Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Sem liberdade para ser campeão. FC Porto perde em Braga e adia festejos

Dragões precisavam de vencer e, depois, esperar que o Sporting perdesse pontos no Bessa para fazer a festa esta segunda-feira.

Notícia

© Global Imagens

Miguel Simões
25/04/2022 19:58 ‧ 25/04/2022 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O FC Porto escorregou, esta segunda-feira, na deslocação ao reduto do Sporting de Braga, ao ser derrotado por 1-0, resultado que inviabiliza qualquer hipótese de festejar o título no célebre 25 de abril.

Numa primeira parte em que os dragões tiveram mais bola, foram os minhotos a ameaçar o golo de forma mais flagrante, embora cada uma das duas equipas tenha tido uma bola na barra.

O regresso dos balneários trouxe um Sporting de Braga mais eficaz e, logo à primeira aproximação, festejou efusivamente o tento certeiro de Ricardo Horta após contra-ataque, algo que acabaria por valer a primeira derrota dos dragões neste campeonato.

Domínio de um lado, oportunidades do outro

À imagem do que tem sido o FC Porto ao longo desta época, os dragões entraram fortes e pressionantes em busca do primeiro golo no encontro e a verdade é que estiveram mais perto de marcar do que sofrer, mas apenas na primeira meia hora.

O conjunto de Conceição rondou a baliza de Matheus com aproximações de Evanilson, Vitinha e Zaidu, sendo que, pelo meio, ainda ficou a pedir um penálti por bola no braço de Al Musrati. No entanto, a oportunidade mais flagrante junto daquela área surgiu num corte defeituoso de Paulo Oliveira, que quase originou um auto-golo, com a bola a bater na barra.

Aos poucos, a equipa minhota começou a soltar-se e obrigou Diogo Costa a duas defesas a remates dos irmãos Horta, ainda que, pelo meio, Ricardo Horta tenha visto um potente remate de fora da área aos 41 minutos ser travado... pela barra. A verdade é que, apesar do domínio e da posse azul e branca, foram os bracarenses a ir para o intervalo com maior sensação de conforto no encontro.

A anca de ouro de Horta

Tal como tinha acontecido no arranque da partida, também o começo do segundo tempo ficou marcado por uma intensa pressão do FC Porto, algo que valeu, inclusive, o primeiro remate enquadrado com a baliza, numa tentativa de fora da área de Pepê, travada por Matheus aos 52 minutos..

Na resposta, o Sporting de Braga soube sair em transição e inaugurou o marcador ao minuto 54. Al Musrati isolou Abel Ruiz no corredor direito que, já dentro da área, assistiu Ricardo Horta para o primeiro do encontro, empurrando a bola com a anca para o fundo das redes.

Descontente com a fluidez de jogo da equipa, Sérgio Conceição não hesitou em operar uma tripla substituição à passagem da hora de jogo, com as entradas de Toni Martínez, Wendell, Galeno e, a certo momento, fez-se sentir um maior desequilíbrio no último terço.

Dentro do último um quarto de hora, com mais posse e mais bola no meio campo adversário, Galeno. Vitinha e Otávio ainda acumularam ocasiões de golo, mas o resultado não sofreu qualquer alteração.

Com este resultado, o FC Porto mantém os mesmos 82 pontos na liderança do campeonato português, mas pode ver o Sporting reduzir a distância de nove para seis pontos ainda esta segunda-feira, na visita ao Bessa. Já o Sporting de Braga passa a somar 59 pontos na quarta posição, a nove do Benfica e com mais onze que o quinto classificado, o Gil Vicente.

Momento do jogo: O golo que marcou o encontro. Aos 54 minutos, numa transição bem desenhada, Abel Ruiz descobriu Ricardo Horta no interior da área e o português inaugurou o marcador (com a anca), já depois de ter atirado à barra.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Tormena, David Carmo, Paulo Oliveira; Yan Couto, Al Musrati, André Horta, Castro; Rodrigo Gomes, Ricardo Horta e Abel Ruiz

FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Pepê; Grujic, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

Pré-jogo

17h50: Adeptos do FC Porto fazem pedido especial ao plantel às ordens de Sérgio Conceição.

17h45: Temperatura quente, à semelhança do ambiente na Pedreira, no aquecimento das equipas.

17h40: Recorde as palavras de Sérgio Conceição na antevisão ao jogo com o Sporting de Braga.

17h35: Recorde as declarações de Carlos Carvalhal na projeção ao duelo com o FC Porto.

17h25: A perspetiva do relvado a partir do túnel da Pedreira, partilhada pelos dragões.

17h15: O cenário do jogo do final de tarde desta segunda-feira, divulgado pelo emblema minhoto.

17h00: A chegada do plantel azul e branco ao Estádio Municipal de Braga.

16h55: Já são conhecidos os onzes das duas equipas.

Onze do Sp. Braga: Matheus; Tormena, David Carmo, Paulo Oliveira; Yan Couto, Al Musrati, André Horta, Castro; Rodrigo Gomes, Ricardo Horta e Abel Ruiz

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Pepê; Grujic, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

16h40: Começa a formar-se o aglomerado de adeptos do FC Porto junto à Pedreira. 

16h20: Confira aquela que poderá ser a equipa inicial do Sporting de Braga, lançada por Carlos Carvalhal.

16h10: Confira aquele que poderá ser o onze do FC Porto, lançado por Sérgio Conceição.

15h30: Boa tarde. Faltam duas horas e meia para começar o jogo que pode dar o título ao FC Porto ainda esta segunda-feira, dependendo também daquilo que o segundo classificado, o Sporting, vai fazer no Bessa, diante do Boavista, a partir das 20h30, logo após o Sp. Braga-FC Porto, agendado para as 18h00.

Antevisão

FC Porto pode esta segunda-feira confirmar, em casa do Sporting de Braga, a conquista do 30.º título de campeão nacional da sua história, caso o Sporting falhe a vitória no Bessa perante o Boavista, na 31.ª jornada da I Liga.

Neste dia da Liberdade, os dragões podem fazer a festa da conquista de mais um título, mas, para isso, os homens de Sérgio Conceição precisam de fazer um melhor que o Sporting no Bessa. Mas a deslocação a Braga não será nada fácil para os portistas.

Um triunfo dos ainda campeões em título diante do Boavista adia por uma jornada os festejos do título do FC Porto - os azuis e brancos recebem o Vizela na próxima ronda -, mas uma derrota ou até um empate dos leões perante o Boavista deixa o FC Porto com caminho aberto para confirmar já o título.

E é por isso mesmo que os dragões vão estar de olho no Bessa. No entanto, a festa fora de casa do FC Porto apenas poderá acontecer se a equipa de Sérgio Conceição triunfar sobre o quarto classificado da I Liga, esperando por outro resultado que não a vitória do Sporting em casa do Boavista.

O Sporting de Braga-FC Porto está agendado para as 18h00 desta segunda-feira e contará com arbitragem de Hugo Miguel.

Leia Também: Sp. Braga-FC Porto: Ganhar no Minho e esperar de cadeirinha pelo título

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas