Diogo Jota alertou, esta terça-feira, em conferência de imprensa, para os perigos de menosprezar o potencial da Turquia, adversária de Portugal nos playoffs de apuramento para o Campeonato do Mundo. O avançado do Liverpool desvalorizou, ainda, as diversas baixas na equipa das quinas.
Talentos para vencer: Temos todas as valências. Olha-se para este playoff como um mini-torneio, e todos sabemos que, talento, a seleção tem. Se conseguirmos aliar a isso um bom espírito de equipa, temos todas as condições para vencer.
Segredo para marcar à Turquia: É uma boa pergunta... Ainda vamos abordar os temas táticos com algum foco, mas acredito que, no final, se tratará, como em todos os jogos, de eficácia, de tentarmos aproveitar as oportunidade ao máximo. É importante marcar, mas também o vai ser não sofrer e não conceder muitas chances.
Fernando Santos pode ser demitido em caso de derrota: Tentamos não pensar nisso. Todo o nosso foco está em chegar ao Mundial. Tudo o que for contrário, não está na nossa cabeça. Não será bom para ninguém, nem para o mister nem para nós. Vamos, a todo o custo, tentar evitar que essa situação aconteça.
Portugal em risco de falha o Mundial: Sentimo-nos com responsabilidade. Não é uma situação ideal, mas é a situação em que estamos, e há que encarar isso mesmo com muita responsabilidade, tendo a noção de que estamos a jogar por Portugal, por todos nós. Isso dá-nos muita força. Não há que dramatizar muito a questão. É um jogo de futebol e acredito que podemos vencer. Temos todas as condições para estar no Mundial.
Elogiado por Klopp: O momento de forma é importante, mas, quando se trata de uma final, os momentos de forma pouco importam. Interessa é jogar para vencer, e é isso que temos de começar na quinta-feira. Acredito que quem estiver lá dentro vai dar o melhor por todos nós e que vamos vencer.
Portugal melhor do que a Turquia: Esperemos que sim. Tudo isso confirma-se dentro de campo. A Turquia não é um adversário fácil, ao contrário daquilo que se possa pensar. Ficou em segundo no grupo dos Países Baixos, até lhe ganhou um dos jogos. Vai ser uma final e tudo pode acontecer, mas esperemos que Portugal possa provar, dentro de campo, que é mais forte.
Baixas na seleção: Obviamente que temos jogadores que estão habituados a estar aqui e têm qualidade, mas confiamos em todos aqueles que foram chamados para os substituir. Confiamos neles a 100%. Mais do que pensar em quem aqui não está, temos de pensar em quem aqui está e no que podemos fazer. Não há que dar demasiada importância a quem não está.
Antevisão
É já na próxima quinta-feira que Portugal entra em ação nos playoffs de apuramento para o Campeonato do Mundo, diante da Turquia, sabendo de antemão que, em caso de vitória, defrontará Itália ou Macedónia do Norte, na final.
Antes disso, esta terça-feira, um jogador da seleção nacional irá passar pela sala de imprensa da Cidade do Futebol, em Oeiras, onde irá realizar a antevisão ao jogo do estádio do Dragão.
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 9h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa da equipa das quinas.
Leia Também: Pepe deverá ser o único ausente no segundo dia de preparação lusa