Arvydas Sabonis, 'lenda' viva do basquetebol europeu e antigo campeão olímpico pela União Soviética, concedeu, este sábado, uma extensa entrevista ao portal lituano 15min, na qual teceu duras críticas à Rússia devido à invasão das forças militares à Ucrânia.
Na opinião do ex-jogador e presidente da Federação lituana, "os clubes russos têm de ser afastados da Euroliga", uma vez que será impossível que "ucranianos pratiquem desporto juntamente com representantes russos no futuro".
"Alguns russos pedem desculpa, outros estão em silêncio. Mas quando condenas a 15 anos de prisão quem fala contra a guerra, que outra coisa seria de esperar? É cruel que algumas pessoas não percebam o que está a acontecer no mundo", atirou.
"A propaganda não começou ontem. Todos se habituaram a viver bem, e, quando as coisas estão bem, é um bom sítio para viver. Nunca mais acreditaremos naqueles mentirosos. Pombas da paz, etc... Um país de paz! Bombardear crianças e inocentes? Não tenho palavras", prosseguiu.
"Após Putin reconhecer a independência de Donetsk e Lugansk, pensei que os russos ficariam com essa parte da Ucrânia e aquilo acabaria. Mas eles atacaram a Ucrânia de todos as frentes. Quem acreditaria nisso? Quem pensaria que uma guerra destas poderia acontecer nos dias de hoje?", completou.
Leia Também: "A NATO tem a obrigação moral de defender a Ucrânia de Putin"