Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Fernando Santos vai anunciar convocados. As baixas e novidades à vista

A seleção portuguesa vai defrontar a Turquia no playoff de acesso ao Mundial'2022 com cara lavada. Fernando Santos está obrigado a mexer na convocatória por força de lesões e castigos, mas as escolhas do selecionador para as respetivas vagas não deverão fugir do esperado.

Notícia

© Reuters

Tiago Antunes
17/03/2022 07:45 ‧ 17/03/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Portugal

Portugal prepara-se para conhecer a lista de escolhidos para a última oportunidade de apuramento para o Mundial'2022. A seleção lusa vai ter uma segunda chance, agora no playoff, frente à Turquia, e a expectativa, que já era reduzida depois da prestação da equipa na primeira fase de apuramento, não deverá ter aumentado agora.

Fernando Santos perdeu várias figuras de destaque numa altura em que a lista estaria fechada. O lote apresentado desta vez deverá ser um tanto ou quanto diferente dp último, principalmente pelas ausências forçadas. O selecionador nacional, que já foi criticado por certas escolhas tomadas, vai ter de encontrar as melhores soluções, não só para ter sucesso desportivo, como para agradar ao adepto português.

Baliza mantém a tradição

Os guarda-redes de Portugal raramente mudam. Desde a era Paulo Bento, as escolhas incidem sempre sobre os mesmos jogadores. Rui Patrício tem sido escolha habitual, isto desde que ganhou destaque no Sporting, precisamente com Paulo Bento como treinador. Com Fernando Santos na seleção, o guardião da AS Roma tem sido sempre chamado, e é espectável que volte a perfilar na lista. Contudo, a época de Rui Patrício não lhe deverá garantir a titularidade.

Ao serviço do FC Porto, Diogo Costa, uma das outras opções cada vez mais requisitadas na posição, tem vindo a mostrar um grande serviço. Num total de 35 jogos na temporada, o jovem guardião sofreu 34 golos, a maioria nas provas europeias. Na I Liga, apenas 19 remates entraram, isto em 26 jogos.

A única dúvida em relação à última convocatória deverá ser Anthony Lopes que, apesar de estar apto, não tem tido a melhor das temporadas. O Lyon é 10.º classificado da Ligue 1 e o luso-francês concedeu 36 golos em 27 jogos na prova.

Notícias ao Minuto [Diogo Costa tornou-se titular do FC Porto nesta temporada]© Getty Images  

Opções válidas: Como solução, José Sá deverá ser um nome equacionado, isto pelos 29 jogos de qualidade na Premier League com 23 golos sofridos. O guarda-redes natural de Braga ainda está por se estrear na seleção A, sendo esta a melhor oportunidade. Rui Silva também estará na lista, como já esteve noutras alturas. 

Notícias ao Minuto [José Sá espreita oportunidade na seleção principal]© Getty Images  

Defesa vai ter de mudar

Fernando Santos optou, desde cedo, por uma defesa que lhe transmitisse confiança. Agora, privado de certos elementos na posição, o selecionador vai ter de confiar noutros e dar-lhes oportunidades.

Dos sete defesas escolhidos na última convocatória, apenas três estão aptos de forma segura a jogar. Por outro lado, João Cancelo, Nélson Semedo e Rúben Dias são baixas certas, enquanto Pepe é dúvida, como tem sido, de resto, ao longo da temporada ao serviço do FC Porto.

Existe uma obrigação de reformular o lado direito da defesa e de dar um jeito no centro da defesa.

Notícias ao Minuto [Rúben Dias é a principal ausência confirmada na seleção]© Getty Images  

Opções válidas: Começando pela ala direita, contando com Diogo Dalot no lado esquerdo com Nuno Mendes, as escolhas poderão recair sobre Cédric Soares e Ricardo Pereira, muito pela tal confiança que Fernando Santos procura na linha defensiva.

O primeiro tem sido titular nas últimas partidas do Arsenal na presente temporada, não contando ainda com qualquer assistência no campeonato. O segundo tem sofrido com lesões, mas voltou aos relvados pelo Leicester, tendo marcado um golo recentemente frente ao West Ham. Além disso, são jogadores já internacionais, conhecedores das dinâmicas usadas na equipa das quinas, mas não são os únicos possíveis escolhidos.

João Mário, do FC Porto, também deverá ser pensado, ele que já garantiu quatro assistências em 31 jogos nesta época, além de ser internacional pelas camadas jovens de Portugal. Caso Diogo Dalot seja visto como defesa direito, o nome disponível para o lado esquerdo da defesa é o de Raphael Guerreiro, que poderá, assim, regressar à lista, mas não para ser titular.

No centro da defesa, Gonçalo Inácio e Domingos Duarte são, de caras, as escolhas diretas para as vagas. O defesa do Sporting está na sua melhor temporada, apesar das falhas pontuais em momentos do jogo. 36 jogos, sete deles na Liga dos Campeões com 20 anos de idade, quatro golos e duas assistências são os números de Gonçalo Inácio nesta temporada. Do outro lado, o defesa do Granada foi por 10 vezes titular nesta temporada e, apesar dos números pouco satisfatórios, com 20 golos sofridos, o jovem defesa acaba por ser dos poucos jogadores com o estilo que Fernando Santos procura, com qualidade na saída de jogo.

