Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Uma primeira parte 'à Braga' bastou. Carvalhal pediu e a equipa cumpriu

Minhotos ficam mais perto do apuramento para os 'quartos' da Liga Europa.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
10/03/2022 21:57 ‧ 10/03/2022 por Miguel Simões

Desporto

Liga Europa

O Sporting de Braga recebeu e venceu, esta quinta-feira, o AS Monaco (2-0), com um golo de Abel Ruiz a abrir e outro de Vitinha a fechar o encontro. Cresce o sonho dos bracarenses em chegar aos 'quartos' da Liga Europa.

O jogo não podia ter começado melhor para a equipa minhota, que aos três minutos já vencia com golo do avançado espanhol. Os franceses responderam com dois golos (que seriam anulados), mas era o conjunto português que ia acumulando as melhores ocasiões.

A formação de Carvalhal baixou no terreno na segunda parte, protegeu a curta vantagem e a verdade é que o AS Monaco poucos argumentos apresentou para conseguir empatar. No final, marcou o recém-entrado Vitinha para dar maior conforto para a segunda mão em França.

Marcar, estancar, reagir e assustar

Que primeira parte extremamente alucinante. Oportunidades para um lado e para o outro. Sustos e defesas para os dois lados. Mas no que toca a bolas dentro das balizas, um golo validado para o Braga e dois anulados para o AS Monaco.

Ainda nem estavam decorridos três minutos de jogo e já Abel Ruiz estava a aproveitar uma onda de ressaltos para se enquadrar com a baliza e abrir, de forma madrugadora, o ativo no Minho.

Pouco depois, Iuri Medeiros ficou na cara de Nübel e podia ter ampliado a vantagem, mas foi a partir daí que o conjunto visitante começou a reagir e a ameaçar seriamente o empate. Em dois lances praticamente seguidos, Matheus negou as investidas de Vanderson (num livre direto) e de Ben Yedder, após uma bela rotação de Gelson Martins.

Aliás, seria precisamente o português a introduzir a bola na baliza de Matheus aos 28 minutos, num lance que acabou anulado por fora de jogo. A partir daí, os bracarenses sentiam que era urgente reagir e assim o fizeram no imediato. Ricardo Horta enviou uma bola ao ferro, Al Musrati atirou para defesa de Nübel e Iuri Medeiros atirou a rasar o poste, porém, a bola teimava em não entrar.

Do outro lado, a bola voltou a ultrapassar a linha de golo aos 33 minutos, Ben Yedder ainda festejou durante uns minutos, mas o VAR identificou uma posição irregular e o público do Minho festejou como se de um golo se tratasse, até porque, do ponto de vista anímico, a equipa de Carvalhal tinha margem para crescer por comparação ao adversário.

Até ao intervalo, o Sporting de Braga voltou a acumular as melhores oportunidades e, além de não ter aumentado a vantagem através de Iuri e Rodrigo Gomes, ainda esteve perto de consentir o empate, numa tentativa de Vanderson  a fechar o primeiro tempo.

Proteger e fazer a festa ao cair do pano

Com uma mexida ao intervalo, o AS Monaco quis 'imitar' os bracarenses e criou perigo ao terceiro minuto do segundo tempo, mas Gelson Martins, na cara do golo, não levou a melhor sobre Matheus. Depois de uns minutos com menos intensidade e mais paragem, o português voltou a ameaçar, de cabeça, aos 63 minutos, mas sem sucesso.

Foi aí que Carvalhal decidiu mexer e logo em dose tripla, refrescando todos os setores, mas com um susto a ser protagonizado por um dos recém-entrados. Instantes depois de substituir Yan Couto, Paulo Oliveira esteve perto de fazer um auto-golo, mas valeu Matheus a impedir o empate.

Sem conceder muitas mais oportunidades ao adversário, o Sporting de Braga começou a subir no terreno nos últimos minutos e, no primeiro remate, um novo golo a levar a Pedreira à loucura. Fabiano tirou um cruzamento à direita e o recém-entrado Vitinha apareceu no sítio certo para ampliar a vantagem e dar mais conforto na vantagem que vai ser defendida em Monaco, na segunda mão, na próxima semana.

Momento do jogo: O golo de Vitinha aos 89 minutos. Sem criar ocasiões na segunda parte, o Sporting de Braga conseguiu finalmente levar perigo à baliza contrária nos últimos minutos e conseguiu ampliar a vantagem no momento mais oportuno possível.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Yan Couto, Tormena, David Carmo, Fabiano;  Rodrigo Gomes, Al Musrati, André Horta,  Iuri Medeiros; Abel Ruiz e Ricardo Horta

AS Monaco: Nübel; Vanderson, Matsima, Disasi, Caio Henrique; Jean Lucas, Tchouameni, Matazo, Gelson Martins; Volland e Ben Yedder.

Antevisão

Quis o sorteio que Sporting de Braga e AS Monaco protagonizassem um duelo inédito nas suas histórias para batalhar por um lugar entre as oito melhores equipas da Liga Europa. O primeiro acontecerá esta quinta-feira, no Minho, o segundo fica reservado para daqui a uma semana, em território gaulês.

 A formação de Carlos Carvalhal chega a esta fase da prova depois de ter ficado em segundo lugar no grupo F, atrás do Estrela Vermelha, mas conseguiu eliminar o Sheriff nos play-offs de acesso aos 'oitavos' para se colocar entre as 16 melhores equipas da prova.

Já o conjunto de Philippe Clément arrecadou a liderança do grupo B na Liga Europa, sem perder qualquer jogo e alcançando uma das melhores marcas defensivas da fase de grupos, com apenas quatro golos sofridos.

O ex-técnico do Club Brugge confessou, aquando do sorteio, que não conhecia muito da equipa portuguesa, mas certamente que agora já se colocou a par do histórico crescente dos minhotos nas provas europeias ao longo dos últimos anos.

O Sporting de Braga vem de dois empates consecutivos no campeonato português que não colocaram em causa o quarto lugar, enquanto o AS Monaco, onde atua Gelson Martins, regressou aos triunfos na última jornada frente ao Olympique Marseille e encontra-se no oitavo posto, a três pontos da desejada zona europeia.

Os bracarenses já receberam equipas francesas na Pedreira por três ocasiões, sendo que duas delas foram frente ao Olympique Marseille e resultaram... em triunfos. A única derrota aconteceu em 2008/09, diante do PSG.

Portugueses e franceses defrontam-se, esta quinta-feira, pelas 20 horas, no Estádio Municipal de Braga (que pode registar uma das melhores casas da época), num encontro que será ajuizado pelo alemão Felix Zwayer e que poderá acompanhar as incidências da partida no Desporto ao Minuto.

Leia Também: 'Míssil' de Ricardo Horta ao Paços de Ferreira eleito melhor golo do mês

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas