O Benfica não foi além de um empate, esta sexta-feira, na receção ao Vizela (1-1), no jogo que abriu a 26.ª jornada da I Liga.
Num jogo com golos apenas na segunda parte, Cassiano foi o autor do golo do Vizela, e o jovem Henrique Araújo evitou a derrota das águias com a estreia a marcar pela equipa principal.
Filme do jogo:
O início do jogo ficou indubitavelmente marcado pela expulsão de Adel Taarabt, deixando o Benfica em inferioridade numérica desde bem cedo. Depois de uma falta mais dura sobre Sarmiento, o marroquino viu um cartão amarelo. Mas, alertado pelo VAR, Manuel Oliveira foi ver as imagens do lance, e acabou por mostrar vermelho ao magrebino.
A partir daí o Vizela assumiu as contas da partida. O conjunto minhoto passou a ter mais posse de bola, tentando criar perigo junto da área das águias, mas o Benfica continuou a ser mais perigoso em ataques rápidos e pareceu sempre um pouco melhor do que o adversário, mesmo com um jogador a menos.
Num jogo eletrizante desde início, o Benfica pediu duas grandes penalidades em dois lances seguidos. Primeiro pediu-se um toque de Sarmiento sobre Darwin dentro da área, e depois uma falta de Bruno Wilson sobre Grimaldo. Em ambos os casos, o árbitro Manuel Oliveira, depois de consultar o vídeo árbitro André Narciso, mandou seguir.
A formação lisboeta, que teve algumas dificuldades em ter um jogo mais fluido quando tinha a bola, criou a primeira grande ocasião de golo nesta partida aos 28 minutos. Darwin entrou na área, mas Claudemir cortou o lance por cima da trave. O Vizela respondeu por Sarmiento, aos 35 minutos, mas Odyesseas Vlachodimos impediu o golo dos minhotos.
Os encarnados voltaram a criar perigo aos 42 minutos. Lázaro cruzou da direita, e Darwin cabeceou à queima-roupa, mas Pedro Silva fez uma grande defesa que evitou o tiro certeiro do uruguaio. Nos descontos, e na sequência de um canto de Grimaldo, Morato cabeceou muito perto do poste.
O Vizela, que procurou sempre a pressão alta fruto do facto de ter mais um jogador em campo, entrou no segundo tempo com tudo, e Weigl teve de fazer um grande corte antes da bola chegar a Marcos Paulo. Na resposta, Darwin apanhou a bola longa e ficou na cara de Pedro Silva, mas o guarda-redes do Vizela voltou a dizer presente e evitou o golo com uma bela mancha.
A partida estava completamente aberta, e foram-se sucedendo as ocasiões de golo junto de ambas as balizas. Depois de Darwin, foi Nuno Moreira que, aos 55 minutos, apareceu em boa posição para marcar, mas Vlachodimos segurou bem o esférico.
Os minhotos estavam por cima nesta parte da partida, e foi com naturalidade que abriram o marcador aos 65 minutos. Kiko Bondoso desmarcou Koffi, que beneficiou da simulação de Nuno Moreira, e este cruzou para a área onde Cassiano, sozinho, apenas teve de atirar para o fundo das redes encarnadas.
Mas o Benfica não baixou os braços à procura do golo do empate. Depois de alguns minutos mais conturbados devido a uma lesão de Bruno Wilson, as águias atiraram uma bola à trave. Meïté, lançado no início do segundo tempo, esteve à beira de um golaço. De primeira, o médio francês acertou em cheio na trave.
Ainda assim, e aos 75 minutos, o Benfica chegou mesmo ao empate. Acabado de entrar, Henrique Araújo estreou-se a marcar pela equipa principal das águias. Depois de um primeiro remate de Gonçalo Ramos, Pedro Silva defendeu para a frente e o jovem Henrique Araújo apareceu a encostar. O 2-1 podia ter surgido poucos minutos depois, mas Kiki Afonso desviou um remate de Rafa Silva que levava selo de golo.
Com o jogo completamente aberto, as duas equipas lutaram até final pela conquista dos três pontos. O Benfica esteve perto de fazer a cambalhota no marcador aos 90 minutos. Henrique Araújo driblou dois adversários, mas a bola terminou nas luvas de Pedro Silva. O Vizela foi segurando enquanto pôde, e conseguiu mesmo arrancar o empate da Luz. Pedro Silva fez uma defesa impressionante nos descontos que manteve o resultado.
Feitas as contas, o Benfica mantém o terceiro lugar com 58 pontos, mas pode ver o Sporting ficar a seis pontos de distância caso os leões vençam na segunda-feira na casa do Moreirense. Já o Vizela ganhou um ponto importante na luta pela permanência, e ocupa o 14.º lugar com 25 pontos.
Momento do jogo: A expulsão de Taarabt deixou a tarefa mais complicada para o Benfica. Cedo reduzido a dez unidades, o clube lisboeta viu-se a perder, e teve de correr atrás do prejuízo para alcançar o empate.
Equipas iniciais:
Onze do Benfica: Vlachodimos, Lazaro, Morato, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves, Weigl, Taarabt Rafa Silva, Gonçalo Ramos e Darwin.
Suplentes do Benfica: Helton Leite, André Almeida, Tomás Araújo, Meïte, Paulo Bernardo, João Mário, Gil Dias, Everton e Henrique Araújo
Onze do Vizela: Pedro Silva, Koffi, Bruno Wilson, Anderson, Kiki Afonso, Claudemir, Rashid, Samú, Sarmiento, Kiko Bondoso e Cassiano.
Suplentes do Vizela: Charles, Marcos Paulo, Mendez, Zohi, Aidara, Richard Ofori, Nuno Moreira, Etim e Schettine
Antevisão:
O Benfica recebe esta sexta-feira o Vizela, no jogo que marca o arranque da 26.ª jornada da I Liga, e pode reduzir para um ponto o atraso para o Sporting, rival na luta pelo segundo lugar.
Com o líder FC Porto cada vez mais longe, os encarnados olham para a chegada ao segundo lugar como o principal objetivo da época, posição que dá acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época.
Mas este promete não ser um jogo fácil para o clube da Luz. Na primeira volta, o Benfica sentiu muitas dificuldades perante o atual 14.º classificado do campeonato, impondo-se em Vizela por sofrido 1-0, graças a um golo marcado por Rafa, aos 90+8 minutos.
Este duelo antecede também o jogo da Liga dos Campeões contra o Ajax, na próxima terça-feira, pelo que a equipa encarnada quererá, certamente, fazer um bom ensaio antes da deslocação aos Países Baixos.
O encontro entre Benfica e Vizela tem apito inicial agendado para as 20h15, e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências do mesmo na página do Desporto ao Minuto.