O líder Benfica vai procurar na noite de sábado manter o percurso 100% vitorioso no arranque da temporada, mas, para isso, terá de sair vitorioso da casa do Vitória SC, adversário sempre complicado para as águias.
A partida da oitava jornada da I Liga marca mais um ponto na caminhada de Roger Schmidt e companhia rumo ao recorde de vitórias consecutivas do sueco Sven-Goran Eriksen, mas não se espera uma partida fácil para as águias.
É certo que os encarnados têm saído vitoriosos dos últimos jogos para o campeonato em Guimarães, mas também é verdade que os minhotos não têm sido 'pêra doce' para os lisboetas seja nos jogos em casa, seja na deslocação dos vitorianos ao estádio da Luz.
Últimas deslocações ao Castelo foram saborosas
Considerado habitualmente um campo difícil para todos os adversários, o Estádio D. Afonso Henriques tem sido um recinto positivo para a equipa da capital portuguesa nos últimos anos, nomeadamente em jogos da I Liga, já que os dois jogos da Taça da Liga no Minho terminaram em empates, um deles resolvido com recurso às grandes penalidades.
Nas últimas oito visitas ao Castelo em partidas a contar para o campeonato nacional, as águias somaram oito vitórias, sendo que a última derrota em pleno D. Afonso Henriques foi há mais de dez anos, a 20 de fevereiro de 2012. Na altura, os vimaranenses venceram pela margem mínima graças a um golo do brasileiro Marcelo Toscano, hoje no Paysandu, na Série C do Brasil.
Nos duelos no D. Afonso Henriques, as 🦅 têm levado a melhor. Sábado há novo embate: quem leva os três pontos? #LigaPortugalbwin #NãoPára pic.twitter.com/NlLqhwhhJY
— Liga Portugal (@ligaportugal) September 29, 2022
Três empates e três vitórias nos últimos seis duelos
O último encontro entre as duas equipas foi para o campeonato em fevereiro deste ano. A equipa então orientada por Nélson Veríssimo recebeu na Luz os minhotos e venceu por esclarecedores 3-0. Darwin Núñez, hoje no Liverpool, bisou nesta partida, tendo o outro golo cabido a Gonçalo Ramos.
Antes disso, e em duelo para a Taça da Liga, os encarnados desperdiçaram uma vantagem de dois golos e acabaram por empatar no D. Afonso Henriques, com o golo da igualdade dos minhotos a surgir na reta final. Já para a I Liga, as águias tinham vencido por 1-3.
Primeiro de sete jogos no 'louco' mês de outubro
Esta deslocação do Benfica ao terreno do Vitória SC será a primeira de sete batalhas que Roger Schmidt terá pela frente neste mês de outubro.
Para lá dos três jogos da Liga dos Campeões, que serão decisivos na passagem ou não das águias para os oitavos de final da prova, as águias têm uma ida sempre difícil ao Dragão, onde não ganham há alguns anos, e também receções a Rio Ave e Desportivo de Chaves.
Leia Também: Rui Costa nomeado para arbitrar duelo entre Vitória SC e Benfica