Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Benfica trava no vermelho e pode ver Champions ao fundo do túnel

Encarnados não saíram do empate na receção ao Vizela, e podem ver o Sporting escapar no segundo lugar. Segue-se a decisão da Liga dos Campeões em casa do Ajax.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
11/03/2022 22:15 ‧ 11/03/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Benfica não foi além de um empate, esta sexta-feira, na receção ao Vizela (1-1), no jogo que abriu a 26.ª jornada da I Liga.

Num jogo com golos apenas na segunda parte, Cassiano foi o autor do golo do Vizela, e o jovem Henrique Araújo evitou a derrota das águias com a estreia a marcar pela equipa principal.

Filme do jogo:

O início do jogo ficou indubitavelmente marcado pela expulsão de Adel Taarabt, deixando o Benfica em inferioridade numérica desde bem cedo. Depois de uma falta mais  dura sobre Sarmiento, o marroquino viu um cartão amarelo. Mas, alertado pelo VAR, Manuel Oliveira foi ver as imagens do lance, e acabou por mostrar vermelho ao magrebino.

A partir daí o Vizela assumiu as contas da partida. O conjunto minhoto passou a ter mais posse de bola, tentando criar perigo junto da área das águias, mas o Benfica continuou a ser mais perigoso em ataques rápidos e pareceu sempre um pouco melhor do que o adversário, mesmo com um jogador a menos.

Num jogo eletrizante desde início, o Benfica pediu duas grandes penalidades em dois lances seguidos. Primeiro pediu-se um toque de Sarmiento sobre Darwin dentro da área, e depois uma falta de Bruno Wilson sobre Grimaldo. Em ambos os casos, o árbitro Manuel Oliveira, depois de consultar o vídeo árbitro André Narciso, mandou seguir.

A formação lisboeta, que teve algumas dificuldades em ter um jogo mais fluido quando tinha a bola, criou a primeira grande ocasião de golo nesta partida aos 28 minutos. Darwin entrou na área, mas Claudemir cortou o lance por cima da trave. O Vizela respondeu por Sarmiento, aos 35 minutos, mas Odyesseas Vlachodimos impediu o golo dos minhotos.

Os encarnados voltaram a criar perigo aos 42 minutos. Lázaro cruzou da direita, e Darwin cabeceou à queima-roupa, mas Pedro Silva fez uma grande defesa que evitou o tiro certeiro do uruguaio. Nos descontos, e na sequência de um canto de Grimaldo, Morato cabeceou muito perto do poste.

O Vizela, que procurou sempre a pressão alta fruto do facto de ter mais um jogador em campo, entrou no segundo tempo com tudo, e Weigl teve de fazer um grande corte antes da bola chegar a Marcos Paulo. Na resposta, Darwin apanhou a bola longa e ficou na cara de Pedro Silva, mas o guarda-redes do Vizela voltou a dizer presente e evitou o golo com uma bela mancha.

A partida estava completamente aberta, e foram-se sucedendo as ocasiões de golo junto de ambas as balizas. Depois de Darwin, foi Nuno Moreira que, aos 55 minutos, apareceu em boa posição para marcar, mas Vlachodimos segurou bem o esférico.

Os minhotos estavam por cima nesta parte da partida, e foi com naturalidade que abriram o marcador aos 65 minutos. Kiko Bondoso desmarcou Koffi, que beneficiou da simulação de Nuno Moreira, e este cruzou para a área onde Cassiano, sozinho, apenas teve de atirar para o fundo das redes encarnadas.

Mas o Benfica não baixou os braços à procura do golo do empate. Depois de alguns minutos mais conturbados devido a uma lesão de Bruno Wilson, as águias atiraram uma bola à trave. Meïté, lançado no início do segundo tempo, esteve à beira de um golaço. De primeira, o médio francês acertou em cheio na trave. 

Ainda assim, e aos 75 minutos, o Benfica chegou mesmo ao empate. Acabado de entrar, Henrique Araújo estreou-se a marcar pela equipa principal das águias. Depois de um primeiro remate de Gonçalo Ramos, Pedro Silva defendeu para a frente e o jovem Henrique Araújo apareceu a encostar. O 2-1 podia ter surgido poucos minutos depois, mas Kiki Afonso desviou um remate de Rafa Silva que levava selo de golo.

Com o jogo completamente aberto, as duas equipas lutaram até final pela conquista dos três pontos. O Benfica esteve perto de fazer a cambalhota no marcador aos 90 minutos. Henrique Araújo driblou dois adversários, mas a bola terminou nas luvas de Pedro Silva. O Vizela foi segurando enquanto pôde, e conseguiu mesmo arrancar o empate da Luz. Pedro Silva fez uma defesa impressionante nos descontos que manteve o resultado.

Feitas as contas, o Benfica mantém o terceiro lugar com 58 pontos, mas pode ver o Sporting ficar a seis pontos de distância caso os leões vençam na segunda-feira na casa do Moreirense. Já o Vizela ganhou um ponto importante na luta pela permanência, e ocupa o 14.º lugar com 25 pontos.

Momento do jogo: A expulsão de Taarabt deixou a tarefa mais complicada para o Benfica. Cedo reduzido a dez unidades, o clube lisboeta viu-se a perder, e teve de correr atrás do prejuízo para alcançar o empate.

Equipas iniciais:

Onze do Benfica: Vlachodimos, Lazaro, Morato, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves, Weigl, Taarabt Rafa Silva, Gonçalo Ramos e Darwin.

Suplentes do Benfica: Helton Leite, André Almeida, Tomás Araújo, Meïte, Paulo Bernardo, João Mário, Gil Dias, Everton e Henrique Araújo

Onze do Vizela: Pedro Silva, Koffi, Bruno Wilson, Anderson, Kiki Afonso, Claudemir, Rashid, Samú, Sarmiento, Kiko Bondoso e Cassiano.

Suplentes do Vizela: Charles, Marcos Paulo, Mendez, Zohi, Aidara, Richard Ofori, Nuno Moreira, Etim e Schettine

Antevisão:

O Benfica recebe esta sexta-feira o Vizela, no jogo que marca o arranque da 26.ª jornada da I Liga, e pode reduzir para um ponto o atraso para o Sporting, rival na luta pelo segundo lugar.

Com o líder FC Porto cada vez mais longe, os encarnados olham para a chegada ao segundo lugar como o principal objetivo da época, posição que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época.

Mas este promete não ser um jogo fácil para o clube da Luz. Na primeira volta, o Benfica sentiu muitas dificuldades perante o atual 14.º classificado do campeonato, impondo-se em Vizela por sofrido 1-0, graças a um golo marcado por Rafa, aos 90+8 minutos.

Este duelo antecede também o jogo da Liga dos Campeões contra o Ajax, na próxima terça-feira, pelo que a equipa encarnada quererá, certamente, fazer um bom ensaio antes da deslocação aos Países Baixos.

O encontro entre Benfica e Vizela tem apito inicial agendado para as 20h15, e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências do mesmo na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gyokeres também já reagiu à imitação de festejo por jogador da NBA

Sporting

Gyokeres também já reagiu à imitação de festejo por jogador da NBA

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Hackeado'? A estranha publicação de Miguel Oliveira nas redes sociais

MotoGP

'Hackeado'? A estranha publicação de Miguel Oliveira nas redes sociais

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas