Do topo ao fundo da classificação vão 18 lugares e, no caso de Benfica e Marítimo, vão mesmo 18 pontos. As águias preparam-se para receber, este domingo, os madeirenses, num encontro em que se tocam literalmente os dois extremos opostos da tabela.
O conjunto liderado por Roger Schmidt está imparável na reta inicial de temporada e persegue agora a 13.ª vitória consecutiva, a sétima no campeonato, de forma a manter a liderança isolada.
A somar a isso, os deslizes de FC Porto (empate frente ao Estoril) e Sporting (derrota diante do Boavista) são fatores que colocam uma 'pressão' extra nas águias para tomar a dianteira em relação aos principais rivais diretos.
Do outro lado, o Marítimo ainda não pontuou ao fim de seis jornadas, à semelhança do Paços de Ferreira. Com uma troca recente no comando técnico (saiu Vasco Seabra e entrou João Henriques), os madeirenses lutarão para deixar uma imagem diferente na Luz, apesar do elevado grau de dificuldade.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas deste domingo, será ajuizado por António Nobre e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
Rotação no onze: "Talvez façamos algumas alterações. Temos de garantir que vemos como está a condição dos jogadores, que jogaram muito nas últimas semanas. Houve três dias entre os jogos, e, normalmente, os jogadores conseguem recuperar totalmente. Amanhã, vou decidir. É bom para nós ter a pausa para seleções, porque já jogámos muito. Tivemos de começar mais cedo e jogar a cada três dias. Quando se joga, como nós, durante seis ou sete semanas, a cada três dias, é bom ter algum descanso pelo meio. Estamos focados no jogo de domingo. Depois, vamos descansar".
Recorde de Eriksson mais perto: "Já me conhecem um pouco e sabem que não gosto de falar de jogos futuro. O que fizemos esta época foi tentar focarmo-nos sempre no próximo jogo e prepararmo-nos o melhor possível. Claro que sei que isso nem sempre parece interessante. Falar de recordes é mais interessante, mas, enquanto treinador, tenho de garantir que os jogadores não perdem o foco. O facto de termos tido sucesso é consequência da nossa atitude e do respeito por cada jogo. Estamos muito focados no Marítimo. Tudo o resto, vem mais tarde".
Expectativas para o jogo: "Estamos muito focados. É sempre uma situação perigosa, é importante respeitar a equipa e analisá-la bem. Foi o que fizemos. Eles perderam quatro dos seis jogos por apenas um golo de diferença. Mesmo no jogo contra o FC Porto, temos de ver a quantidade de oportunidades que criaram e quão bem jogaram. Ficou 5-1, mas foi um jogo aberto. Respeitamos o adversário. Sabemos que vão dar tudo no nosso estádio. Estou há alguns meses em Portugal, e sei que todas as equipas, quando vêm ao nosso estádio, jogam de forma corajosa e não têm nada a perder. Tivemos essa experiência esta temporada. Estamos tão bem preparados quanto possível. Vamos tentar vencer o último jogo antes da pausa para seleções".
João Henriques
Análise ao adversário: "É evidente que estamos perante um adversário que está moralizado, que vem de uma sequência extraordinária de resultados e tem individualidades muito boas. Agora, nós com os nossos argumentos e também sabendo que o Benfica não vai ganhar os jogos todos até ao final e que nós também não os vamos perder, portanto algum dia vai acontecer, o Benfica vai perder pontos e o Marítimo vencê-los".
Desejo de vencer: "Todas as equipas técnicas observam os adversários e, se fosse fácil, já alguém [os] tinha parado. Estamos aqui com essa ambição, porque, a qualquer altura, pode acontecer e nós queremos que essa situação aconteça já no domingo".
Sensações de jogar na Luz: "Estamos num palco tremendo, muito bom. Qualquer jogador ou treinador gosta destes ambientes. Eu adoro, quanto mais pessoas estiverem no estádio e até contra para mim é muito motivante".
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-V-V
Marítimo: D-D-D-D-D
Últimos onzes
Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández, João Mário, David Neres; Rafa Silva e Gonçalo Ramos.
Marítimo: Miguel Silva; Léo Andrade, Moises Mosquera, Vítor Costa, Cláudio Winck; Antonio Zarzana, Diogo Mendes, Joel Soñora, Bruno Xadas; Joel Tagueu e Edgar Costa.
Ausências
Benfica: João Victor, Lucas Veríssimo e Morato (lesionados)
Marítimo: Geny Catamo, Matheus Costa, Miguel Sousa, Pablo Moreno, Pedro Teixeira, Stefano Beltrame, Zainadine e Matous Trmal (lesionados)
Leia Também: "As equipas que vêm à Luz são corajosas e não têm nada a perder"