O Palmeiras colocou, ao final da noite de sábado, ponto final na indefinição em torno do futuro imediato de Abel Ferreira, ao anunciar que ambas as partes chegaram a acordo tendo em vista a renovação do contrato, que passa, agora, a ser válido até junho de 2024.
Segundo foi possível ao Desporto ao Minuto apurar, este trata-se de um acordo sem precedentes na América do Sul, onde o português passou a ser o treinador mais bem pago da história, fruto de um ordenado de cerca de 6,7 milhões de euros por temporada.
Um valor em muito superior àquele que Marcelo Gallardo, até agora dono do maior salário do continente, aufere ao serviço do River Plate, na ordem dos cinco milhões de dólares - 4,6 milhões de euros - por ano, e sem comparação àquele que personalidades como Jorge Jesus ou Tite tiveram direto.
O conjunto paulista consegue, desta maneira, segurar aquele que é já um dos técnicos de maior sucesso que teve nas suas fileiras, visto que, desde que chegou ao Brasil, em novembro de 2020, conquistou duas Taças dos Libertadores, uma Supertaça Sul-Americana e uma Taça do Brasil.
Estima-se que, só ao nível das conquistas desportivas, o ex-Sporting de Braga tenha já valido encaixes financeiros na ordem dos 70 milhões de euros em pouco mais de um ano, pelo que a nova presidente, Leila Palmeiras, não hesitou em ‘amarrá-lo’ até ao final do mandato.
Demora ‘tramou’ Benfica
O Desporto ao Minuto sabe, ainda, que Abel Ferreira era, de facto, um dos nomes que mais agradava à direção liderada por Rui Costa para o comando técnico da equipa principal do Benfica - cargo, agora, ocupado por Nélson Veríssimo - mas um eventual regresso a Portugal é, agora, uma ‘carta fora do baralho’.
O treinador luso nunca descartou a ideia de voltar ao futebol europeu, desde que para um projeto que lhe permitisse lutar por títulos, e o clube da Luz chegou, a certo ponto, a ser uma hipótese em cima da mesa, mas a demora em colocar uma proposta concreta em cima da mesa revelou-se ‘fatal’.
O treinador português recusou esperar que os encarnados passassem das intenções aos atos e lhe fizessem chegar uma oferta às mãos, optando, ao invés, por prolongar a ligação ao Palmeiras, onde se sente valorizado e onde acredita ter ainda muito por conquistar.
Leia Também: Oficial: Abel renova com o Palmeiras até 2024