Garry Kasparov, a personalidade mais mediática do mundo do xadrez, voltou a tecer duras críticas contra Vladimir Putin, comparando-o a um escorpião e fazendo alusão a uma fábula persa.
"O melhor vidente do comportamento futuro é o comportamento passado. Os bombardeamentos de Putin a civis na Ucrânia eram inevitáveis. Tentar explicar isto como um mistério é como tentar explicar por que é que o escorpião pica o sapo na velha fábula persa. É a sua natureza", pode ler-se na publicação realizada pelo russo na rede social Twitter.
Recordar que o Escorpião e o Sapo é uma fábula sobre um escorpião que pede a um sapo que o leve através de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta que se picar o sapo, o sapo iria afundar e o escorpião iria afogar-se.
O sapo concorda e começa a carregar o escorpião, mas, no meio do caminho, o escorpião acaba por ferroar o sapo, condenando ambos à morte. Quando questionado pelo sapo por que havia lhe picado, o escorpião responde que esta é a sua natureza e que nada poderia ser feito para mudar o destino.
The best predictor of future behavior is past behavior. Putin bombing civilians in Ukraine today was inevitable. Trying to explain it like a mystery is like trying to explain why the scorpion stings the frog in the old Persian fable. It is his nature. https://t.co/xPMp15RUL4
— Garry Kasparov (@Kasparov63) March 1, 2022
Leia Também: Kasparov apela ao Ocidente para excluir Rússia dos mercados financeiros
Leia Também: Kasparov arrasa Putin: "É um monstro, a cobra que o mundo livre aninhou"