Notícias ao Minuto [Ausências no centro da defesa abrem espaço a Gonçalo Inácio na seleção]© Getty Images  

Meio campo deverá levar corte e costura

O setor do meio campo tem sido nas últimas convocatórias excessivamente preenchido, principalmente com jogadores de características defensivas enquanto a equipa deveria procurar volume ofensivo. Danilo e William Carvalho, apesar de terem sido considerados igualmente defesas centrais, juntam-se a João Palhinha e Rúben Neves no lote de médios defensivos, lote esse que se espera que seja reduzido na procura de jogadores mais atacantes. Outra dúvida é também a presença de João Mário na lista. O médio do Benfica tem perdido espaço no Benfica e também o deverá perder na seleção, abrindo espaço, quem sabe, para mais um avançado.

Quanto a ausências, a única registada até agora é a de Renato Sanches. A época do médio no Lille abria a expectativa para um playoff interessante, mas tudo foi por água abaixo, não só pelo castigo, como pela lesão.

Notícias ao Minuto [Renato Sanches vai falhar playoff por lesão e castigo]© Reuters  

Opções válidas: Para o lugar de Renato Sanches, Vitinha parece ser a opção direta. O médio do FC Porto teve uma evolução impressionante, sendo hoje um jogador de destaque dos dragões. A qualidade no passe, na organização do jogo da equipa, na transição para o ataque e intensidade que coloca ao jogo são as principais características que colocam o jovem médio no topo das soluções.

Otávio é outro nome em cima da mesa. O capitão do FC Porto tem feito uma temporada interessante, contando ainda com um trunfo importante: polivalência. O luso-brasileiro consegue desdobrar-se em várias posições no meio campo, o que joga a seu favor.

Notícias ao Minuto [Vitinha tem sido figura em evidência no FC Porto, com 36 jogos nesta temporada]© Getty Images  

Ataque está intacto (por enquanto)

A frente da seleção nacional não conta ainda com ausências em relação à última lista. Todos os escolhidos estão aptos e em forma para jogar.

Bernardo Silva, que esteve em destaque recentemente em Alvalade, é um dos elementos mais interessantes, isto pela capacidade de jogar igualmente no meio campo, podendo ser um dos polivalentes da lista. Rafa Silva, apesar da época atípica do Benfica, tem sido dos elementos em evidência, com 11 golos e 16 assistência em toda a temporada.

Rafael Leão está a ter a melhor temporada enquanto sénior com 11 golos e seis assistências ao serviço do AC Milan. Diogo Jota também segue em evidência no Liverpool, com 17 golos apontados, 12 na Premier League, que fazem dele o segundo melhor marcador da prova. João Félix teve um arranque a meio gás, mas, apesar dos poucos golos e assistências, tem encarrilado no Atlético Madrid, tendo ajudado os colchoneros na qualificação para a próxima fase da Liga dos Campeões frente ao Manchester United.

André Silva, na primeira época no RB Leipzig, leva 15 golos e cinco assistências e muita influência no ataque da equipa alemã. Por fim, Cristiano Ronaldo é Cristiano Ronaldo. O nome não lhe vale a convocatória, mas sim a importância que tem na seleção e ainda a época que tem feito ao serviço do Manchester United no plano individual, bastante superior à do coletivo.

Notícias ao Minuto [Cristiano Ronaldo tornou-se nesta temporada o melhor marcador de todos os tempos, com 807 golos]© Getty Images  

Opções válidas: A dor de cabeça de Fernando Santos será pela 'equidade'. São alguns os avançados portugueses que merecem a chamada à seleção. Nessa lista, são destaque Pedro Neto, que esteve afastado por lesão e ainda só jogou cinco partidas, mas é de uma qualidade já reconhecida, Paulinho, que tem melhorado ao serviço do Sporting e que leva 13 golos pelos leões, e Ricardo Horta, capitão do Sp. Braga que já pede para ser escolha há algumas temporadas pelos números conseguidos.

Notícias ao Minuto [Ricardo Horta leva 19 golos e oito assistências pelo Sp. Braga nesta temporada]© Getty Images  

Com maiores ou menores mexidas, Portugal terá a obrigação de ultrapassar a Turquia para marcar presença no Mundial'2022. O primeiro jogo está agendado para o dia 24, no Estádio do Dragão.

Leia Também: Rúben Dias e Renato Sanches devem falhar eleitos de Santos para o playoff

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gyokeres também já reagiu à imitação de festejo por jogador da NBA

Sporting

Gyokeres também já reagiu à imitação de festejo por jogador da NBA

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Hackeado'? A estranha publicação de Miguel Oliveira nas redes sociais

MotoGP

'Hackeado'? A estranha publicação de Miguel Oliveira nas redes sociais

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas