O FC Porto escorregou, esta segunda-feira, na deslocação ao reduto do Sporting de Braga, ao ser derrotado por 1-0, resultado que inviabiliza qualquer hipótese de festejar o título no célebre 25 de abril.
Numa primeira parte em que os dragões tiveram mais bola, foram os minhotos a ameaçar o golo de forma mais flagrante, embora cada uma das duas equipas tenha tido uma bola na barra.
O regresso dos balneários trouxe um Sporting de Braga mais eficaz e, logo à primeira aproximação, festejou efusivamente o tento certeiro de Ricardo Horta após contra-ataque, algo que acabaria por valer a primeira derrota dos dragões neste campeonato.
Domínio de um lado, oportunidades do outro
À imagem do que tem sido o FC Porto ao longo desta época, os dragões entraram fortes e pressionantes em busca do primeiro golo no encontro e a verdade é que estiveram mais perto de marcar do que sofrer, mas apenas na primeira meia hora.
O conjunto de Conceição rondou a baliza de Matheus com aproximações de Evanilson, Vitinha e Zaidu, sendo que, pelo meio, ainda ficou a pedir um penálti por bola no braço de Al Musrati. No entanto, a oportunidade mais flagrante junto daquela área surgiu num corte defeituoso de Paulo Oliveira, que quase originou um auto-golo, com a bola a bater na barra.
Aos poucos, a equipa minhota começou a soltar-se e obrigou Diogo Costa a duas defesas a remates dos irmãos Horta, ainda que, pelo meio, Ricardo Horta tenha visto um potente remate de fora da área aos 41 minutos ser travado... pela barra. A verdade é que, apesar do domínio e da posse azul e branca, foram os bracarenses a ir para o intervalo com maior sensação de conforto no encontro.
A anca de ouro de Horta
Tal como tinha acontecido no arranque da partida, também o começo do segundo tempo ficou marcado por uma intensa pressão do FC Porto, algo que valeu, inclusive, o primeiro remate enquadrado com a baliza, numa tentativa de fora da área de Pepê, travada por Matheus aos 52 minutos..
Na resposta, o Sporting de Braga soube sair em transição e inaugurou o marcador ao minuto 54. Al Musrati isolou Abel Ruiz no corredor direito que, já dentro da área, assistiu Ricardo Horta para o primeiro do encontro, empurrando a bola com a anca para o fundo das redes.
Descontente com a fluidez de jogo da equipa, Sérgio Conceição não hesitou em operar uma tripla substituição à passagem da hora de jogo, com as entradas de Toni Martínez, Wendell, Galeno e, a certo momento, fez-se sentir um maior desequilíbrio no último terço.
Dentro do último um quarto de hora, com mais posse e mais bola no meio campo adversário, Galeno. Vitinha e Otávio ainda acumularam ocasiões de golo, mas o resultado não sofreu qualquer alteração.
Com este resultado, o FC Porto mantém os mesmos 82 pontos na liderança do campeonato português, mas pode ver o Sporting reduzir a distância de nove para seis pontos ainda esta segunda-feira, na visita ao Bessa. Já o Sporting de Braga passa a somar 59 pontos na quarta posição, a nove do Benfica e com mais onze que o quinto classificado, o Gil Vicente.
Momento do jogo: O golo que marcou o encontro. Aos 54 minutos, numa transição bem desenhada, Abel Ruiz descobriu Ricardo Horta no interior da área e o português inaugurou o marcador (com a anca), já depois de ter atirado à barra.
Onzes
Sporting de Braga: Matheus; Tormena, David Carmo, Paulo Oliveira; Yan Couto, Al Musrati, André Horta, Castro; Rodrigo Gomes, Ricardo Horta e Abel Ruiz
FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Pepê; Grujic, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.
Pré-jogo
17h50: Adeptos do FC Porto fazem pedido especial ao plantel às ordens de Sérgio Conceição.
Amar para ganhar
— FC Porto (@FCPorto) April 25, 2022
Apoio nunca falta#FCPorto #SCBFCP pic.twitter.com/gp5bRjd5iP
17h45: Temperatura quente, à semelhança do ambiente na Pedreira, no aquecimento das equipas.
