Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Nós tínhamos mesmo de 'Qatar': As notas do Portugal-Macedónia do Norte

Seleção portuguesa não foi brilhante contra os macedónios, mas fez o necessário para carimbar o bilhete para o Campeonato do Mundo deste ano.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
30/03/2022 08:09 ‧ 30/03/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi no último suspiro da qualificação para o Mundial'2022 que Portugal garantiu o muito esperado bilhete para o Qatar. Foi conseguido tarde, é certo, mas não seria um apuramento português se não sofrêssemos até à última.

Uma exibição de encher o olho de Bruno Fernandes, como há muito não víamos do médio português pela equipa das quinas, carimbada com dois bons golos do jogador do Manchester United, deu a vitória à formação das quinas. Portugal não falhou perante um adversário claramente inferior, apesar da Macedónia do Norte ter surpreendido ao eliminar o vigente campeão europeu, numa partida em que não fomos brilhantes, mas em que se fez o necessário para rumar ao Mundial'2022.

Apesar de se ter posto a jeito após a derrota frente à Sérvia no encerramento da fase de grupos, tal como Fernando Santos já o disse várias vezes, a turma lusa conseguiu superar Turquia e Macedónia do Norte para somar uma 12.ª presença consecutiva em fases finais de provas de seleções, que não falha desde 1998.

Pepe disse após a partida no Dragão que seria uma injustiça Portugal não estar no Mundial'2022. Carimbado o passaporte para esta prova, resta a estes bravos lusitanos rumar ao Qatar para tentar alcançar o sonho que muitos de nós temos nas nossas mentes: levantar o título de campeão mundial. 

Mas vamos às notas desta partida:

Figura:

O homem do jogo não podia ser outro que não Bruno Fernandes. Foi graças aos dois golos do médio que Portugal comprou as passagens para o Qatar, com dois remates certeiros de belo efeito. Muitas vezes criticado pela imprensa pela pouca influência na seleção nacional, o jogador do Manchester United respondeu aos críticos com uma exibição de qualidade superior. Menção ainda para a excelente exibição de Pepe. Que diferença faz a experiência do veterano central no eixo defensivo português.

Surpresa:

Otávio é a grande figura destes dois jogos do playoff. Depois do golo e da assistência frente à Turquia, o médio português apresentou nova grande exibição contra a Macedónia do Norte. Apresentou uma entrega extraordinária, muito à semelhança do que faz no FC Porto. Fernando Santos ganhou uma boa dor de cabeça para os eleitos para o Mundial'2022

Desilusão:

Stefan Ristovski é o capitão de equipa da Macedónia do Norte e um dos mais experientes jogadores da sua seleção, mas na noite de terça-feira foi mesmo um dos piores do lado dos forasteiros. Foi por causa de um erro do ex-Sporting que Bruno Fernandes abriu o marcador.

Treinadores:

Fernando Santos:

Cumpriu a missão de levar Portugal ao Mundial'2022 e parece que o desastre na Luz frente à Sérvia abriu caminho para uma mudança de atitude na equipa das quinas. A equipa nacional apresentou-se com um comportamento diferente nestes dois encontros, sem se por a jeito em alguns momentos do jogo como chegou a acontecer na fase de grupos, e conseguiu aquilo que mais queria. Neste jogo com a Macedónia do Norte, os lusos apresentaram bons momentos com bola, ainda que demasiado intermitentes. De notar ainda algumas hesitações dos jogadores no início do segundo tempo. A turma lusa não sabia se devia marcar o segundo, ou defender o resultado mínimo. O bis de Bruno Fernandes surgiu na altura ideal para acabar com as dúvidas e galvanizar a equipa.

Blagoja Milevski:

A Macedónia do Norte tinha uma oportunidade única, talvez irrepetível, de conseguir um apuramento direto para um Campeonato do Mundo, mas não conseguiu sequer criar ocasiões de flagrante perigo junto da baliza de Diogo Costa. É certo que tiverem pela frente uma equipa de qualidade superior, contudo, para quem queria um bilhete para o Mundial'2022, os macedónios deixaram muito a desejar. De notar, no entanto, a excelência das duas vitórias que os macedónios tiveram diante de dois colossos europeus como a Itália e a Alemanha. São dois triunfos que podem ser um tónico importante para o crescimento da Macedónia do Norte no futuro.

Arbitragem:

Atuação positiva de Anthony Taylor e sem qualquer influência no resultado. Ainda assim, foi algo benévolo na amostragem dos cartões amarelos, muito possivelmente por estar habituado a apitar num campeonato mais físico como é o inglês.

Leia Também: 'Super Brunão' indica o caminho do Qatar e Portugal está no Mundial'2022

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas