A seleção de râguebi da Nova Zelândia pediu, esta quarta-feira, desculpa por ter partilhado uma mensagem polémica nas redes sociais.
"Sempre agradecidos a todas as mulheres nas nossas vidas que nos permitiram jogar o desporto que amamos. Colegas, mães, filhas, médicas, fisioterapeutas, árbitras, administradoras e fãs", pode ler-se na mensagem, publicada no âmbito do Dia da Mulher, e que está acompanhada por uma foto de jogadores com as suas esposas, filhas e mães.
Segundo a publicação neozelandesa Stuff, a seleção terá pedido desculpas por não ter “focado bem” a mensagem que queria transmitir neste dia. A reação surge depois de muitos utilizadores do Twitter terem criticado a escolha de fotografias dos All Blacks, como a seleção é conhecida.
Alguns dos críticos questionaram-se por que razão não decidiu a seleção partilhar fotografias das Black Ferns, que são a equipa feminina. “As Black Ferns são atualmente campeãs e este post escolhe ignorar a sua existência e agradecer às mulheres que 'permitem' que os homens possam jogar", escreveu no Twitter a antiga jogadora Kat Merchant. A jogadora de râguebi britânica lembrou ainda que um dos jogadores que aparece nas fotografias, Sevu Reece, foi acusado de violência doméstica pela namorada, tendo-se considerado culpado.
Forever grateful to all the women in our lives that allow us to play the game we love. Partners, mothers, daughters, doctors, physios, referees, administrators and fans. Appreciate you every day ️#IWD2022 #internationalwomensday pic.twitter.com/EnC8fXWQtF
— All Blacks (@AllBlacks) March 7, 2022
Leia Também: Marcelo elogia papel das mulheres, pede mais passos contra discriminação