Varzim recorre para os tribunais após TAD manter Leixões na II Liga

O Varzim assegurou hoje que vai "recorrer para os tribunais administrativos" da inscrição do Leixões na II Liga portuguesa de futebol, em detrimento dos poveiros, que viram o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeitar o recurso.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/08/2022 16:19 ‧ 06/08/2022 por Lusa

Desporto

Oficial

"O Varzim levará às últimas consequências o processo com o Leixões e vai recorrer para os tribunais administrativos, levando até ao fim o processo que os poveiros entendem estar ferido de ilegalidades", reagiu o clube da Póvoa de Varzim, em nota enviada à agência Lusa.

Os poveiros vão ainda "avançar para recurso nos tribunais administrativos contra o Leixões e contra o Revisor Oficial de Contas que permitiu que a equipa se inscrevesse, pedindo as devidas indemnizações".

Na sexta-feira, o TAD rejeitou o recurso apresentado pelo Varzim e confirmou a inscrição do Leixões no segundo escalão, de acordo com um despacho a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o documento, o TAD deliberou por "unanimidade" julgar improcedente "a exceção de ilegitimidade" levantada pelo Varzim sobre o emblema de Matosinhos e "indeferir a providência cautelar requerida" pelo clube que terminou a última edição da II Liga no 17.º e penúltimo lugar, caindo para a Liga 3.

"Antecipando o juízo de mérito sobre a causa principal, negar provimento ao recurso interposto pela Requerente/Demandante (Varzim), mantendo a decisão de admissão da participação da Leixões Sport Clube Futebol -- SAD nas competições profissionais de futebol na época desportiva de 2022/20232", lê-se no despacho.

Isto significa que o Leixões, que foi oitavo classificado em 2021/22, tem lugar garantido na II Liga, embora vá iniciar a prova com um ponto negativo devido a irregularidades salariais, num castigo imposto esta semana pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

No final de junho, o Varzim apresentou um recurso junto do TAD devido à decisão da Liga em aceitar a inscrição do Leixões no segundo escalão. O emblema de Povoa defendia que o clube de Matosinhos não cumpria os pressupostos necessários para poder continuar nas competições profissionais e mostrou a intenção de ocupar o seu lugar.

Com esta decisão, o Varzim vai competir na Liga 3 em 2022/23.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jan Oblak reage à eliminação do Atlético da Champions: "Sinceramente..."

Redes Sociais

Jan Oblak reage à eliminação do Atlético da Champions: "Sinceramente..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O primeiro grande acidente de um Xiaomi SU7 Ultra

Xiaomi

O primeiro grande acidente de um Xiaomi SU7 Ultra

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas