Vingança serve-se com goleada. Benfica vence Youth League pela 1.ª vez
Henrique Araújo foi o homem do encontro ao marcar três golos. É o primeiro título dos encarnados nesta competição, que vingaram a final perdida contra os austríacos em 2016/17.
© Twitter SL Benfica
Desporto UEFA Youth League
À quarta foi de vez. O Benfica conquistou, esta segunda-feira, a edição 2021/22 da UEFA Youth League, a Liga dos Campeões de juniores, ao golear de forma irrepreensível o Salzburgo (6-0), vingando a derrota sofrida na final da mesma competição contra os austríacos na final de 2016/17.
A equipa portuguesa começou a partida da melhor forma e logo com um golo aos dois minutos. Depois de um cruzamento a que Henrique Araújo não chegou, Diego Moreira recuperou a bola e serviu Martim Neto que rematou cruzado para o primeiro do encontro, ele que também tinha marcado na partida da meia-final diante da Juventus.
Num arranque a todo o gás dos comandados de Luís Castro, Henrique Araújo, que foi chamado apenas para esta final da Youth League, ampliou a vantagem encarnada aos 15 minutos. Depois de uma subida pela direita, Martim Neto cruzou para a área e fez o segundo dos lisboetas.
Depois de uma ponta final de qualidade elevada dos austríacos, a equipa portuguesa deu a 'machadada' final na partida com dois golos nos primeiros dez minutos da etapa complementar.
Cher Ndour foi o autor do terceiro golo dos encarnados aos 53 minutos, depois de um passe de Pedro Santos, com o melhor golo da tarde a estar reservado para os 57'. Diego Moreira deixou Henrique Araújo na cara de Stejskal e o jovem madeirense tirou com classe o guardião adversário da frente para praticamente sentenciar o encontro.
A mão cheia de golos no Estádio Colovray chegou aos 69 minutos. Na sua segunda assistência da tarde, Pedro Santos tirou um cruzamento para a área onde Luís Semedo apareceu a marcar o seu quinto golo nesta Youth League. O último golo do encontro foi marcado por Henrique Araújo, que converteu com sucesso uma grande penalidade aos 89 minutos.
Este é o primeiro título dos encarnados na UEFA Youth League, depois de três finais perdidas em anos anteriores, a última das quais em 2019/20, frente ao Real Madrid (3-2), depois de também ter sido finalista vencido em 2013/14, na edição inaugural da prova, ante o Barcelona (3-0), além da derrota com o Salzburgo.
É também o segundo troféu deste género a vir para Portugal, depois do FC Porto ter vencido a mesma competição na temporada 2018/19, num palmarés liderado por Chelsea e Barcelona (Espanha), ambos com dois títulos, enquanto o Salzburgo venceu também uma edição.
A @UEFAYouthLeague É NOSSA!#EPluribusUnum #MadeInBenfica #JunioresBenfica pic.twitter.com/X1SJJIIXHC
— SL Benfica (@SLBenfica) April 25, 2022
Acompanhamento:
90' - APITO FINAL EM NYON! BENFICA É CAMPEÃO DA YOUTH LEAGUE.
89' - GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA! É O TERCEIRO DE HENRIQUE ARAÚJO NA PARTIDA! Avançado cobra de forma irrepreensível a grande penalidade.
88' - Grande penalidade para o Benfica por falta sobre Hugo Félix.
81' - Hugo Félix a um passo de fazer o sexto dos encarnados. O médio, irmão de João Félix, combinou com Ricardo Marques e atirou cruzado rente ao segundo poste.
80' - Mexe Luís Castro. Entradas de Hugo Félix, Nuno Félix e Ricardo Marques para os lugares de Martim Neto, Pedro Santos e Jevsenak.
73' - Dupla mexida no Salzburgo. Saíram Kameri e Walner e entraram Zeteny e Moswitzer.
69' - GOLOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA LUÍS SEMEDO! Depois de uma transição rápida da equipa da Luz, Pedro Santos passou por dois adversários e cruzou para a área onde o avançado apareceu para fazer o quinto golo da tarde.
66' - Nova alteração na equipa da Luz. João Tomé sai e entra de Martim Ferreira.
59' - Mexida no Benfica. Sai Diego Moreira e entra Luís Semedo.
57' - GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA! É O BIS DE HENRIQUE ARAÚJO! E que golo do jovem madeirense. Excelente passe de Diego Moreira a isolar o avançado. O resto de trabalho é todo de Henrique Araújo, que tirou com classe o guardião adversário para praticamente sentenciar o encontro.
53' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA CHER NDOUR! Pedro Santos tira o cruzamento desde a direita, a bola sofre um ressalto no primeiro poste e chega ao médio italiano que atirou para o terceiro.
46' - Começa o segundo tempo.
45' - Mudança no Salzburgo. Saída de Hofer e entrada de Reischl.
45+2' - Intervalo em Nyon.
45+2' - Boa saída de André Gomes! Simic apareceu na cara do guardião encarnado, mas o luso foi corajoso e saiu aos pés do dianteiro croata para impedir a finalização.