A temperatura continua a subir 🥵
— SC Braga (@SCBragaOficial) April 25, 2022
O ambiente já está QUENTE em nossa casa #LigaPortugalBwin pic.twitter.com/5zdFD6qmB4
17h40: Recorde as palavras de Sérgio Conceição na antevisão ao jogo com o Sporting de Braga.
17h35: Recorde as declarações de Carlos Carvalhal na projeção ao duelo com o FC Porto.
17h25: A perspetiva do relvado a partir do túnel da Pedreira, partilhada pelos dragões.
Em qualquer lado Em qualquer estádio
— FC Porto (@FCPorto) April 25, 2022
Dia de dar 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐮𝐦 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨 #FCPorto #SCBFCP pic.twitter.com/IVfzEynOaE
17h15: O cenário do jogo do final de tarde desta segunda-feira, divulgado pelo emblema minhoto.
Scenario... 🤩#VenhamElesQuemVier pic.twitter.com/9ddGQhZefx
— SC Braga (@SCBragaOficial) April 25, 2022
17h00: A chegada do plantel azul e branco ao Estádio Municipal de Braga.
Já estamos em Braga E trazemos muita fome de vitória #FCPorto #SCBFCP pic.twitter.com/4cQkLINlwK
— FC Porto (@FCPorto) April 25, 2022
16h55: Já são conhecidos os onzes das duas equipas.
Onze do Sp. Braga: Matheus; Tormena, David Carmo, Paulo Oliveira; Yan Couto, Al Musrati, André Horta, Castro; Rodrigo Gomes, Ricardo Horta e Abel Ruiz
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Pepê; Grujic, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.
16h40: Começa a formar-se o aglomerado de adeptos do FC Porto junto à Pedreira.
Nação Porto #FCPorto #SCBFCP pic.twitter.com/04YPXUEu0q
— FC Porto (@FCPorto) April 25, 2022
Nação Porto #FCPorto #SCBFCP pic.twitter.com/04YPXUEu0q
— FC Porto (@FCPorto) April 25, 2022
16h20: Confira aquela que poderá ser a equipa inicial do Sporting de Braga, lançada por Carlos Carvalhal.
16h10: Confira aquele que poderá ser o onze do FC Porto, lançado por Sérgio Conceição.
15h30: Boa tarde. Faltam duas horas e meia para começar o jogo que pode dar o título ao FC Porto ainda esta segunda-feira, dependendo também daquilo que o segundo classificado, o Sporting, vai fazer no Bessa, diante do Boavista, a partir das 20h30, logo após o Sp. Braga-FC Porto, agendado para as 18h00.
Antevisão
FC Porto pode esta segunda-feira confirmar, em casa do Sporting de Braga, a conquista do 30.º título de campeão nacional da sua história, caso o Sporting falhe a vitória no Bessa perante o Boavista, na 31.ª jornada da I Liga.
Neste dia da Liberdade, os dragões podem fazer a festa da conquista de mais um título, mas, para isso, os homens de Sérgio Conceição precisam de fazer um melhor que o Sporting no Bessa. Mas a deslocação a Braga não será nada fácil para os portistas.
Um triunfo dos ainda campeões em título diante do Boavista adia por uma jornada os festejos do título do FC Porto - os azuis e brancos recebem o Vizela na próxima ronda -, mas uma derrota ou até um empate dos leões perante o Boavista deixa o FC Porto com caminho aberto para confirmar já o título.
E é por isso mesmo que os dragões vão estar de olho no Bessa. No entanto, a festa fora de casa do FC Porto apenas poderá acontecer se a equipa de Sérgio Conceição triunfar sobre o quarto classificado da I Liga, esperando por outro resultado que não a vitória do Sporting em casa do Boavista.
O Sporting de Braga-FC Porto está agendado para as 18h00 desta segunda-feira e contará com arbitragem de Hugo Miguel.
Leia Também: Sp. Braga-FC Porto: Ganhar no Minho e esperar de cadeirinha pelo título