Foi sofrer a bom sofrer até vencer. O Manchester City sagrou-se, este domingo, campeão inglês depois de vencer o Aston Villa (3-2), em jogo da derradeira jornada da Premier League. Os cityzens até estiveram a perder por dois golos de diferença, mas operaram uma reviravolta em poucos minutos à boleia do alemão Ilkay Gundogan, que apenas foi a jogo na segunda parte.
Gundogan acabou por oferecer, assim, o título ao Manchester City, fazendo lembrar o desfecho da temporada 2011/12, quando Sergio Kun Aguero apontou o golo decisivo do campeão, já em período de descontos. O médio alemão resgatou a equipa de Guardiola, numa altura em que o Liverpool, ao mesmo tempo, acabaria por vencer o Wolverhampton (3-1).
Feitas as contas, o Manchester City acumula o segundo título consecutivo de campeão inglês, o sétimo da sua história. O Liverpool termina no segundo lugar com apenas menos um ponto. Um autêntico final de loucos.
Classificação final da Premier League
- Manchester City, 93 pontos
- Liverpool, 92 pontos
(...)
Filme do jogo
O Manchester City entrou com vontade de marcar cedo, mas já diz o velho ditado: quem não marca, sofre. Foi isso mesmo que sucedeu no Etihad. O lateral Matty Cash (37') apareceu na grande área do Manchester City para despejar um balde de água fria nos adeptos da equipa da casa, que também tinham o ouvido no jogo do rival Liverpool.
A vida do City complicou-se, ainda mais, aos 69 minutos, altura em que Philippe Coutinho, precisamente um ex-jogador do Liverpool, apontou o segundo golo do Villa no Etihad, ao mesmo tempo que deixava o Liverpool mais perto do título - que ao mesmo minuto se encontrava empatado frente aos Wolves.
Os homens de Pep Guardiola pareciam entrar num autêntico pesadelo, mas foi então que surgiu o herói improvável. Ilkay Gundogan, que havia entrado para o lugar de Bernardo Silva, apareceu na grande área para marcar de cabeça (76') e iniciar uma reviravolta de três golos em seis minutos. Rodri (78'), à bomba, empatou a partida e, pouco depois, foi novamente Gundogan (81') a marcar o golo da cambalhota... e do título.
No meio disto tudo, o Liverpool também venceu o Wolverhampton, pelo que a vitória do City foi determinante para garantir o título aos portugueses João Cancelo, Bernardo Silva e Rúben Dias. Um autêntico final de loucos, que espelha bem o quão emocionante é a Premier League.
Veja os golos
Equipas iniciais
TEAM NEWS IS IN!
— Manchester City (@ManCity) May 22, 2022
XI | Ederson, Stones, Fernandinho (C), Laporte, Cancelo, Rodrigo, De Bruyne, Bernardo, Mahrez, Foden, Jesus.
SUBS | Carson, Walker, Ake, Sterling, Gundogan, Grealish, Zinchenko, Palmer, McAtee.#ManCity | @HaysTechnology pic.twitter.com/6Y9LF4a9Gt
This is your Aston Villa team to face Manchester City this afternoon. #MCIAVL pic.twitter.com/z8YHywSTCp
— Aston Villa (@AVFCOfficial) May 22, 2022
Antevisão
Chegou o dia da grande decisão na Premier League. Este domingo vai ser conhecido o campeão 2021/22 na derradeira jornada do campeonato inglês. O Manchester City apenas depende de si para garantir o título e recebe o Aston Villa no Etihad.
A equipa de Pepe Guardiola tem apenas mais um ponto do que o rival Liverpool, que recebe o Wolverhampton, e sabe por isso que uma eventual escorregadela pode sair muito caro.
Tudo fica decidido esta tarde. O pontapé de saída está agendado para as 16 horas e poderá acompanhar, em diretor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "É triste quando as pessoas questionam a integridade de alguém"