45+1' - Pedro Santos avança pela esquerda e remata para defesa do guarda-redes do Salzburgo. Ndour e Diego Moreira estavam em melhor posição para atirar à baliza.
45' - Dois minutos de descontos.
44' - André Gomes segura um remate de longe dos austríacos.
42' - Austríacos mais perigosos nesta reta final. Benfica defende bem a vantagem de dois golos.
40' - Outra vez André Gomes! Na sequência de um canto, Walner cabeceia na direção da baliza e o guarda-redes do Benfica defende.
39' - Mexida forçada no Salzburgo. Saída de Atiabou e entrada de Pejazic.
37' - Boa intervenção de André Gomes após um passe errado do Benfica na zona de construção. Após o erro de Jevesenak, a bola sobrou para Simic que rematou para defesa de André Gomes junto à barra.
34' - João Tomé apareceu bem ao primeiro poste após um canto, mas o desvio do jogador encarnado foi por cima da baliza.
31' - Na cobrança do livre direto, António Silva atirou pouco por cima da trave da baliza do Salzburgo.
29' - Cartão amarelo para Atiabou por falta sobre Henrique Araújo. Vai ser livre perigoso para o Benfica
26' - Cartão amarelo para António Silva.
22' - Cartão amarelo para Diego Moreira.
19' - Grande começo de jogo da equipa encarnada, à semelhança do que tinha acontecido com a Juventus. O Salzburgo tenta construir, mas o Benfica domina a zona do meio-campo.
Confira aqui o golo de Henrique Araújo
15' - GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA HENRIQUE ARAÚJO! Grande jogada coletiva da equipa orientada por Luís Castro. Martim Neto, autor do primeiro golo, ultrapassou um adversário e cruzou para a área onde surgiu o 'reforço' para esta final da Youth League a ampliar a vantagem.
7' - Henrique Araújo muito perto do segundo para a equipa portuguesa! O avançado recuperou a bola e atirou para uma grande defesa de Stejskal.
Confira aqui o golo de Martim Neto
2' - GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DO BENFICA! MARCA MARTIM NETO! Arranque fulminante dos encarnados! Pressão alta da equipa orientada por Luís Castro, à semelhança do que tinha acontecido no jogo com a Juventus. Depois de um cruzamento a que Henrique Araújo não chegou, Diego Moreira recuperou a bola e serviu Martim Neto que rematou cruzado para o primeiro do encontro.
1' - Começa a partida no Estádio Colovray.
0' - As três equipas já estão no relvado do estádio. Partida em Nyon a minutos de se iniciar.
Pré-jogo:
16h33: Rui Costa, presidente do Benfica, e Nélson Veríssimo, técnico da equipa principal das águias, estão nas bancadas do Estádio Colovray, em Nyon, para assistir à final da UEFA Youth League.
16h20: Jovens encarnados já estão no palco da final.
Os nossos rapazes já chegaram ao Centre Sportif de Colovray!#MadeInBenfica #UYL #JunioresBenfica pic.twitter.com/Mss1sloo2Z
— SL Benfica (@SLBenfica) April 25, 2022
Equipas iniciais:
Onze do Benfica: André Gomes, João Tomé, Tomás Araújo, António Silva, Rafael Rodrigues, Jevsenak, Cher Ndour, Martim Neto, Pedro Santos, Diego Moreira e Henrique Araújo.
Suplentes do Benfica: Ricardo Ribeiro, Martim Ferreira, Nuno Félix, Hugo Félix, Ricardo Marques, Luís Semedo e João Resende.
Onze do Salzburgo: Stejskal, Atiabou, Baidoo, Wallner, Ibertsberger, Agyekum, Kamert, Sahim, Hofer, Diakité e Simic.
Suplentes do Salzburgo: Toth, Reischl, Zeteny, Berki, Moswitzer, Pejazic e Halwachs.
Antevisão:
O Benfica tenta esta segunda-feira conquistar pela primeira vez a UEFA Youth League ao defrontar no jogo decisivo da época 2021/22 os austríacos do Salzburgo.
Esta é a na quarta vez que a equipa lisboeta disputa a final da prova e terá como adversário neste jogo decisivo o mesmo clube que defrontou em 2016/17. Na altura, os austríacos venceram por 2-1, numa equipa que contava com nomes como João Félix e Rúben Dias.
A equipa lisboeta, finalista vencida na última edição em que a competição se disputou (2019/20), venceu nas meias-finais a Juventus, por 4-3, no desempate por grandes penalidades, ao passo que o Salzburgo afastou o Atlético de Madrid, por 5-0.
No que diz respeito às outras finais disputadas, os encarnados perderam todas as três, a última das quais em 2019/20, frente ao Real Madrid (3-2), depois de também ter sido finalista vencido em 2013/14, na edição inaugural da prova, ante o Barcelona (3-0), além da derrota com o Salzburgo.
O encontro entre Salzburgo e Benfica tem apito inicial agendado para as 17h00 e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida na página do Desporto ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com