de Odysseas, mas o guardião grego levou a melhor no duelo frente ao colombiano. O mesmo filme repetiu-se cinco minutos depois. O avançado do Vitória SC voltou a aparecer em boa posição para marcar, mas Odysseas voltou a barrar a baliza encarnada. 

A falta de eficácia dos vitorianos ia custar caro minutos mais tarde. Meité encontrou Gilberto no corredor direito, o lateral brasileiro cruzou para o coração da grande área onde Gonçalo Ramos disparou, sem pensar duas vezes, e abriu o marcador na Luz aos 23 minutos. 

O Benfica ficou confortável com a vantagem e viria a ampliar a mesma ainda antes do intervalo. Novamente com Meité a descobrir Gilberto que, desta feita, cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Darwin Núñez (36') que desferiu um belo golpe e bateu Bruno Varela. 

A segunda parte foi um espelho da primeira e o Benfica aproveitou para ampliar a vantagem logo nos primeiros minutos. Gonçalo Ramos sofreu uma grande penalidade e Darwin Núñez não perdoou no duelo com Bruno Varela. 

O terceiro golo do Benfica acabou por encerrar, quase por completo, a história da partida, ainda que o momento mais marcante tenha acontecido aos 62 minutos. Nélson Veríssimo decidiu operar uma tripla alteração e Roman Yarmechuk foi um dos jogadores escolhidos para ir a jogo. O avançado ucraniano recebeu uma ovação bem audível por parte dos adeptos e ainda foi presenteado com a braçadeira de capitão que estava a ser usada, até então, pelo belga Jan Vertonghen. O público presente na Luz não ficou indiferente ao momento, por conta do que se passa na Ucrânia, e aplaudiu de pé o gesto. 

O jogo entrou num ritmo morno, com o Vitória SC a tentar apontar o tento de honra, mas sem sucesso na missão de bater Odysseas. Por seu turno, o Benfica também não deixava de espreitar o quarto golo, com uma preocupação visível de tentar oferecer o mesmo a Yaremchuk. 

Antes do apito final, nota para a estreia de Tomás Araújo na I Liga, jovem defesa central formado no Seixal que entrou para o lugar de Jan Vertonghen. 

Com este triunfo, o Benfica totaliza 50 pontos ao fim de 24 jornadas e está agora a quatro pontos do rival Sporting, atual segundo classificado. O FC Porto, líder do campeonato, tem 63 pontos, mas ainda não entrou em campo nesta jornada. Por seu turno, o Vitória SC continua a sofrer golos atrás de golos, mas mantém o sexto lugar com 30 pontos amealhados.

Momento do jogo: Nesta altura há coisas mais importantes do que o futebol. Aquele momento aos 62 minutos merece total destaque. Absolutamente arrepiante. Yaremchuk não conteve as lágrimas.  

Equipas iniciais

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Gilberto, Morato, Vertonghen, Grimaldo; Meïte, Taarabt, Rafa, Everton; Gonçalo Ramos e Darwin.

Suplentes: Helton, Valentino, Tomás Araújo, Rafael Brito, Paulo Bernardo, João Mário, Radonjic, Diogo Gonçalves e Yaremchuk

ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; Miguel Maga, Jorge Fernandes, Mumin, Rafa Soares; Alfa Semedo, André Almeida, Tiago Silva; Rochinha, Rúben Lameiras e Estúpiñán. 

Suplentes: Trnal, Borevkovic, Geny, Sílvio, Bamba, Quaresma, Bruno Duarte, Nélson da Luz e Janvier.

Antevisão

Benfica e Vitória SC medem forças, este domingo, em jogo da 24.ª jornada da I Liga. Após o empate frente ao Boavista na ronda anterior, as águias tentam recuperar terreno face ao segundo lugar, precisamente 24 horas depois de o Sporting ter tropeçado na Madeira, em plena visita ao Marítimo. 

O pontapé de saída está agendado para as 18 horas. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Óbito

Morreu Victor Mano, antigo recordista nacional dos 100 metros

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas