O FC Porto prepara-se para entrar no ringue onde vai ter de bater vários adversários até chegar à possível revalidação do título. Na história do futebol português, os dragões conquistaram nove dobradinhas, mas nunca conseguiram revalidá-las no ano seguinte.
Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Rolando, ex-jogador dos azuis e brancos, adivinhou uma temporada de alto nível para o FC Porto, mas não apostou na revalidação da dobradinha.
"Não é complicado só para o FC Porto, é para qualquer equipa que é campeã. O atual campeão, neste caso é o FC Porto, é sempre o alvo a abater, como Sérgio Conceição já disse. Então, a tarefa fica complicada, ainda para mais sabendo que Sporting e Benfica lutam sempre pelo título. O campeonato está a ficar cada vez mais competitivo, será difícil para o FC Porto, mas mantiveram o treinador, a maior parte dos jogadores, perderam algumas peças importantes, mas são os campeões, estão acostumados, e isso tem um peso enorme", começou por dizer o defesa que foi bicampeão pelos dragões, em 2010/11 e 2011/12.
Rolando passou pelo FC Porto entre 2008 e 2012, tendo sido quatro vezes campeão nacional© Getty Images
O verão do FC Porto teve várias saídas do Estádio do Dragão. Vitinha e Fábio Vieira foram as mais contestadas pelos adeptos portistas, mas Rolando vê o campeão nacional com necessidade de vendas maior, dando respaldo à gestão de Pinto da Costa.
"É uma questão complicada. O FC Porto tem o líder mais titulado do mundo e não se pode ir contra ele. Normalmente, não corre bem. Sabe o que está a fazer, sabe o que é o melhor para o clube, em concordância com o treinador [Sérgio Conceição], que é o campeão. O problema é que o FC Porto precisa de fazer 'caixa', como qual outra equipa em Portugal precisa. O FC Porto está acostumado a perder grandes jogadores e consegue substituí-los, por isso, acredito que eles sabem o que estão a fazer", disse.
Fábio Vieira e Vitinha deixaram o Dragão neste verão para jogarem em Arsenal e PSG, respetivamente© Getty Images
O reforço do plantel ainda não corresponde, em quantidade, às saídas registadas. Rolando mostrou-se pouco preocupado com a falta de mais caras novas na equipa azul e branca, acreditando até que o plantel atual tem grandes capacidades.
"Pelo que deu para ver e pelo que conheço destes jogadores, o FC Porto tem plantel para lutar pelo bicampeonato. Agora, o mercado é que irá ditar se há mais oportunidades de negócio. Sabe-se que será preciso mais um ou outro jogador, nada mais que isso, o plantel já é extremamente competente, tem jogadores de alto nível. Depois, o mercado é para pequenos ajustes, mas não acredito em contratações em número grande, mas sim em grande qualidade", acrescentou.
FC Porto recuperou o título da I Liga na época passada, depois de perder a luta contra o Sporting em 2020/21© Reuters
A nova edição da I Liga promete ser mais complicada para qualquer equipa. Rolando lançou os dados para a nova época, vendo o FC Porto novamente na frente.
"Vai ser uma época longa, é uma maratona, mas, no momento certo, já em abril e maio, o FC Porto vai estar preparado para se sobrepor nos momentos difíceis. O resto vai depender dos pequenos pormenores, mas estão todos preparados para estarem nas grandes decisões", concluiu.
Leia Também: "Na carreira que tenho, era impossível acabar numa segunda divisão"