O FC Porto caiu aos pés do Atlético de Madrid (2-1), esta quarta-feira, num jogo que não só contou com final dramático, pautado por três golos em tempo de compensação, como ainda houve direito a uma grande homenagem a Paulo Futre, antigo jogador das duas equipas, presente nas bancadas do Civitas Metropolitano.
Após um primeiro tempo equilibrado e sem golos, eis que surgiu uma segunda parte com maior ascendente dos dragões... mas a verdade é que os golos só surgiram para lá da compensação.
Hermoso colocou o Atlético de Madrid na frente do marcador já em tempo de descontos mas acabaria por cometer um penálti, que permitiu o empate dos dragões, por Uribe, aos 90+5 minutos.
No entanto, em cima do apito final, o recém-entrado Griezmann tratou de dar a estocada final e entregou o triunfo aos colchoneros, num final de jogo absolutamente... dramático.
Divisão de oportunidades sem efeitos
Sérgio Conceição promoveu duas mexidas em relação ao último onze, apresentado em Barcelos, promovendo as entradas de Zaidu e Evanilson para os lugares de Wendell e Toni Martínez, respetivamente.
O Atlético de Madrid até assustou primeiro num livre batido por Koke, mas a reação dos dragões não tardou e foi através das investidas de Otávio e Evanilson, junto da baliza de Oblak, que o resultado esteve mais perto de sofrer alterações.
Ainda antes do intervalo, Carrasco testou as luvas de Diego Costa, contudo, Taremi não quis ir para o intervalo sem tentar o perigo, já em cima do fecho do primeiro tempo, embora sem mexidas no marcador.
Final 'de loucos' com três golos
Aliás, as primeiras mexidas aconteceram logo no regresso dos balneários, com a dupla substituição de Simeone a promover as entradas de Lemar e Rodrigo de Paul.
É certo que os colchoneros não tardaram em ameaçar o golo, de tal forma que Koke viu um golo ser-lhe anulado pelo árbitro assistente devido a fora de jogo aos 50 minutos, mas foram os azuis e brancos a apoderarem-se das principais oportunidade.
Pouco depois do susto, Eustáquio testou as luvas de Oblak com um potente remate e, logo de seguida, foi a vez do recém-entrado João Mário aparecer em zona de finalização, esbarrando igualmente no muro eslovénio.
Simeone decidiu retirar o português João Félix de campo - seguindo-se uma tremenda assobiadela no Civitas Metropolitano -, algo que antecedeu a saída de Otávio de maca e também aquela que seria a expulsão de Taremi aos 81 minutos, ao ver o segundo amarelo numa simulação dentro da grande área.
Os últimos minutos acabariam por ser caóticos. Aos 90+2', o recém-entrado Hermoso parecia ter dado a vitória aos espanhóis com um remate a trair Diogo Costa, mas acabaria por estar no lance da grande penalidade logo a seguir, por mão na bola, num lance em que Uribe trataria de dar o empate aos dragões.
Contudo, o Atlético de Madrid não desistiu e, beneficiando da superioridade numérica, chegaria ao golo triunfar já aos 90+11', através do recém-entrado Griezmann a transformar os festejos do FC Porto... em pura desilusão.
No outro jogo do grupo, o Club Brugge derrotou o Bayer Leverkusen por 1-0, deixando os belgas na liderança do grupo B, a par do Atlético de Madrid.
[Notícia atualizada às 22h11]
Leia Também: Lágrimas, euforia e um misto de emoções. A homenagem a Futre em Madrid
Leia Também: Paulo Futre vai assistir ao Atl. Madrid-FC Porto e já fez as suas apostas
Onzes
Atlético de Madrid: Oblak; Giménez, Molina, Reinildo, Mandava, Carrasco; Llorente, Koke, Saul Ñíguez; João Félix e Morata.
FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, David Carmo, Pepe, Pepê; Uribe, Eustáquio, Otávio; Galeno, Evanilson e Mehdi Taremi.
Antevisão
Meio ano depois, o FC Porto volta a competir para a Liga dos Campeões já esta quarta-feira, ao deslocar-se ao reduto do Atlético de Madrid, com a missão de fazer algo que ainda não fez: derrotar Simeone.
Os azuis e brancos já defrontaram o técnico argentino por quatro vezes - todas elas em jogos diante dos colchoneros -, porém, o máximo que conseguiram foi arrancar um empate, curiosamente em setembro de 2021, em jogo a contar igualmente para a fase de grupos da Champions.
De resto, o FC Porto saiu sempre derrotado por Diego Simeone, tanto no último encontro do Dragão (1-3), que ditou a passagem do emblema madrileno e empurrou os dragões para a Liga Europa, como nas duas partidas realizadas em 2013/14 (1-2 no Dragão e 2-0 em Madrid).
Desta forma, Sérgio Conceição já está a preparar a 'vingança' e, após ter regressado aos triunfos na passada jornada da I Liga, diante do Gil Vicente (0-2), a motivação terá passado também para outro patamar, diante de um Atlético de Madrid, que vem de um empate frente à Real Sociedad (1-1) na La Liga.
O jogo do Civitas Metropolitano está agendado para as 20 horas desta quarta-feira, será arbitrado pelo polaco Szymon Marciniak e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Atlético de Madrid-FC Porto: Superar um obstáculo chamado... Simeone
Leia Também: Este é o onze provável do FC Porto para a estreia na Liga dos Campeões