Portugal bateu a Suíça neste domingo por 4-0. Em jogo a contar para a segunda jornada da Liga das Nações, a equipa lusa apresentou uma melhor versão e bateu a equipa helvética num Estádio de Alvalade cheio.
Seferovic começou por gelar o ambiente, que contou com 42.235 espectadores. Contudo, valeu a atenção do VAR para anular o golo. Pouco depois, Ronaldo viu Kobel defender um livre à entrada da grande área, mas fez a festa quando William Carvalho finalizou o lance com golo.
Pouco depois, foi a vez do próprio CR7 deixar a sua marca na partida. Marcou dois golos quase de rajada e levou a seleção portuguesa para os balneários com uma liderança sólida. Na segunda parte, João Cancelo fez o 4-0 final.
Com esta vitória, Portugal soma quatro pontos e está no segundo lugar do Grupo 2 da Liga das Nações. A Suíça soma duas derrotas e é última classificada.
Filme do jogo
Até que enfim, Portugal. Depois do empate frente à Espanha que, a avaliar pela pobre exibição, soube a vitória, a equipa lusa 'encheu a mula' e garantiu a primeira vitória na Liga das Nações. A prestação da seleção nacional foi de lavar a vista e deixar grandes esperanças para o que ainda falta jogar na prova.
Seferovic atirou um balde de água gelada sem dó nem piedade do público que encheu as bancadas de Alvalade. Num lance completamente atabalhoado por parte de Portugal, o avançado do Benfica colocou a bola na baliza. Sorte portuguesa por haver um VAR neste jogo para detetar uma mão na bola.
Minutos depois, foi a vez da equipa lusa fazer abanar a rede, mas, desta vez, a contar. Cristiano Ronaldo fez-se dono e senhor da bola num livre à entrada da grande área. Mirou a baliza, rematou rasteiro e forte para defesa de Kobel, mas o guarda-redes helvético não esperava os reflexos rápidos de William Carvalho. O médio chegou rapidamente à bola e terminou o ressalto com um golo que encheu as bancadas de Alvalade de euforia.
Portugal estava na frente desde cedo e corria pela liderança do Grupo 2, algo complicado porque a Chéquia vencia, na mesma altura, a Espanha. O momento acabou por crescer para a Suíça que, sem nada a perder, tornou-se mais agressiva e mais atrevida nos passes longos. Pepe e Danilo foram pressionando Seferovic e evitando o perigo.
Do outro lado, o acerto desceu. Otávio teve duas oportunidades à boca da baliza e não marcou, Diogo Jota desperdiçou outras duas e não conseguiu deixar a bola redondinha para Ronaldo. Aos 35 minutos, tudo mudou. Em menos de nada, CR7 levou Portugal aos 3-0 e a dois grandes 'Si'. A equipa lusa ia embalada, rumo à vitória, com as palmas da bancada e a satisfação dos adeptos.
Pepe também tentou, mas atirou ao poste. Ronaldo quis mais, mas falhou de forma escandalosa dentro da pequena área. Ainda assim, recebeu mais palmas. O momento era bom, a equipa ia para o intervalo a vencer e, nesta altura, a liderar o grupo, isto porque a Espanha tinha chegado ao empate no jogo frente à Chéquia.
A segunda parte começou como terminou a primeira: animada. Cristiano Ronaldo chegou ao hat-trick, mas o árbitro anulou por fora de jogo. Portugal continuou bastante ofensivo, a conseguir romper a linha defensiva da Suíça, ganhando cada vez maior à vontade em campo.
Entre oportunidades perdidas e outras defendidas, Portugal teve apenas o trabalho de gerir a condição física, isto sabendo que terá nova partida dentro de quatro dias. Quem não deu ouvidos a essa história de poupar o físico foi João Cancelo. O defesa recebeu uma bola espetacular de Bernardo Silva e correu desalmado rumo à baliza. Kobel ainda saiu para tentar evitar o golo, mas o luso tirou o guarda-redes helvético da frente com um toque subtil na bola e fez o 4-0 na partida.
À entrada do minuto 80, ânimos exaltados no campo. Embolo, de cabeça perdida, foi contra João Palhinha e nem na bola tocou. O médio português não foi de modas e pediu explicações ao jogador. Fernando Santos gritava "calma" do banco, e com razão. O jogo estava controlado e não havia necessidade de perder a cabeça.
A equipa estava confortável na frente do marcador e a jogar um futebol de tremenda qualidade, como talvez não se via há meses. A exibição desta tarde deixa água na boca para o que aí vem. Agora na liderança do Grupo 2, Portugal vai ter de preparar em contrarrelógio o duelo com a Chéquia, numa verdadeira luta pela liderança do grupo.
Momento do jogo: O golo de Cristiano Ronaldo, que deixou a equipa ainda mais confortável na partida e que levou a mãe Dolores Aveiro às lágrimas nas bancadas de Alvalade.
Pré-jogo
19h34: Há registo de uma alteração de última hora no onze da Suíça. Vargas saiu da equipa inicial para dar lugar a Lotomba.
18h33: Do lado da Suíça, destaque para o regresso de Shaqiri à titularidade e para a presenta do benfiquista Seferovic na equipa inicial.
18h30: Em relação ao último jogo, Fernando Santos promoveu seis (!!!) alterações, talvez mais do que se previa. Rui Patrício ocupa a baliza, Nuno Mendes joga no lugar de Guerreiro, William Carvalho e Rúben Neves tiram Moutinho e Bernardo Silva da equipa, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota são titulares na vez de Rafael Leão e André Silva.
18h28: As contas do grupos são, neste momento, estas:
1.º - Chéquia - 3 pontos
2.º - Portugal - 1 ponto
3.º - Espanha - 1 ponto
4.º - Suíça - 0 pontos
18h27: A equipa lusa vem de um empate frente à Espanha, enquanto os helvéticos saíram derrotados frente à Chéquia.
18h26: Boa tarde. Portugal e Suíça defrontam-se nesta segunda jornada da fase de grupos da Liga das Nações.
Onzes iniciais
Portugal: Rui Patrício; Cancelo, Pepe, Danilo, Nuno Mendes; William Carvalho, Rúben Neves, Otávio; Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, Diogo Jota.
Suíça: Kobel; Mbabu, Schär, Lotomba, Rodríguez; Xhaka; Frei, Shaqiri, Sow, Steffen; Seferovic.
Antevisão
Portugal defronta, neste domingo, a Suíça, em jogo da segunda jornada do Grupo 2 da Liga das Nações. As duas equipas, que não tiveram o mesmo resultado no primeiro jogo, vão procurar melhores exibições e desfechos para este jogo, de forma a relançarem-se na prova.
Portugal somou um ponto frente à Espanha e uma vitória colocará os lusos no topo da tabela, ainda que de forma provisória, já que Chéquia e Espanha ainda vão defrontar-se. Por outro lado, a Suíça está a nulo depois de ter perdido na estreia nesta edição da Liga das Nações.
Para este jogo, como já foi noticiado, Fernando Santos deixou outros três jogadores de fora, fazendo regressar Diogo Jota e Domingo Duarte aos convocados. O avançado do Liverpool deverá ser titular, à imagem de Cristiano Ronaldo, que saltou do banco frente à Espanha.
O Portugal-Suíça joga-se neste domingo, a partir das 19h45, no Estádio de Alvalade, e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Portugal-Suíça: Uma equipa de alta rotação ou de alta rotatividade?